Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais Valias

Guest Marco Costa

Recommended Posts

Guest Marco Costa

Boa tarde,
    Em Fevereiro de 2017 comprei um imóvel por 132400€ ( habitação própria permanente) e em Dezembro de 2021 vendio-o por 250000€. Paguei uma comissão à imobiliária de 15375€ e 180€ para emissão de um novo certificado energético. Aplicando o coeficiente atualização monetária tive uma mais valia de 100721€. Em Fevereiro de 2023 fiz a escritura da minha nova habitação PP e dei de entrada 105000€ tendo ainda as despesas com imposto de selo, IMT, etc com a escritura desta nova habitação. Pelas minhas contas não tenho qualquer mais valia a pagar. Estou correto?

IMPOSTOS4U
    há 10 horas, Visitante Marco Costa disse:

Boa tarde,
    Em Fevereiro de 2017 comprei um imóvel por 132400€ ( habitação própria permanente) e em Dezembro de 2021 vendio-o por 250000€. Paguei uma comissão à imobiliária de 15375€ e 180€ para emissão de um novo certificado energético. Aplicando o coeficiente atualização monetária tive uma mais valia de 100721€. Em Fevereiro de 2023 fiz a escritura da minha nova habitação PP e dei de entrada 105000€ tendo ainda as despesas com imposto de selo, IMT, etc com a escritura desta nova habitação. Pelas minhas contas não tenho qualquer mais valia a pagar. Estou correto?

Más notícias (lamento!! 🙄)

De acordo com os seus dados: valor de venda foi de 250.000 destes só reinvestiu 105.000 (42%) então da sua mais valia (88.805) fica excluída de tributação pelo reinvestimento efetuado 42% da mesma, pelo que, do restante valor (51.506,90) 50% é englobado aos seus restantes rendimentos, ou seja, 25.753,45.

Mas pode haver uma boa notícia 😉... caso se tenha esquecido de referir o valor do crédito que amortizou em 2021, do imóvel que era a sua habitação.

Se for esse o caso deve considerar como valor a reinvestir (250.000 - Amort Crédito) e nesse caso a percentagem do valor reinvestido (antes 42%) vai subir e, com isso, diminui o valor da mais valia tributável.

Espero ter ajudado.

IMPOSTOS4U

Guest Marco Costa

Bom dia,

De facto esqueci-me de mencionar esse pormenor. Após a venda do imóvel fiz a amortização de 114000€ que ainda tinha referentes a esse empréstimo.

Penso que, deste modo, não tenho qualquer mais valia porque todo o valor foi reinvestido na amortização (-114000€), comissão imobiliária (-15555€), entrada para novo imóvel (105000€) e respetivo valor de IMT e Imposto de selo no acto da escritura (cerca de 19000€). 

Na realidade fazendo a conta tenho no final um Valor negativo. 250000-114000-15555-105000-19000=-3555€.

IMPOSTOS4U
    há 12 horas, Visitante Marco Costa disse:

Bom dia,

De facto esqueci-me de mencionar esse pormenor. Após a venda do imóvel fiz a amortização de 114000€ que ainda tinha referentes a esse empréstimo.

Penso que, deste modo, não tenho qualquer mais valia porque todo o valor foi reinvestido na amortização (-114000€), comissão imobiliária (-15555€), entrada para novo imóvel (105000€) e respetivo valor de IMT e Imposto de selo no acto da escritura (cerca de 19000€). 

Na realidade fazendo a conta tenho no final um Valor negativo. 250000-114000-15555-105000-19000=-3555€.

Volta a fazer mal as contas... mas a fórmula de conta já lhe expôs 😁

e tenha em atenção que: " ainda as despesas com imposto de selo, IMT, etc com a escritura desta nova habitação", não abatem à mais valia, despesas são apenas consideradas as que teve com imóvel alienado. 😉

IMPOSTOS4U

Guest Marco Costa

Boa tarde,

Então perante o cenário apresentado, qual seria a conta correcta a fazer? :) :) 

Pela minha interpretação não lugar ao pagamento de mais valias independentemente do valor de imposto de sele, imt, etc entrar ou não para o calculo.

• 1 month later...
    Guest Eduardo

Boa tarde

No âmbito deste tópico e não pretendendo que quem o iniciou fique sem resposta, contudo gostaria de também colocar uma questão sobre uma duvida com que fiquei após usar o simulador de mais valias do site doutor finanças.

Pretende vender um apartamento de habitação secundária (HS) este verão pelo valor de 220000€, e que me custou em 2005 95000€. Face ao simulador que existe no site, o valor de compra aos dias de hoje equivale a 124450€. Assim deduzindo ao valor de venda, o valor da compra atualizado e comissão de imobiliária, obtenho 82020€ de mais valia.

Com este valor é minha intensão amortizar, no mês seguinte, logo antes de 31 de dezembro de 2024, o crédito da minha habitação própria permanente (HPP), onde possuo uma divida à banca de 77000€.  Perante as minhas contas, retirando este valor ao da mais valia da venda de HS, fico com 5020€ de valor sobrante para mais valia.

Pensava eu que a 50% desse valor é que seria sujeito a tributação, contudo face ao simulador que existe no site, o valor a ter em conta para fins de tributação é 12795,12€.

Estou com duvidas, e muito confuso, será que me poderia ajudar na obtenção de uma clarificação sobre o valor a ter em contra para fins de tributação?

Eduardo