Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Como comprar casa arrendada com as mais valias

Guest Carla

Recommended Posts

Guest Carla

Bom dia, 

vou vender a minha casa e pretendo comprar a casa do meu pai que é arrendada, como posso usar as mais valias da venda da minha casa uma vez que é suposto serem usadas na compra de uma habitação própria e permanente ? é possível? como proceder nesta situação? Obriga

IMPOSTOS4U
    A 06/03/2024 às 10:51, Visitante Carla disse:

Bom dia, 

vou vender a minha casa e pretendo comprar a casa do meu pai que é arrendada, como posso usar as mais valias da venda da minha casa uma vez que é suposto serem usadas na compra de uma habitação própria e permanente ? é possível? como proceder nesta situação? Obriga

Vai reinvestir numa casa que está arrendada, certo? Mas poderia essa casa não estar arrendada e, mesmo assim, não ser considerado reinvestimento, para efeitos de exclusão da mais valia obtida.

Tenha em atenção que a exclusão da tributação da mais valia tem por objetivo não penalizar o contribuinte que vende a sua habitação própria e permanente e que reinveste, o valor da venda (abatido de eventual amortização do crédito com essa aquisição), na aquisição ou construção de um outro imóvel para esse mesmo fim (habitação própria e permanente). 

Espero ter ajudado. 

IMPOSTOS4U

• 2 weeks later...
    Carla Vitorino

Bom dia 

agradeço a resposta mas na verdade não ajuda.

Vendi a minha casa e mudei me para casa do meu pai vive numa casa arrendada. Tenho o objetivo de comprar a casa onde o meu pai habita.

Ao comprar a casa, sendo ela arrendada ao meu pai, posso considerar casa própria e permanente ou é considerada secundária?

Como posso converter uma casa secundária numa habitação própria e permanente? qual o procedimento?

obrigada