Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Retenção na fonte para clientes individuais (sujeito singular)

Recommended Posts

Guest Cláudia

Boa noite,

sou trabalhadora independente desde 2021. Até ao momento nunca fiz retenção na fonte por nunca ter atingido o valor limite. Porém, este ano tenho previsão de chegar a esse patamar por volta de Outubro.

Eu exerço atividade como psicóloga numa associação, mas os clientes que acompanhamos pagam o valor da consulta diretamente ao psicólogo, não à associação, e por isso, os nossos recibos são emitidos a cada cliente individualmente e não à associação. 

Posto isto, a minha dúvida é a seguinte, tendo em conta que os meus clientes não são empresas ou pessoas com contabilidade organizada, como posso gerir esta logística que implica a entrega do valor da retenção na fonte ao estado por parte de cada cliente? Sabem se existe alguma alternativa para esta situação? É que pedir a cada pessoa que sigo para que a partir de uma determinada altura do ano tenha a responsabilidade de entregar um valor ao estado torna-se algo complicado, a maioria das pessoas não está familiarizada com a burocracia que são os recibos verdes, e não estou propriamente a lidar com empresas (ou similares) que tem alguém a fazer este processo por eles. Já para não falar que teria de "partilhar" o meu rendimento anual com as pessoas que estou a acompanhar.

Percebo que também seja assim para outros trabalhadores independentes, mas aqui falo de um contexto de psicoterapia em que não é suposto as pessoas terem essa responsabilidade. Já para não falar que lido com cerca de 20 clientes por mês.

Li algo que dizia que a entrega da retenção só era obrigatória se o cliente tivesse contabilidade organizada, mas não tenho a certeza se estará correto. 

Tenho receio que afete o meu trabalho e que leve mesmo as pessoas a desistirem.

Grata!

Particulares não fazem retenção na fonte.

Mais tarde posso indicar-te qual o motivo de isenção a selecionar no recibo mas, se não me falha a memória, será o que diz "sem retenção conforme..."

IMPOSTOS4U
    A 01/02/2024 às 23:12, Visitante Cláudia disse:

Boa noite,

sou trabalhadora independente desde 2021. Até ao momento nunca fiz retenção na fonte por nunca ter atingido o valor limite. Porém, este ano tenho previsão de chegar a esse patamar por volta de Outubro.

Eu exerço atividade como psicóloga numa associação, mas os clientes que acompanhamos pagam o valor da consulta diretamente ao psicólogo, não à associação, e por isso, os nossos recibos são emitidos a cada cliente individualmente e não à associação. 

Posto isto, a minha dúvida é a seguinte, tendo em conta que os meus clientes não são empresas ou pessoas com contabilidade organizada, como posso gerir esta logística que implica a entrega do valor da retenção na fonte ao estado por parte de cada cliente? Sabem se existe alguma alternativa para esta situação? É que pedir a cada pessoa que sigo para que a partir de uma determinada altura do ano tenha a responsabilidade de entregar um valor ao estado torna-se algo complicado, a maioria das pessoas não está familiarizada com a burocracia que são os recibos verdes, e não estou propriamente a lidar com empresas (ou similares) que tem alguém a fazer este processo por eles. Já para não falar que teria de "partilhar" o meu rendimento anual com as pessoas que estou a acompanhar.

Percebo que também seja assim para outros trabalhadores independentes, mas aqui falo de um contexto de psicoterapia em que não é suposto as pessoas terem essa responsabilidade. Já para não falar que lido com cerca de 20 clientes por mês.

Li algo que dizia que a entrega da retenção só era obrigatória se o cliente tivesse contabilidade organizada, mas não tenho a certeza se estará correto. 

Tenho receio que afete o meu trabalho e que leve mesmo as pessoas a desistirem.

Grata!

As entidades que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada são obrigadas a reter o imposto, mediante a aplicação, aos rendimentos ilíquidos de que sejam devedoras das taxas previstas no artigo 101.º do Código do IRS. 

Assim, apenas há lugar a Retenção na Fonte se quem lhe solicita o serviço tiver contabilidade organizada. O que não é a situação que refere, pelo que, mesmo ultrapassando em 2024 o volume de negócios de 14.500€ (limite da isenção previsto no artigo 53.º do CIVA), continuará a emitir as faturas-recibos do mesmo modo que o tem feito (sem Retenção). Caso, preste ou venha a prestar serviços a uma entidade com contabilidade organizada então nessa situação a taxa de retenção será de 25%.

Quanto a alternativas para essa situação, poderá:

1- não fazer nada - aguardar a liquidação da declaração de rendimentos de 2024 (a entregar em 2025) e esperar a conta de IRS a pagar, podendo nessa altura ser informada do valor dos pagamentos por conta a efetuar em 2026.

2- efetuar "Pagamentos Antecipados de IRS"  (cujas guias emite no Portal das Finanças) e que estão disponíveis para todas as categorias de rendimentos (no seu caso categoria B), o que lhe permitirá diminuir o valor do IRS devido no final.

Espero ter ajudado.

D'Impostos4U