Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

Bom dia a todos/as. Tenho uma dúvida sobre o rollover na XTB.

Segundo as FAQ dos mesmos:

«Posso perder dinheiro com o rollover?
    Não. A renovação feita no rollover é uma operação puramente técnica e sempre neutra no que toca a lucros. Uma mudança no preço afetará a posição do "lucro", mas ao mesmo tempo, a posição "swap" é afetado no valor oposto equivalente. Imagine que um trader detém uma posição de compra no contrato de petróleo bruto de maio, que é negociado a US $25 e, como a data de vencimento desse contrato está a aproximar-se, ele quer passar para o contrato de junho, que é negociado a US $27. O trader precisa fechar o contrato de maio e abrir o contrato de junho. O CFD faz o movimento automaticamente com um rollover. Usando este exemplo, se tivesse uma posição longa OIL.WTI ao preço de US $25 com lucro de US $0, a renovação alterará o preço para US $27, o que fará com que a posição de lucro mostre + US $2. Mas, para tornar esta operação neutra, poderá ver - $2 na posição de swap. E vice-versa para posições curtas.»

Acontece que na minha conta demo tenho uma posição de Gás Natural, aberta a 23/08/2023, que estava com prejuízo. Tinha sido aberta a 2.571, ontem à noite antes do rollover estava a 2.512 e com o rollover "saltou" 4% para os 2.642, o que me deveria colocar no verde. No entanto a minha posição ainda indica prejuízo (512,58€). Os detalhes da posição indicam:

Rollover: -1298.17€

Swap: -15.12€

Percentagem de lucro neto: -15.62%

Lucro Bruto: 867.32€

Se bem percebo, fechar agora a posição implicaria uma perda de 430,85€, os 867,32€ de lucro menos os 1298,17€ do rollover. Ora, isto não me parece "uma operação puramente técnica e sempre neutra", ou a dita neutralidade apenas se aplica a posições em lucro? O que me dá a entender, e por favor corrijam-me se estiver errado, é que o rollover numa posição em lucro será +X€, e terá no swap -X€, tornando a operação neutra. Caso a posição esteja em terreno negativo, será -X€ de rollover e -X€ de swap, resultando num prejuizo ainda maior que poderá ser recuperado apenas se a posição subir o suficiente para cobrir esse custo adicional. É assim?

Obrigado!

• 1 year later...