Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Liquidação Mais valias com cartão crédito

Marisa Barreto

Recommended Posts

Marisa Barreto

Após a venda da minha casa e consequente apuramento das mais-valias, terei de pagar um valor significativo ao estado.

A questão que gostava de colocar é se existe alguma forma de reaver parte desse valor.

Talvez um cartão de crédito/débito com cashback, ainda que não esteja familiarizada com os 1os.

Agradeço os vossos inputs.

andre611
    há 23 horas, Marisa Barreto disse:

Após a venda da minha casa e consequente apuramento das mais-valias, terei de pagar um valor significativo ao estado.

A questão que gostava de colocar é se existe alguma forma de reaver parte desse valor.

Talvez um cartão de crédito/débito com cashback, ainda que não esteja familiarizada com os 1os.

Agradeço os vossos inputs.

Olá.

Sim, tens vários cartões que dão cashback em pagamento de impostos. Uns mais complicados, outros menos. Uns em euros, outros em crypto.

Universo (desconto dado em cartão continente), Affinity (plafond inicial atribuído geralmente pequeno), Deco (necessário ser sócio na adesão) dão 1% em euros.
    Wizink dá pontos, que depois podes trocar por vales (cartão Dá, Cepsa, FNAC, etc), a um rácio de 0,67% máximo. Há outras possibilidades.
    Alguns Cetelem também têm cashback (RP On 1%, FNAC 2%, Mediamarkt 1%) para abater em compras nas respetivas lojas.

Plutus é um exemplo de 3% de cashback em crypto (token PLU). Mas é mais complicado que os cartões em euros.

Se conseguires por aqui já eliminar algumas hipóteses que não te interessem, dá para aprimorar melhor os conselhos.

• Like 1
    JRJordao

Unibanco (crédito, nacional) no primeiro ano devolve 20€ ao se gastar 500€ ou mais num mês. É uma boa opção, inclusivé para continuar a usar nas compras nos meses seguintes e ganhar até 200€ no total. Uma possível desvantagem é não te atribuirem um plafond mensal suficiente para o pagamento em questão. Nesse caso terás de dividir em dois pagamentos, sendo o segundo feito com outro cartão.

Plutus (débito, estrangeiro), já mencionado pelo @andre611, devolve 3% e dá $10 na adesão por convite + 10€ mensais numa loja selecionada, mas para receber cashback sobre um valor elevado (até 2000€) requer uma mensalidade de 4,99€ (em troca dá 10€ em outra loja selecionada). Usa crypto e o cashback demora a ficar acessivel. É uma solução bem mais complicada, embora para um imposto acima de 500€ possa acabar por render mais. Aqui não tens plafond.

Em qualquer dos casos, assumindo o pagamento do imposto até ao fim de agosto, deves aderir ao cartão logo que possível.

Edited by JRJordao
    Guest Marisa Barreto
    há 6 horas, andre611 disse:

Olá.

Sim, tens vários cartões que dão cashback em pagamento de impostos. Uns mais complicados, outros menos. Uns em euros, outros em crypto.

Universo (desconto dado em cartão continente), Affinity (plafond inicial atribuído geralmente pequeno), Deco (necessário ser sócio na adesão) dão 1% em euros.
    Wizink dá pontos, que depois podes trocar por vales (cartão Dá, Cepsa, FNAC, etc), a um rácio de 0,67% máximo. Há outras possibilidades.
    Alguns Cetelem também têm cashback (RP On 1%, FNAC 2%, Mediamarkt 1%) para abater em compras nas respetivas lojas.

Plutus é um exemplo de 3% de cashback em crypto (token PLU). Mas é mais complicado que os cartões em euros.

Se conseguires por aqui já eliminar algumas hipóteses que não te interessem, dá para aprimorar melhor os conselhos.

Olá,

Agradeço a resposta!

Tal como tinha afirmado inicialmente, a minha intenção seria reaver parte do valor que terei de pagar até final de Agosto.

Procurava uma solução que fosse segura e rentável...

Cetelem seria de descartar.

Como funciona o PLUTUS?

É mais complicado em que sentido? Não permitem pagamentos ao estado?

• 3 weeks later...
    Marisa Barreto

Boa tarde,

Já pedi o cartão Plutus....

Todavia,vou ter de aguardar um pouco pelo cartão físico.

Algumas dicas sobre a minha questão inicial?

E/ ou como reaver € ao utilizar o plutus para liquidar o IRS?

JRJordao

Não vais ter cartão físico Plutus a tempo de pagar o IRS este mês.

Poderias utilizar o cartão virtual através do Curve. Mas deduzo que também não tenhas Curve?

O "complicado" do Plutus é que o cashback do pagamento é pago numa cryptomoeda (PLU) e fica congelado durante 45 dias. Depois, ou esperas que volte a ser possível converter esse PLU em saldo EUR (prometido lá para o final do ano), ou tens que o enviar para outra plataforma e lá o converter em EUR e enviar para uma conta bancária.

JRJordao

1) Na app mobile ou web Plutus, obter os dados do cartão virtual.

image.png.d67f74c01a39871c2bc6325a04b48d0b.png

image.png.048f1c467ac1e0049626c5fee580795e.png

2) Na app mobile Curve, adicionar o cartão com os dados obtidos.

Se receberes o cartão físico Curve no correio a tempo, poderás pagar com ele nas Finanças. É como eu faço.

Senão, haveria a opção de adicionar o cartão virtual Curve ao Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay para pagar com o smartphone nas Finanças. Mas aqui já estou fora do meu elemento e nem sei se dá para fazer pagamentos de valor elevado desta forma.

Edited by JRJordao
    Marisa Barreto

Vou aguardar pela entrega do cartão.

Se chegar a tempo, carrego o cartão plutus e assim que o saldo esteja disponível vou às finanças e faço o pagamento com o curve.

Esta operação é... segura, right?

Obrigada, JRJordao! 😊

JRJordao

Há mais alguns aspetos a ter em conta

1) O Curve tem um valor limite de transação e diário. Podes ver o teu na app em Account -> Card limits.

2) O Plutus por default só dá cashback sobre 200€ em pagamentos (por mês). Terás de subscrever o plano everyday (4,99€) para ter cashback sobre até 2000€ ou o plano premium (14,99€) para superior. [https://plutus.it/accounts]

3) A subscrição pode ser paga só no dia em que fores às Finanças. Mas convem fazer primeiro um pequeno pagamento para verificar se o mecanismo está a funcionar.

No pior dos casos, se carregares o Plutus mas não conseguires pagar, poderás transferir de volta para uma conta à ordem.

Há também que saber o horário de pagamentos nas Finanças (alguns balcões passaram a aceitar em apenas alguns dias da semana) e se é necessária marcação prévia. 

• 2 weeks later...
    Marisa Barreto
    A 18/08/2023 às 09:06, JRJordao disse:

Há mais alguns aspetos a ter em conta

1) O Curve tem um valor limite de transação e diário. Podes ver o teu na app em Account -> Card limits.

2) O Plutus por default só dá cashback sobre 200€ em pagamentos (por mês). Terás de subscrever o plano everyday (4,99€) para ter cashback sobre até 2000€ ou o plano premium (14,99€) para superior. [https://plutus.it/accounts]

3) A subscrição pode ser paga só no dia em que fores às Finanças. Mas convem fazer primeiro um pequeno pagamento para verificar se o mecanismo está a funcionar.

No pior dos casos, se carregares o Plutus mas não conseguires pagar, poderás transferir de volta para uma conta à ordem.

Há também que saber o horário de pagamentos nas Finanças (alguns balcões passaram a aceitar em apenas alguns dias da semana) e se é necessária marcação prévia. 

Boa noite, JRJordao

Tenho estado apreensiva dado o prazo apertado que disponho para efetuar o pagamento.

O cartão curve chegou hoje!

Vou ativá-lo.

A repartição das Finanças não responde aos meus emails ou contactos telefónicos.

Vou ter de lá ir, pessoalmente, amanhã.

Sabes se posso pagar com 2 cartões? Curve+plutus+x?

Seleccionei o plano everyday.

Obrigada!

JRJordao

Olá!

Já verificaste se no Curve tens um limite suficiente (Account -> Card limits)?

image.png.6dec561a2b7e1865ab5e165697d15b5f.png

(Assumindo que sim)

Transfere 2050€ para o Plutus. Com o Curve+Plutus vais ter cashback sobre 2000€. Em baixo já vais perceber porquê os 50€ extra.

Nas Finanças aceitam dividir o pagamento entre 2 cartões.

Na app Plutus seleciona 2 lojas na secção "Perks" e em cada uma terás um reembolso de 10€ em compras feitas ainda em agosto (faz já hoje porque demoram a processar!) e novamente em setembro. Tens à escolha por exemplo Aldi, Lidl, Mercadona e Pingo Doce.

Edited by JRJordao
    Marisa Barreto
    há 1 hora, JRJordao disse:

Olá!

Já verificaste se no Curve tens um limite suficiente (Account -> Card limits)?

image.png.6dec561a2b7e1865ab5e165697d15b5f.png

(Assumindo que sim)

Transfere 2050€ para o Plutus. Com o Curve+Plutus vais ter cashback sobre 2000€. Em baixo já vais perceber porquê os 50€ extra.

Nas Finanças aceitam dividir o pagamento entre 2 cartões.

Na app Plutus seleciona 2 lojas na secção "Perks" e em cada uma terás um reembolso de 10€ em compras feitas ainda em agosto (faz já hoje porque demoram a processar!) e novamente em setembro. Tens à escolha por exemplo Aldi, Lidl, Mercadona e Pingo Doce.

Olá,

Acabei por alterar o plano ainda que não esteja certa se terei agido corretamente everyday>premium!

O montante que tenho por liquidar é superior a 4K.

Quanto à tua dica, mantém-se valida para este plano igualmente, right?

Quanto ao cartão curve, recebi o blue.

Que subscrição devo fazer?

Sim, o limite de transações é de 7500€.

JRJordao

Para 4k fazes bem em optar pelo plano premium no Plutus. Assim já não precisarás dividir o pagamento nas Finanças.

Subscreveste logo inicialmente o premium, certo? É que se pagaste primeiro o everyday, a alteração não é imediata.

Nesse caso (premium) tens 3 lojas para selecionar na secção Perks e onde fazer compras ainda hoje para receber 10€ de reembolso. Vai ser uma correria!

No Curve, o plano gratuito ("blue" ou "original") serve-te. Não precisas pagar subscrição.

P.S. Guarda os comprovativos de pagamento todos (Finanças e lojas) 

Marisa Barreto
    A 29/08/2023 às 08:58, JRJordao disse:

Para 4k fazes bem em optar pelo plano premium no Plutus. Assim já não precisarás dividir o pagamento nas Finanças.

Subscreveste logo inicialmente o premium, certo? É que se pagaste primeiro o everyday, a alteração não é imediata.

Nesse caso (premium) tens 3 lojas para selecionar na secção Perks e onde fazer compras ainda hoje para receber 10€ de reembolso. Vai ser uma correria!

No Curve, o plano gratuito ("blue" ou "original") serve-te. Não precisas pagar subscrição.

P.S. Guarda os comprovativos de pagamento todos (Finanças e lojas) 

Olá!

Update:

Após ter lido a tua resposta não percebi o porquê da correria.

A minha saga só terminou hoje!

Consegui escolher as 3 lojas e realizar as 3 compras no dia 29/08.

Correu tudo bem.

Fiz a TB com o montante maior e passei pelas finanças locais.

Indicaram-me o MB mais próximo para fazer o pagamento!

Insisti na intenção de efetuar o pagamento ao balcão.

Então, disseram-me que já não era possível visto que teria de ter marcado com 1 semana de antecedência!

Entregaram-me 1 ref MB e saí de lá com a sensação de game over.

Entretanto, ocorreu-me tentar outra repartição das finanças.

Contactei 3 em localidades diferentes, mas apenas obtive resposta de 1 que me garantiu não ser necessária marcação.

Dia seguinte 30/08:

Saldo indisponível no cartão!!!

Vou para a repartição das finanças a 40km de distância do meu local de trabalho, tiro a senha e nada de saldo!

Aguardo pela minha vez e finalmente, tudo ok com o saldo.

Sou chamada e atendida.

Houve um engano de quem me prestou informação!

Afinal não é possível efetuar o pagamento!

Terei de voltar no dia seguinte, aguardar a prioridade das marcações para depois ser atendida!!!

31/08:

Chego à repartição, tiro a senha e aguardo a minha vez.

Sou atendida por um funcionário super antipático.

Levei uma descasca por estar ali a tomar o tempo dele quando podia ter ido a uma caixa MB.

Vou fazer o pagamento.

TPA not working !

Mais stress, voltas mas consegui!

Acabei de sair das finanças com o pagamento feito.

OBRIGADA, JRJordao!! 😊😊

• Like 1
    JRJordao

Parabéns! 😀

A "correria" que eu mencionava era nesse dia (29) ires às 3 lojas selecionadas (para comprar a tempo do reembolso de agosto) e ainda às Finanças.

Tiveste muito pouca sorte na parte das Finanças. Felizmente, a tua persistência permitiu-te vencer os obstáculos.

Na app Plutus, na secção Pluton, irão surgir os créditos de cashback. Costumam surgir 2 dias após o pagamento.

image.png.983e90e9add6c4f7288a38e11e8811b8.png

Quando tiveres lá todos os movimentos (6 das lojas + 1 das Finanças), partilha-os aqui (ou se preferires envia para mim em privado) para falarmos dos próximos passos.

Bom trabalho! 👍

P.S. Relembro para guardares todas as faturas / comprovativos de pagamento

Marisa Barreto
    A 31/08/2023 às 14:03, JRJordao disse:

Parabéns! 😀

A "correria" que eu mencionava era nesse dia (29) ires às 3 lojas selecionadas (para comprar a tempo do reembolso de agosto) e ainda às Finanças.

Tiveste muito pouca sorte na parte das Finanças. Felizmente, a tua persistência permitiu-te vencer os obstáculos.

Na app Plutus, na secção Pluton, irão surgir os créditos de cashback. Costumam surgir 2 dias após o pagamento.

image.png.983e90e9add6c4f7288a38e11e8811b8.png

Quando tiveres lá todos os movimentos (6 das lojas + 1 das Finanças), partilha-os aqui (ou se preferires envia para mim em privado) para falarmos dos próximos passos.

Bom trabalho! 👍

P.S. Relembro para guardares todas as faturas / comprovativos de pagamento

Olá,

Pois, mas acabou por ser uma maratona! 😅

Recebi um email a questionar o pagamento que efetuei nas finanças.

Pedem comprovativo...

O talão do TPA será suficiente?

Ok, irei partilhar os movimentos via MP.

Screenshot_20230905_224521_Gmail.jpg

JRJordao
    há 8 horas, Marisa Barreto disse:

Recebi um email a questionar o pagamento que efetuei nas finanças.

Pedem comprovativo...

O talão do TPA será suficiente?

Envia uma foto da guia de pagamento. É necessário algo que tenha a tua identificação e a descrição do que foi pago.

há 9 horas, Marisa Barreto disse:

Ok, irei partilhar os movimentos via MP.

Ok. Do tab Pluton (não do tab Banking).

• 10 months later...
    Guest Filipe

Olá @JRJordao
    Eu tenho plutus desde o início do ano e pedi cartão físico e já o recebi.

Agora pretendo pagar o IRS do meu Pai no valor apox. de 400 euros. E, provavelmente vão me pedir comprovativo.

Pergunta: achas que há problema em fazer este pagamente dado que não do mesmo nome da conta Plutus?

.. eu até hoje não tenho guardado qq fatura das minhas compras com cartão plutos.. apenas tenho as faturas que foram emitidas digitalmente.

Pergunta: achas que o devia fazer? Para todas as compras ou em especial para as de valor maior?

Obrigado,
    Filipe

andre611

Olá.

A 19/07/2024 às 16:52, Visitante Filipe disse:

Agora pretendo pagar o IRS do meu Pai no valor apox. de 400 euros. E, provavelmente vão me pedir comprovativo.

Pergunta: achas que há problema em fazer este pagamente dado que não do mesmo nome da conta Plutus?

400€ não é algo que sobressaia muito, mas também depende dos teus gastos mensais regulares.
    Independentemente do valor, pagar despesas de outras pessoas com o Plutus é um risco, visto que eles têm um histórico de apertar com isso.
    Também não sei como está a situação atual, já não levanto PLU há bastante tempo, mas nunca mais vi ninguém aborrecido por lhe ter sido pedido papéis que consideravam ser absurdos.

A 19/07/2024 às 16:52, Visitante Filipe disse:

.. eu até hoje não tenho guardado qq fatura das minhas compras com cartão plutos.. apenas tenho as faturas que foram emitidas digitalmente.

Pergunta: achas que o devia fazer? Para todas as compras ou em especial para as de valor maior?

As compras de maior valor vale sempre a pena guardar, mas não é preciso exagerar e guardar os papéis todos.
    Geralmente são algo flexíveis na escolha das compras a verificar, se não tiveres comprovativo das que eles selecionam, dizes isso e selecionam outras.