Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• URGENTE SÉRIO ajuda em processo de compra de casa

Guest SeGary

Recommended Posts

Guest SeGary

Venho por aqui pedir ajuda após já tentar me informar ao máximo pela internet lendo contratos de banco falando com advogados e com os registos ninguém me conseguiu dar uma resposta concreta.

Tento a minha sorte por esta via e agradeço desde já todas as respostas. 

A situação é a seguinte:

Supondo que compro uma casa de 2 pisos 70m2 inserida num terreno de 1000m2 de 1937 (isenta de licença de habitação) com recurso a crédito habitação aquisição + obras para HPP. A casa está legalizada e tenho todos os documentos em que constato que está tudo ok. 

Tenho um orçamento de obras de reabilitação de 60k em que todas as obras a fazer estarão isentas de entrega de projecto na câmara. Tenho 2 anos por parte do banco para fazer as obras.  

Após a escritura de compra nos moldes anteriores sou contactado pela câmara e numa audiência dizem que teriam todo o interesse em aprovar um projecto de demolição da casa atual e construção de uma nova também de 70m2 no mesmo terreno devido a construção antiga estar muito em cima da estrada e fazer com que a estrada estreite imenso.

Sendo que a diferença de preço entre reabilitar a antiga ou construir uma nova não é muito diferente começo a pensar nesta opção. 

Imaginando que faço a demolição da antiga construo uma nova isto fazendo tudo direito em termos de docs (projecto aprovado pela CM etx) mantendo o crédito nos moldes em que foi contratado e no fim vá registar na conservatoria a nova construção, terei problemas no registo da nova construção por a anterior casa ter sido "demolida" e a mesma estar sobre hipoteca bancária ? 

Ou a hipoteca existe sempre sobre a totalidade do artigo seja qual for o numero de "casas" / "frações" existentes no mesmo.

Para o banco e para os registos não existe problemas em fazer esta operação desde que pague a prestação sempre direitinho?