Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Tributação IRS - CAE vs CIRS

Recommended Posts

James Martin

Bom dia!

Estou a ponderar abrir actividade e prestar serviços para uma empresa estrangeira, a tempo inteiro.

Estou no entanto com dúvidas de como irei ser tributado em IRS.

Dada a minha actividade, que consiste não só em Programação Informática, mas também em análise de sistemas, aconselhamento, e no meu entender, consultoria informática em geral.

E que recai perfeitamente na definição do CAE 62020 - Consultoria Informática:

"A consultoria consiste na análise das necessidades e problemas dos utilizadores, pesquisa da melhor solução, planeamento e concepção de sistemas de computadores que integram equipamento, programas informáticos e tecnologias da comunicação para satisfazer as necessidades de um cliente específico."

E após ter pesquisado um pouco, li sobre casos onde tinha sido usado um CAE, mas ainda assim, as finanças pediram alteração dos valores, do campo de 35% para o campo de 75%.

Tendo isto em conta, a minha dúvida, é se mesmo abrindo actividade e passando recibos com o CAE 62020, posso ainda assim ser tributado como CIRS 1320 - Consultores, ou até CIRS 1332 - Programador Informático (75% ao invés de 35%). 

E se sim, como poderei prevenir isto?

Cumprimentos

Edited by James Martin
    • James Martin changed the title to Tributação IRS - CAE vs CIRS