Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• rendimentos obtidos em França ? como fazer?

zurelvas

Recommended Posts

zurelvas

Bom dia agradeço desde já a disponibilidade de me poderem dar uma ajuda.

Fui reformada em Portugal mas nao tinha a idade para atingir a totalidade. Hoje tenho 64 anos e quando me reformei antecipadamente (nao tinha condições na altura para esperar a idade  da mesma, então pedi a minha reforma aos 57 anos e fui bastante penalizada, porque eu comecei a trabalhar com 11 anos mas fui registada na SS com 14 anos. Neste momento tenho uma pensão de +/- 295€ em Portugal. Visto estar em falta 1 ano com falta de pagamento ,mais 3 anos para poder ter na altura uma reforma de um valor mais elevado .

Trabalhei em França 3 anos inteiros, quando atingi a idade de poder pedir a reforma diretamente em frança, com tudo isto eu trabalhei 40 anos ao todo.

Na altura que pedi a reforma em Portugal no departamento disseram que eu podia juntar as duas pensoes só que tinha um senão eu poderia ter de ficar a espera mais dois anos que Portugal/França executassem esta Lei .Já tinha tudo esgotado desde estar em casa  de uma amiga de empréstimo, a receber 170€ , uma pessoa que trabalhou uma vida inteira estava em plena miséria.

Recebi de França os retroativos desde o momento que pude pedir a pensão data era 60 anos. Pagaram-me em junho de 2022 atrasados e julho já comecei a receber mensalmente

A Minha grande duvida para nao ter que pagar IRS é se tenho que colocar estas importâncias todas em 2022, ano que recebi, mas que tem datas diferentes. Eu nao pago IRS em Portugal porque a pensão é muito pequena, mas se tiver que juntar tudo tenho receio que vá pagar. Pelo que li   tudo quanto se receba de um País estrangeiro somos obrigados a preencher o anexo J do IRS mod.3.

A Pensão mensal que recebo em frança sao cerca de 97€ mensais

Muito obrigada caso tenham algum exemplo podem me enviar 

Os meus cumprimentos