Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Calcular e declarar mais valias de imóvel partilhado

HATEFINGERS

Recommended Posts

HATEFINGERS

Bom dia,
    herdei um imóvel (sedo que o mesmo é repartido por 4, tendo eu direito a 25%) em que o mesmo está com VPT de 14.000€, o foi vendido por 50.000€.
    No anexo G devo mencionar o valor de compra de 14.000€ e realização 50.000€ e depois indicar que a percentagem é de 25% ou indicar valor de compra 3.500€ (14.000€ / 4) e realização 12.500€ e indicar a percentagem de 100%?

Para utilizar o vosso simulador, devo colocar o valor total (14.000€ VPT e realização 50.000) ou os 25% que me pertencem (3.500€ VPT e 12.500€ revenda)?

como custos, também entra as despezas com certidões e habilitação de herdeiros?

obrigado.

JRJordao

Deves indicar 3500€ e 12500€ no simulador e declaração de IRS.

Penso que essas despesas podem ser incluídas. Novamente, 25% do seu valor. Tens fatura com o teu NIF dessa parte?

Confirmar com a AT (inclusivé a questão da fatura, se não a tiveres): e-balcao

HATEFINGERS

Muito obrigado @JRJordao pela info.

uma última questão,  no anexo G do IRS, declaro o VPT de 3500€ e o valor de realização de 12500€ e devo indicar a percentagem de 25%, certo? 

Obrigado

JRJordao
    há 10 horas, HATEFINGERS disse:

uma última questão,  no anexo G do IRS, declaro o VPT de 3500€ e o valor de realização de 12500€ e devo indicar a percentagem de 25%, certo? 

Sim, valor de aquisição 3500€, valor de realização 12500€, quota-parte 25%

• Thanks 1
    • 2 months later...
    Guest Sofia Correia

Tenho uma situação semelhante à questão colocada mas, no meu caso, a casa pertencia aos meus pais (casados com comunhão de bens) e o meu pai faleceu. Na habilitação de herdeiros, a casa passa a pertencer à minha mãe e aos 3 filhos. A casa tem hoje um valor patrimonial de 200.000 e foi vendida por 340.000 sendo 40.000 a comissão da imobiliária. A casa foi construída pelos meus pais e a licença de habitabilidade foi atribuída em 1990 com um valor patrimonial, na altura, bastante inferior ao atual. 

Nesta situação, qual o valor de mais valias a considerar para cada herdeiro?

Como poderemos ter isenção de tributação sobre essas mais valias?

Obrigada