Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Aditamento contrato

Guest Orlando

Recommended Posts

Guest Orlando

Boa tarde. Há dois anos eu comecei o contrato de arrendamento de um apartamento de 5 anos, na altura a pessoa que estava lá disse-me se queria partilhar contrato e dividir contas, eu aceitei (está pessoa é só uma conhecida, não nenhum amigo nem nada do genero, simplesmente conhecido com que aceitei dividir contrato e contas).

Cada um de nós paga 50% de renda ao senhorio e depois acertamos contas com as despesas. O arrendamento está com contato nas finanças e o senhorio passa recibo, tudo certinho como deve ser.

Acontece que recentemente disse ao senhorio que queria sair, então ele indicou que seria feito um "aditamento" ao contrato, então combinamos e fomos os três lá, dois locatários e senhorio para assinar o tal aditamento, o qual é simplesmente um documento que diz que a outra pessoa que fica lá passa a ser responsável 100 % sobre dito arrendamento e o senhorio aproveitou para aumentar a renda para a pessoa que fica lá (não é problema meu agora).

No site das finanças o meu nome continua no contrato e a única alteração que vejo foi aumento da renda. 

Pelo que tenho andado a investigar, não é possível retirar uma pessoa do contrato de arrendamento, só cancelando o mesmo e criando um novo contrato, mas aparentemente o senhorio não pretende fazer cancelamento, não sei bem mas imagino que não lhe convém pois perderia algum benefício fiscal. Neste caso imagino que o manter o meu nome no contrato permite ao locatário que fica receber benefícios de IRS e o senhorio também 

Ainda vou demorar a sair uns dois meses até sair e enquanto estiver lá, vou pagar diretamente 50% ao locatário que fica em vez de ao senhorio.

A situação é que eu não pretendo que o meu nome continue no contrato, não tenho a certeza se posteriormente terei problemas quando decidir assinar outro contrato de arrendamento ou outros problemas com as finanças caso tenha dois contratos de arrendamento como locatário.

Penso que o melhor será mesmo pedir cancelamento do contrato, por carta registada mas não tenho a certeza se posso vir a ser penalizado por não dar o aviso prévio de 4 meses.

Não quero mais o nome no contrato, não quero ser usado para beneficio dos outros.

Alguma sugestão, alguma informação sobre ter dois contratos de arrendamento no meu e se existe algum problema?

Acho de que estou a ser usado no contrato para beneficio fiscal dos outros, não tenho a certeza sobre outros problemas que possa ter no futuro.

Obrigado