Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pode o Banco subir a prestação depois de assinadas as Cartas de Aprovação e antes da Escritura?

Guest Marco Filipe

Recommended Posts

Guest Marco Filipe

O banco no qual fiz crédito habitação no dia da Escritura subiu a minha prestação em €15, uma semana depois de ter recebido a minha Carta de Aprovação assinada, alegando uma subida das taxas de juro? Hoje pergunto-me se podiam ter feito isso quando eles próprios fazem e aprovam um crédito e que eu assinei (na Carta de Aprovação deles) confirmando tudo isso. No dia da Escritura, pouco antes de começar comunicam-me que a minha prestação vai subir €15 por causa dos aumentos nas taxas de juro, e agora nem me recordo se tive de assinar novos papéis por isso. De qualquer maneira acho isto pouco ético e agora até tenho dúvidas se é ilegal. Alguém que entenda sobre estes assuntos é capaz de dizer se as minhas suspeitas estão certas?

Muito Obrigado 

freitax
    7 hours ago, Guest Marco Filipe said:

O banco no qual fiz crédito habitação no dia da Escritura subiu a minha prestação em €15, uma semana depois de ter recebido a minha Carta de Aprovação assinada, alegando uma subida das taxas de juro? Hoje pergunto-me se podiam ter feito isso quando eles próprios fazem e aprovam um crédito e que eu assinei (na Carta de Aprovação deles) confirmando tudo isso. No dia da Escritura, pouco antes de começar comunicam-me que a minha prestação vai subir €15 por causa dos aumentos nas taxas de juro, e agora nem me recordo se tive de assinar novos papéis por isso. De qualquer maneira acho isto pouco ético e agora até tenho dúvidas se é ilegal. Alguém que entenda sobre estes assuntos é capaz de dizer se as minhas suspeitas estão certas?

Muito Obrigado 

O somatório do indexante aplicável (vulgo, Euribor 12 meses) que irá acrescer ao spread contratado com o banco irá compor a taxa de juro efetiva a pagar ao banco. O valor da  Euribor aplicável à primeira prestação irá corresponder ao valor da Euribor aquando da data da escritura.

Dados os recentes aumentos substanciais da Euribor, o aumento no valor da prestação é expectável. O valor da prestação nas cartas de aprovação é meramente indicativo e corresponde à Euribor naquela data. O que não pode variar entre a data das cartas de aprovação e a escritura é o spread contratado. 

Espero ter ajudado.