Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Exploração como AL de uma moradia dos pais

Guest Tomás Pedro

Recommended Posts

Guest Tomás Pedro

Bom dia,
    Espero que me consigam ajudar. 😬

1: Pretendo explorar uma Moradia, que está em nome do meu avô, como alojamento local. Visto que não está em meu nome, qual será a melhor opção para eu poder fazer a exploração de modo a que seja eu a declarar tudo? Basta ele emitir uma procuração? Subarrendamento (como funciona?) Ou não é necessário nada?

2: Para além da Moradia supra mencionada, também vou querer alugar uns quartos (AL) de um apartamento que será também a minha morada fiscal. No entanto, esta também pertence ao meu avô. Faço a mesma questão feita na '1:', altera-se algo por ser onde resido?

Muito obrigado a quem leu e ainda mais a quem conseguir ajudar.

ruicarlov
    há 12 horas, Visitante Tomás Pedro disse:

2: Para além da Moradia supra mencionada, também vou querer alugar uns quartos (AL) de um apartamento que será também a minha morada fiscal. No entanto, esta também pertence ao meu avô. Faço a mesma questão feita na '1:', altera-se algo por ser onde resido?

Atenção em relação a esse apartamento. Pode vir ter problemas em seguir a via do AL: https://www.publico.pt/2022/04/21/economia/noticia/supremo-trava-alojamento-local-predios-habitacao-fixando-jurisprudencia-2003252?fbclid=IwAR3kFk7k-osumbh0PZvbVgxwVoOMzMwXRsHQNQ3oY2x9IQuxERRqJHxOXLw

• Thanks 1
    Tomás Pedro
    há 6 horas, ruicarlov disse:

Estou a par, no entanto não haverá esse problema porque só existem 2 habitações e quem vive na outra habitação não colocará nenhum entrave. Mas obrigado pelo aviso!
    Não me consegue ajudar com o resto? Encontrei uma pergunta semelhante num comentário a um artigo do DoutorFinanças, mas reencaminharam a pessoa para o portal, que penso que seja aqui. No entanto,não encontrei nada acerca do assunto, pelo que abri este novo tópico

• 3 weeks later...