Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

luis111correia

A minha mãe faleceu em 2016, estava divorciada do meu pai, mas não dividiram o património.

Sou o cabeça de casal, vivo em portugal e tenho uma irmã que vive na alemanha.

Tratei da habilitação de herdeiros, imposto de selo, nif herança, etc... Penso que fiz tudo o que era necessário fazer. As despesas relativas ao património foram sempre pagas pelo meu pai. Não efectuamos qualquer partilha.

Em 09/2021 vendemos a habitação (comprada em 10/2001) que era da minha mãe, tratei na conservatória e finanças de colocar as partes  de direito de cada um, isto é 50% pai, 25% eu e 25% irmã.

Valor compra 119.711,50€; Valor venda 240.000,00€; Coefic: 1.33; Despesas 19.903,92€; Mais valia 60.879,78€

Estava agora a tentar simular o IRS da minha irmã onde no anexo G quadro 4 coloquei os dados indicados e 25% de quota parte, só que simula sobre 100%.

Li agora algo sobre herança indivisa, nunca preenchi nenhum campo sobre este tema, deveria o ter feito ?

Como devo proceder ?

Obrigado

JRJordao
    A 09/04/2022 às 19:46, luis111correia disse:

Estava agora a tentar simular o IRS da minha irmã onde no anexo G quadro 4 coloquei os dados indicados e 25% de quota parte, só que simula sobre 100%.

Simula sobre os valores de realização e aquisição que declara. A quota-parte não é utilizada no cálculo, é apenas informativa.

No quadro 4 do anexo G deverá declarar valor_venda x 25%, valor_compra x 25% e despesas x 25%, além da quota-parte 25%.