Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Receber retroativos

joao56777

Recommended Posts

joao56777

Boa tarde,

Gostava que me conseguissem ajudar no preenchimento do modelo 3 do IRS.

A questão é a seguinte: o meu pai, entrou com os papeis da reforma durante o ano de 2021, e o deferimento da mesma foi dado para a data de 01/12/2021.

Acontece que, apenas em 2022, e em abril é que recebeu o montante total, desde 2021 a 2022, com os respetivos retroativos.

É necessário colocar já este ano os retroativos no modelo, ou só para o ano, 2023, referente ao ano de 2022? (uma vez que ele só recebeu em 2022, penso que só deverá entrar para o proximo ano)

Espero que me possam ajudar.

Obrigado

João

Guest Paula

Penso que só deve entregar em 2023, mas com o cuidado de preencher uma declaração de substituição para 2021 para não ser penalizado no cálculo do imposto (ao receber um valor mais elevado de uma só vez pode aumentar o cálculo da colecta se ficar num escalão com uma taxa superior, contudo esse montante refere-se a mais do que um ano fiscal).

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/reformados-penalizados-no-irs-por-atrasos-nas-pensoes-podem-pedir-reembolso-ao-fisco

Se não entregar uma declaração este ano, pode não conseguir entregar uma declaração de substituição no próximo ano. E se entregar uma primeira declaração relativa a 2021 em 2023, não sei se não terá de pagar uma multa. Aconselho que contacte a AT pelo e-balcão e questione. Pode fazer sentido entregar uma declaração para 2021 este ano, mesmo que a "zeros", só para a poder substituir no próximo ano.