Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• PREENCHIMENTO ANEXO G IRS

Recommended Posts

Filipe Moreira

Boa noite caros membros deste fórum.

Após muita pesquisa não consigo obter informação concreta sobre o preenchimento do anexo G do IRS.

Apos a venda de um imóvel herdado em 2001 com mais 5 irmãos, o valor de venda no anexo G, 4 Alienação Onerosa de Direitos Reais Sobre Bens Imóveis [art.º 10.º, n.º 1, al. a), do CIRS] tenho que colocar o valor que me cabe só a mim ou o valor total da venda que o comprador pagou?

A quota-parte que refere no anexo G 4, coloco 100% se colocar o valor que me cabe só a mim  ou coloco 16.66% ( uma vez que somos 6 proprietários do imóvel 1/6 ) e colocar no valor de venda o valor total pago pelo comprador?

Em relação aos encargos, pagamos a imobiliária um valor, esse valor tenho que colocar só o que cabe a mim ou o valor total da comissão pago a eles? 

Agradeço desde já a atenção que possam dispensar. 

Edited by Filipe Moreira
    Acrescentar mais uma questão sobre os encargos.
    JRJordao

Na declaração de IRS só se indicam valores que pertencem aos titulares da declaração e seus dependentes. Os rendimentos e despesas de outras pessoas pertencem às declarações deles.

Assim, cada um declara os seus valores: 1/6 do valor de aquisição do imóvel, 1/6 do valor de venda do imóvel, 16,66% de quota-parte

Quanto aos encargos, a minha opinião é que cada um devia declarar o valor que tem em fatura com o seu NIF (idealmente, dividiram a despesa da imobiliária em 6 faturas). Mas o Tutorial da AT menciona simplesmente que se deve declarar a parte respetiva (no vosso caso 1/6) das despesas.

Edited by JRJordao