Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

  • Pagamento parcial da escritura


    Helder Martinho

    Recommended Posts

    Helder Martinho

    Boa noite!

    Gostaria de saber se me poderiam esclarecer na seguinte questão.

    É possível assinar a escritura fazendo um pagamento parcial do valor do imóvel?

    Estamos com um crédito bancário aprovado para a compra de um imóvel (que vou designar como: casa), mas o valor do crédito é inferior ao valor da compra (como é normal). O valor restante vem da venda do nosso actual imóvel (que vou designar como: apartamento), mas como só poderemos vendar o apartamento quando tivermos casa para aonde ir, queria saber se é possível fazer a escritura e mencionar por exemplo que nesse momento da escritura é pago um determinado valor e que o valor restante será pago aquando da venda do apartamento ou até uma data limite definida no mesmo documento. Sei que parece mais um contrato promessa mas nem sei se é válido ou se o próprio banco aceita estes termos para libertar o dinheiro do crédito (segundo sei, e é pouco, o dinheiro do crédito só é entregue pelo banco contra assinatura da escritura).

    Resumindo, para pagar/comprar a casa, precisamos do montante do empréstimo mas também de uma parte do que virá da venda do apartamento. Há forma de solucionar isto ?

    Fico desde já agradecido pelos vossos esclarecimentos.

    Link to post
    Share on other sites
    Guest Paula

    Boa tarde. Penso que o banco não aceitará esses termos na escritura e, provavelmente, o vendedor da casa também não. O normal será vender o seu apartamento e acordar com o comprador um período de tempo para libertar o mesmo (pode sugerir o pagamento de uma "renda") ou alugar um outro apartamento enquanto não compra a casa. Também pode ver com o vendedor desta se seria possível fazer a mudança antes de assinar a escritura, só com o contrato promessa de compra e venda, propondo o pagamento da tal "renda" por esses meses extra. Ou seja, entre a venda do apartamento e a compra da casa, provavelmente terá de arranjar uma solução intermédia em que estará a alugar um espaço provisório.

    Link to post
    Share on other sites

    Join the conversation

    You are posting as a guest. If you have an account, sign in now to post with your account.
    Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

    Guest
    Reply to this topic...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

    ×
    ×
    • Create New...