Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pagamento parcial da escritura

Helder Martinho

Recommended Posts

Helder Martinho

Boa noite!

Gostaria de saber se me poderiam esclarecer na seguinte questão.

É possível assinar a escritura fazendo um pagamento parcial do valor do imóvel?

Estamos com um crédito bancário aprovado para a compra de um imóvel (que vou designar como: casa), mas o valor do crédito é inferior ao valor da compra (como é normal). O valor restante vem da venda do nosso actual imóvel (que vou designar como: apartamento), mas como só poderemos vendar o apartamento quando tivermos casa para aonde ir, queria saber se é possível fazer a escritura e mencionar por exemplo que nesse momento da escritura é pago um determinado valor e que o valor restante será pago aquando da venda do apartamento ou até uma data limite definida no mesmo documento. Sei que parece mais um contrato promessa mas nem sei se é válido ou se o próprio banco aceita estes termos para libertar o dinheiro do crédito (segundo sei, e é pouco, o dinheiro do crédito só é entregue pelo banco contra assinatura da escritura).

Resumindo, para pagar/comprar a casa, precisamos do montante do empréstimo mas também de uma parte do que virá da venda do apartamento. Há forma de solucionar isto ?

Fico desde já agradecido pelos vossos esclarecimentos.

Boa tarde. Penso que o banco não aceitará esses termos na escritura e, provavelmente, o vendedor da casa também não. O normal será vender o seu apartamento e acordar com o comprador um período de tempo para libertar o mesmo (pode sugerir o pagamento de uma "renda") ou alugar um outro apartamento enquanto não compra a casa. Também pode ver com o vendedor desta se seria possível fazer a mudança antes de assinar a escritura, só com o contrato promessa de compra e venda, propondo o pagamento da tal "renda" por esses meses extra. Ou seja, entre a venda do apartamento e a compra da casa, provavelmente terá de arranjar uma solução intermédia em que estará a alugar um espaço provisório.