Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Mais valias - herança imóvel

Teresa Graca

Recommended Posts

Teresa Graca

Somos três irmãs. Eu sou a única que mantenho residência fiscal desde sempre, na casa comprada antes de 1989 pela minha mãe e com quem ainda resido. Em caso de óbito da nossa mãe e em termos de herança, tenho alguma vantagem, nomeadamente no que diz respeito à isenção do Imposto de Selo sobre a  eventual venda da mesma?

JRJordao

Poderá ter isenção de IRS sobre as mais-valias ao aplicar todo o valor (a sua parte) da venda na aquisição de nova habitação própria permanente.

jopsilveira
    14 minutes ago, Teresa Graca said:

A questão do ano de compra da casa 1989, que por lei dá isenção das mais valias ? Aqui não será aplicável ? 

O meu pai faleceu em Dezembro. E o apartamento foi comprado em 1979. Não tenho qualquer isenção e confesso que não percebo qual isenção que se está a referir.

Há efectivamente uma isenção, mas é para o proprietário que venda, enquanto vivo. Não quando passar para uma herança. Senão seria uma festa e não haveria mais-valias para quase ninguém...

Mas isto sou eu a divagar...

Edited by jopsilveira
    JRJordao
    há 14 minutos, Teresa Graca disse:

A questão do ano de compra da casa 1989, que por lei dá isenção das mais valias ? Aqui não será aplicável ? 

Dá isenção a quem comprou antes de 1989 ou seja a sua mãe. Quem herdou posteriormente, é como se tivesse comprado no ano da herança.

há 3 minutos, jopsilveira disse:

Há efectivamente uma isenção, mas é para o proprietário que venda, enquanto vivo. Não quando passar para uma herança. Senão seria uma festa e não haveria mais-valias para quase ninguém...

Herança de isenção ;)

Carlos M Pinheiro

Eu sou residente fiscal no Canada recebi um imovel em 1999 por heranca foi

vendido em Novembro 2021 o valor fiscal era 45.300 E foi vendido por 85.000 E

tive despesas de 5.000 E na venda. Como vou fazer para as mais valias.

Edited by Carlos M Pinheiro