Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IVA vendas Internet no ETSY

MRMatos

Recommended Posts

MRMatos

Boa tarde

Venho abrir um tópico visto que não encontro muita informação online neste assunto.

Vendo artigos vintage no ETSY. estou inscrita nas finanças como vendas a retalho na internet e à distancia. Neste momento estou a pagar a um contabilista mas também nao tem ainda muitas respostas.

a actividade so foi aberta em junho deste ano, e já ascendi os 5 000 euros de vendas. encontro-me no regime de isenção de Iva ao abrigo do art 53º, mas este regime tem um teto limite de 12500 euros ao ano. A cada venda no etsy emito fatura-recibo no portal das finanças, e incluo o valor total (artigo + portes) como me aconselhou o contabilista. Acontece que em Portugal os envios de CTT estão isentos de IVA. Ou seja, um dia que passe ao regime normal de Iva - em que ultrapasse o volume dos 12500 euros de vendas - os 23% (ou percentagem de IVA de acordo com o país de destino) vão incidir sobre o valor total com os portes. Mas as despesas que tenho em portes não serão depois dedutíveis em IVA a entregar ao estado. Não entendo porquê os CTT estarem isentos.

Isto coloca o proprio negocio, a sua viabilidade em risco, uma vez que vai "comer" a margem de lucro.

Há alguem que venda no etsy ou outro marketplace? como se organizam em termos de finanças? passam facturas no portal das finanças ou usam um sistema de faturação à parte?

Tenho muitas dúvidas, liguei para as finanças mas dizem que também aguardam ainda novidades de legislação nesta matéria.

Quero fazer tudo direito e pagar os impostos que me forem devidos, mas também nao quero ficar a perder, ou que todo o fruto do trabalho seja depois para entregar em impostos. Até pq em muitos casos, só a despesa de portes pode configurar 60% do valor final do artigo.

outra questão é tambem as despesas com o site etsy ou seja, ha comissões, taxas sobre as vendas, e a declaração de IVA que eles fornecem também vem com o IVA a 0%, logo, essas despesas também nao serão dedutíveis no IVA a entregar ao estado trimestralmente.

Fiz a inscrição no OSS, que é obrigatória para vendas intracomunitarias quando se ultrapassa um total de 10 000 euros. Penso que ainda nao atingi esse limite, ate porque a maior parte das minhas vendas sao para países extracomunitarios.

São muitas duvidas, e medos de nao fazer as coisas correctamente e ficar a perder.

Deixo aqui este tópico para que outros que se encontram numa situação semelhante poderem partilhar impressões, duvidas e respostas.

cumprimentos