Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• mais valias no IRS

Guest marinela alves

Recommended Posts

Guest marinela alves

Tenho uma habitação própria e permanente na lha da Madeira, adquirida após o casamento. Por herança, sou uma das herdeiras de um apartamento em Lisboa.Quando vendermos o mesmo, terei de pagar pelas mais valias ? Mesmo investindo o dinheiro em uma habitação própria e permanente  em Lisboa? 

A segunda questão é posso ter 2 habitações próprias e permanentes em meu nome? e terei de pagar as mais valias?

Obrigada pela Vossa atenção

Marinela Alves

JRJordao

Só se pode viver "em permanência" num local a cada momento. Enquanto o imóvel na madeira for sua habitação própria permanente, outro não o poderá ser.

Terá assim mais-valias na venda do apartamento em Lisboa.

Edited by JRJordao
    A 19/08/2021 às 09:08, JRJordao disse:

Só se pode viver "em permanência" num local a cada momento. Enquanto o imóvel na madeira for sua habitação própria permanente, outro não o poderá ser.

Terá assim mais-valias na venda do apartamento em Lisboa.

Aproveitando. Se eu comprar uma 2a casa e esta passar a ser a minha hpp, ainda tenho 3 anos para vender a 1a e não pagar mais valias desta venda ( supondo que a 2a casa foi mais cara que a 1a)?

A minha dúvida é se tenho de vender primeiro e só depois comprar ou posso avançar com a compra da 2a e depois vender a 1a.

Edited by pge
    JRJordao
    há 2 horas, pge disse:

Aproveitando. Se eu comprar uma 2a casa e esta passar a ser a minha hpp, ainda tenho 3 anos para vender a 1a e não pagar mais valias desta venda ( supondo que a 2a casa foi mais cara que a 1a)?

A minha dúvida é se tenho de vender primeiro e só depois comprar ou posso avançar com a compra da 2a e depois vender a 1a.

Podes comprar a nova casa entre 24 meses antes e 36 meses depois da venda da casa antiga.

Citação

Estão ainda excluídas de tributação as mais-valias da venda de uma casa destinada à habitação própria permanente, desde que:

O valor de realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição da casa, seja reinvestido na aquisição de uma nova casa com a mesma finalidade. Nesse caso, o reinvestimento deve ocorrer entre os 24 meses anteriores ou 36 meses seguintes à venda;

Edited by JRJordao
    • Like 1
    JRJordao
    há 14 minutos, pge disse:

Os anos contam em dias corridos ou anos civis? 

Provavelmente, meses. O texto usa essa unidade e no anexo G indica-se ano+mês nas datas de compra e venda de imóvel.

Corrigi a minha resposta anterior.

Edited by JRJordao
    • Like 1
    • 6 months later...
    Sergio Soares

Boa tarde, muito obrigado pela vossa ajuda. Há uma questão que não vejo clarificada em lado nenhum. Eu comprei apartamento em 2004 por 90.000 euros, vou vender por 145.000, mas ainda devo 80.000 ao banco, que terei que liquidar. Como se calcula as mais-valias tendo em conta que o ganho serão apenas 65.000 dos 145.000 do valor da venda. O imóvel não é habitação própria permanente. Cumprimentos e desde já muito obrigado.

JRJordao

A liquidação do empréstimo só tem impacto quando vende a habitação própria permanente atual para investir numa nova.

Pode fazer o cálculo das mais-valias aqui

https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-mais-valias-imoveis/ 

Como verá, indicando que não se trata da habitação própria permanente, nem lhe é perguntado o valor amortizado.