Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Tributação IRS quando se muda a meio do Ano para Portugal

MSeixas

Recommended Posts

Boas pessoal!

Estou neste momento em processo de mudança para Portugal após trabalhar no estrangeiro durante 8 anos. Vou começar a trabalhar por conta de outrem a 15 de Setembro de 2021 e estou com dúvidas de como proceder de cara à tributação em Portugal:

• -Durante este ano trabalhei em Espanha para outro empregador, sendo considerado até agora residente fiscal em Espanha tanto para o AT Espanhola como para a Portuguesa (tenho a morada no CC em Espanha).
    • -Ao mudar-me para Portugal em Setembro, passarei menos de 183 dias em Portugal durante este ano, sendo que a minha ideia inicial era não mudar a morada, ser considerado como não residente aqui e ser taxado à taxa liberatória de 25% até ao fim do ano.
    • -A partir de Janeiro de 2022, a minha ideia era mudar a morada do CC para Portugal e pedir o estatuto de residente não habitual de cara aos anos ficais de 2022 e seguintes.

Vocês acham que esta maneira de proceder é possível?

Entretanto também me falaram de um estatuto chamado residente parcial para 2021, segundo o qual posso ser considerado como residente fiscal para a parte do ano de Setembro até Dezembro e ser taxado segundo a tabela normal de IRS durante este ano. Alguém sabe como funciona este caso e o que devo fazer, de cara à AT Portuguesa com os rendimentos obtidos no estrangeiro até Setembro de 2021 para este caso?

Obrigado pela ajuda!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites