Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pagamento de imposto no caso de devolução de dinheiro emprestado ?

miguelpereira2021

Recommended Posts

miguelpereira2021

Bom dia!

emprestei 20000€ a um amigo para investir; entretanto achei melhor pedir-lhe de volta o dinheiro porque não estava disposto a arriscar muito.

quando ele me devolver o dinheiro para a conta deve soar uma sirene nas finanças (?) certo?

Penso não haver lugar ao pagamento de impostos?

obrigado!

Edited by miguelpereira2021
    Wakka
    A 25/07/2021 às 09:59, miguelpereira2021 disse:

Bom dia!

emprestei 20000€ a um amigo para investir; entretanto achei melhor pedir-lhe de volta o dinheiro porque não estava disposto a arriscar muito.

quando ele me devolver o dinheiro para a conta deve soar uma sirene nas finanças (?) certo?

Penso não haver lugar ao pagamento de impostos?

obrigado!

Deve ser um muito bom amigo para emprestar 20k para investir lol. Vão soar bastantes alarmes sim. Quanto ao pagamento de imposto não sei dizer, visto que o dinheiro não foi utilizado para nada...diria que não.

miguelpereira2021

nope não há alarmes nenhuns. Falei com o meu banco e disseram que não havia problema nenhum. Só teria de enviar um mail a referir o empréstimo. Mais nada. 

Wakka
    há 2 horas, miguelpereira2021 disse:

nope não há alarmes nenhuns. Falei com o meu banco e disseram que não havia problema nenhum. Só teria de enviar um mail a referir o empréstimo. Mais nada. 

Claro que há alarmes, existem para transferências acima de 3000€ :) agora se dão seguimento/importância aos mesmos é outra história.

miguelpereira2021
    Posted (edited)

Perguntei ao banco se soariam alarmes nas finanças. Disseram que as finanças não têm nada a ver com isso. Só o Banco de Portugal.

Edited by miguelpereira2021
    Wakka
    há 2 minutos, miguelpereira2021 disse:

Perguntei ao banco se soariam alarmes nas finanças. Disseram que as finanças não têm nada a ver com isso. Só o Banco de Portugal.

Acredita no que quiseres :) Se perguntares o que é AML à pessoa que te atendeu ele provavelmente vai-te dizer que é a Área Metropolitana de Lisboa.

miguelpereira2021
    Agora mesmo, Wakka disse:

Acredita no que quiseres :) Se perguntares o que é AML à pessoa que te atendeu ele provavelmente vai-te dizer que é a Área Metropolitana de Lisboa.

Perguntei a dois bancos !! Ao BCP e Bankinter! …

JRJordao
    há 22 minutos, miguelpereira2021 disse:

Alarmes onde já agora ? 

Banco de Portugal, para começar.

há 9 minutos, miguelpereira2021 disse:

Muito poucas pessoas devem estar a par disso nos bancos.

https://ocantinhodajustica.blogs.sapo.pt/transferencias-de-dinheiroregras-para-17715

Dado que não se trata de nenhuma ilegalidade, o único risco será serem chamados para explicar.

Edited by JRJordao
    Wakka
    há 1 minuto, miguelpereira2021 disse:

Nada a acrescentar. Tens dois users a te dizer que soam alarmes por algum motivo. 
    Com isto não quer dizer que tenhas de fazer alguma coisa, apenas perguntaste se soavam alarmes, essa resposta é sim. Se vão fazer algo com os alarmes ou se precisas de fazer algo não sei mas essa resposta o banco também já te deu:

Citação

Só teria de enviar um mail a referir o empréstimo. Mais nada.