Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• ENI com loja física e loja online. Dúvidas...

Recommended Posts

Guest Alegrius

Boa tarde.

Vou ficar desempregado. A minha esposa também está desempregada. Nenhum de nós está (ou vai) receber subsidio de desemprego. Estou a pensar em constituir-me como ENI e abrir uma loja física e uma loja online, associada à loja física.

A ideia é a minha esposa ficar na loja física e eu em casa, a trabalhar na loja online. Poderá, no futuro, acontecer trocarmos e eu ficar na loja física e ela em casa. Queremos fazer as coisas de forma a ambos podermos estar num lado ou no outro.

Tenho algumas dúvidas:

1. Uma vez que é um negócio por conta própria e ela fazer parte do meu agregado familiar, ela pode ficar na loja física a trabalhar e a atender clientes? Ou tenho de contratá-la como empregada? Posso contratar a minha esposa como empregada??

2. O facto de ambos termos que pagarmos impostos do mesmo valor que vai entrar cá em casa, parece baixar o rendimento líquido final pelo facto de estarmos os 2 a trabalhar. Seria melhor ideia ser ela a constituir-se como ENI e ficar na loja física e eu ficar em casa na loja online? Caso fosse necessário ir umas horas para a loja física, uma ou duas vezes por semana, eu teria de ser empregado dela ou poderia ir ajudar, só pelo facto de ser esposa dela e fazer parte do seu agregado familiar?

3. Esperamos fazer mais que 10.000€/ano mas não mais de 60.000€/ano. Devo optar por contabilidade simplificada ou organizada? As despesas que esperamos ter são da renda da loja (máximo 300€/mês), eletricidade (50€/mês), preços dos artigos a vender, gasolina e despesas associadas para ir aos armazéns, seguros obrigatórios, contabilidade. Penso na contabilidade simplificada não dá para deduzir nada disso. Na organizada daria para deduzir?

Obrigado.