Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Tax-Wizard :: Preenchimento Automático da Declaração de IRS (Revolut, Degiro, eToro, XTB, Trading212, Interactive Brokers, Lightyear, Trade Republic, Tastytrade)

Joao Pedro Pereira

Recommended Posts

Joao Pedro Pereira

Para quem transaciona ações na Revolut, Degiro, eToro, XTB, Trading212, Interactive Brokers, Lightyear, Trade Republic ou Tastytrade sabe o problema que é apurar as mais-valias para declarar o IRS, e pela necessidade pessoal acabei por desenvolver uma ferramenta para apurar esse valor que estou agora a partilhar.

https://tax-wizard.eu/

Principais funcionalidades

1. - Preenchimento automático do Anexo J, Anexo E e Anexo G para o IRS de dividendos e mais-valias em ações, options, futuros, etc. 

2. - Cálculo e relatório das mais-valias em qualquer moeda suportada ( https://tax-wizard.eu/pt/currencies ) 

3. - Cálculo e relatório de dividendos e juros recebidos

4. - Várias opções de câmbio

1. - Aplicar Taxa de Câmbio de Venda a ambas as operações

2. - Aplicar Taxa de Câmbio de compra e venda separadamente

3. - Aplicar Taxa de Câmbio ao dia 31 Dezembro

5. - Cálculo e relatório por ano de mais-valias, dividendos, juros, taxas e custos de broker

6. - Permite exportar diretamente as vossas posições abertas para Yahoo Finance

7. - Relatório de Posições em aberto das várias correctoras suportadas

Correctoras atualmente suportadas e respetivos produtos financeiros: https://tax-wizard.eu/pt/p/supported-platforms

Suporte de várias funcionalidades no IRS

- Adição automática e manual de IBANs estrangeiros à declaração de IRS

- Suporte a declaração conjunta, quando mais que um contribuinte na mesma declaração é investidor

- Agregar dados no Anexo J quando existe o erro: "O nº máximo de linhas permitido no quadro 9.2A é de 2000" 

- Permite a escolha entre Anexo G e Anexo J para transações de empresas portuguesas executadas em broker sem sede em Portugal

- Permite a escolha entre Anexo G e Anexo J para transações de empresas estrangeiras executadas em broker com sede em Portugal

- Filtrar transações devido a estar abrangido pelo regime de residência parcial

- Omitir juros e dividendos já sujeitos a retenção no Anexo G

Espero que vos seja útil :)

Editado por Joao Pedro Pereira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Joao Pedro Pereira disse:

Para quem transaciona ações na Revolut sabe o problema que é apurar as mais-valias para declarar o IRS, e pela necessidade pessoal acabei por desenvolver uma ferramenta para apurar esse valor que estou agora a partilhar.

https://tax-wizard.eu/

Principais funcionalidades:

1. - Cálculo das mais-valias em USD, EUR com câmbio por dia de venda e EUR com câmbio a 31 de Dezembro - utilizando as tabelas do Banco de Portugal

2. - Preenchimento automático do Anexo J para o IRS de dividendos e mais-valias em ações

3. - Cálculo por ano de mais-valias, dividendos, taxas Revolut e US

4. - Converter os statements da Revolut em CSV (Excel)

5. - Exportar transações nos extratos para serem importadas no Yahoo Finance para quem gosta de manter lá o portfolio atualizado

Espero que vos seja útil :)

Gostei muito do UI mas sinceramente acho que quem investe via Revolut tem poucos €€ e poucas transações pelo que não sei até que ponto vais ter sucesso com a tua plataforma. Eu pessoalmente se investisse via Revolut e tivesse 2 contas nunca iria pagar os 125€ pedidos no PRO. 125€ é mais do dobro das comissões de custódia anuais da maioria das plataformas.

Não consigo testar se funciona bem porque não tenho nada na Revolut e não tens nenhum trial mas parece-me bom. Bom trabalho!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Joao Pedro Pereira

@Wakkamuito obrigado por partilhares a tua opinião. 

O pricing point de 25 € está relacionado com as horas de trabalho que se gastaria - com muitas transações - a fazer manualmente. E dessa perspectiva até é "barato". 

Quem tem poucas transações consegue fazer isso rapidamente à mão.

Mas compreendo o que dizes do valor, para o ano será certamente mais barato pois já abati as horas que gastei e o dinheiro que gastei a consultar com contabilistas para garantir que os cálculos estavam a ser bem feitos. 

A ideia do Pro é para profissionais da área como Contabilistas. Inicialmente nem existia, e foi-me sugerido por uma das contabilistas com quem estive a analisar a forma de cálculo. Aliás, ela própria acabou a comprar por ter tido vários pedidos de IRS com Revolut. 

Quem tem 2 contas - por exemplo um casal - faz mais sentido comprar 2 individuais.

A primeira intenção da proteção é quem tem 2 contas de Revolut não submeter ficheiros de ambas de uma vez só, isso iria fazer com que as contas saíssem erradas.

Novamente, muito obrigado pelo teu feedback :)!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, Joao Pedro Pereira disse:

@Wakkamuito obrigado por partilhares a tua opinião. 

O pricing point de 25 € está relacionado com as horas de trabalho que se gastaria - com muitas transações - a fazer manualmente. E dessa perspectiva até é "barato". 

Quem tem poucas transações consegue fazer isso rapidamente à mão.

Mas compreendo o que dizes do valor, para o ano será certamente mais barato pois já abati as horas que gastei e o dinheiro que gastei a consultar com contabilistas para garantir que os cálculos estavam a ser bem feitos. 

A ideia do Pro é para profissionais da área como Contabilistas. Inicialmente nem existia, e foi-me sugerido por uma das contabilistas com quem estive a analisar a forma de cálculo. Aliás, ela própria acabou a comprar por ter tido vários pedidos de IRS com Revolut. 

Quem tem 2 contas - por exemplo um casal - faz mais sentido comprar 2 individuais.

A primeira intenção da proteção é quem tem 2 contas de Revolut não submeter ficheiros de ambas de uma vez só, isso iria fazer com que as contas saíssem erradas.

Novamente, muito obrigado pelo teu feedback :)!

Concordo com os 25€ ser um preço adequado por isso é que nem me pronunciei sobre o mesmo, para alguém que tem muitas transações é realmente um time-saver, e tempo é dinheiro!! Se bem que continuo sem perceber bem quem é o publico alvo do Revolut para este tipo de operações. Por acaso agora até tenho curiosidade de saber quantas pessoas compram acções via Revolut em Portugal mas acho que é impossível saber essa métrica.

Quanto aos 125€ não tinha pensado nos contabilistas. Pensei que com o aumentar da literacia financeira já estava em desuso contratar contabilistas para fazer o IRS, se calhar estou enganado :D 
    Assim sendo o preço já me parece adequado pois se tiverem muitos clientes com ações Revolut obviamente que 125€ compensa em larga escala.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    Visitante Dumonster

Boas João,

Vou utilizar o https://tax-wizard.eu/ para preencher o anexo J este ano mas tenho um dúvida: Que extractos é que devo submeter? O da conta? O de lucros e perdas? Os dois? Devo transferir um mês de cada vez ou pode ser logo de Janeiro a Dezembro?

Era importante ter um contacto no site onde se pudessem tirar dúvidas...

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    • Joao Pedro Pereira changed the title to Tax-Wizard :: Revolut, Degiro, eToro, XTB, Trading212 e Interactive Brokers :: Preenchimento Automático da Declaração de IRS
    • 7 months later...
    A 12/02/2023 às 15:46, Joao Pedro Pereira disse:

Atualização: Agora também com suporte para XTB, Trading212 e Interactive Brokers

Boa noite,

Existe possibilidade de testar uma versão trial? Que tipo de custos é que a aplicação contabiliza? Faz a leitura diretamente do extrato da corretora, ou temos de fazer algum tipo de documento prévio para a aplicação conseguir fazer a leitura?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 months later...
    • 2 months later...
    Joao Pedro Pereira
    On 3/1/2024 at 3:33 PM, Guest Tiago Ferreira said:

Boa tarde @Joao Pedro Pereira,

Enviei um e-mail para o suporte, hello@wizardstork.com, na sequência de um erro aquando da submissão do ficheiro do broker Interactive Brokers.

Quando for oportuno, agradeço a sua atenção.

Cumprimentos

Olá Tiago, só vi agora esta mensagem mas acredito que a situação já estará resolvida. 

On 9/27/2023 at 10:20 PM, Guest Bruno said:

Boa noite,

Existe possibilidade de testar uma versão trial? Que tipo de custos é que a aplicação contabiliza? Faz a leitura diretamente do extrato da corretora, ou temos de fazer algum tipo de documento prévio para a aplicação conseguir fazer a leitura?

A aplicação contabiliza os custos associados a cada operação para a declaração de impostos. Depois contabiliza também custos genéricos do broker numa rúbrica separada como custos de acesso a bolsas, custos de custódia, etc.

Fazemos a leitura diretamente dos extratos das corretoras, sem ser preciso nenhuma ação manual do utilizador excepto fazer download desses ficheiros e submtê-los no Tax-wizard. Isto para as correctoras suportadas: https://tax-wizard.eu/pt/p/supported-platforms

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Joao Pedro Pereira changed the title to Tax-Wizard :: Preenchimento Automático da Declaração de IRS (Revolut, Degiro, eToro, XTB, Trading212, Interactive Brokers, Lightyear, Trade Republic, Tastytrade)