Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Declarar Ato Isolado em IRS

Recommended Posts

xDaphne

Boa noite,

Estava a preencher o meu IRS para submeter e surgiu-me uma dúvida. Após preencher toda a minha declaração, a simulação dava-me um valor a receber de 326€. Entretanto fui preencher o Anexo B, uma vez que passei um Ato Isolado (no valor de 1200€, sendo que paguei 276€ de IVA - o valor total era 1476€). Após preencher este anexo, o meu valor a receber, na simulação, passou a ser de 69,5€, pelo que acredito que não estão a ter em conta o IVA que já paguei pelo ato isolado. Devia estar a colocar este IVA já pago em algum campo? Onde?
    Já agora, devo colocar os 1200€ ou os 1476€? Na declaração fala em "Brutos", mas em todos os guias de preenchimento referem "Declarar o valor dos rendimentos (sem o IVA)".
    Obrigada!

JRJordao

O IRS e IVA são impostos completamente diferentes.

Não és tu que deves pagar (suportar o custo do) IVA, mas sim quem te paga o trabalho. Deves cobrar o valor do teu trabalho + IVA e não descontar o IVA da tua parte.

Logo, o facto de teres cobrado IVA não é relevante. Se tivesses feito retenção de IRS aí sim tinhas já pago imposto antecipadamente.

Assim, os 1200€ (valor bruto de IRS) são efetivamente rendimento extra, cujo imposto será pago agora pela redução no teu reembolso.

DAMP

@xDaphneTive um problema semelhante. Só reparei que algo dava mal porque o total dos rendimentos (trabalho dependente e acto isolado) não dava certo.

Para o acto isolado, há 3 coisas a ter em conta (os valores são completamente inventados):

- A empresa pagou-te um valor bruto, vamos dizer 5600 euros;
     - Tu vais receber um valor líquido, vamos dizer 4800 euros;
     - Tu vais receber IVA, no valor de 1200 euros.

Portanto na tua conta vão cair 4800 + 1200 euros, ou seja 6000 euros. Depois tens um prazo para pagar o que não é teu, os 1200 euros de IVA.

Na declaração de IRS, tens que declarar o valor bruto, os 5600 euros. 

Vais ao portal das finanças, entras com as tuas credencias, procuras lá por "acto isolado" ou "consultar recibo", algo do género. Encontras esse acto isolado, e lá dentro vais encontrar esses valores todos que falei. Na declaração de IRS colocas apenas o bruto. Esquece o IVA, não ponhas isso no IRS, não tem nada a ver.