Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Declaração mais valias venda ETF's

ChuckyPT

Recommended Posts

ChuckyPT

Olá, este ano vai ser a primeira vez que vou precisar de declarar as mais valias originadas da venda de ETF's dado que refiz o meu portfolio vendendo os ETF's de distribuição para comprar de acumulação.

Como tal vendi 8 ETF's uns que originaram mais valias e outros menos valias mas que no total originou em lucro. Já vi que vou ter que criar 8 linhas (1 para cada ETF) no Anexo J na tabela 9.2 A, se não estou em erro.

Aqui tenho então 2 dúvidas que agradeço desde já se alguém mas puder tirar:

• Usando os valores referidos no relatório anual de 2020 disponibilizado pela DeGiro verifico que o valor final de mencionado não bate certo com o real, presumo que por causa da nota indicada no mesmo: Os "ganhos/perdas realizados" são calculados utilizando as taxas de câmbio de fim de dia, tal como mostrado na janela de transações.

Na plataforma ao pesquisar pelas transações confirmo que os valores são diferentes por exemplo, na venda do Vanguard FTSE Emerging Markets ETF, o valor de venda da transação na plataforma foi de 1.180,52€ mas no relatório foi 1 186,27 €.

Qual valor devo/posso declarar? Devo declarar o do relatório embora seja mais penalizador porque teoricamente vou ser tributado tendo em conta um lucro que não tive?

O mesmo acontece para o preço de compra. Usando o valor do relatório do ano de compra (2017) verifico que é diferente: Segundo o relatório a compra foi a 1.158,94€ mas na plataforma a transação está marcada a 1.159,18€.

Segundo os relatórios, no total acabo por comprar a um preço mais baixo e a vender a um preço mais alto do que o que foi na realidade. O que me penaliza na tributação pois nos casos de mais valia saio a perder.

• Encontrei este post no reddit que fala sobre actualizar o valor da aquisição se for maior que 2 anos de acordo com isto, como os meus ETF's foram adquiridos em 2017 e vendidos em 2020 posso no valor de aquisição aplicar ainda o valor de 1.01 de forma a que o valor de aquisição seja (no caso do exemplo da questão anterior) 1 170,77€ se for o de  1.159,18€. Isto claramente que é vantajoso pois somos menos tributados na mais valia.

Posso aplicar isto em ETF's?

Desde já agradeço pela ajuda.