Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Reinvestir Mais-Valia Herança

Recommended Posts

dora.toc

Boa Tarde

Em 2020 vendemos uma casa, que após a morte do meu pai, pertencia a mim e à minha mãe! A minha mãe viveu sempre na mesma até em 2019 ter vindo viver comigo e tendo arrendado a mesma, até à venda em Outubro de 2020.

Em relação à mais-valia teremos de declará-la no IRS de 2020 no anexo G, cada uma com a sua quota parte. A minha questão é a seguinte, a minha mãe com 79 anos não pode reinvestir a mesma mais valia num PPR , por exemplo, de forma a não ter que pagar a percentagem de mais-valia ao estado?

Muito Obrigada

Wakka
    A 19/04/2021 às 14:38, dora.toc disse:

Boa Tarde

Em 2020 vendemos uma casa, que após a morte do meu pai, pertencia a mim e à minha mãe! A minha mãe viveu sempre na mesma até em 2019 ter vindo viver comigo e tendo arrendado a mesma, até à venda em Outubro de 2020.

Em relação à mais-valia teremos de declará-la no IRS de 2020 no anexo G, cada uma com a sua quota parte. A minha questão é a seguinte, a minha mãe com 79 anos não pode reinvestir a mesma mais valia num PPR , por exemplo, de forma a não ter que pagar a percentagem de mais-valia ao estado?

Muito Obrigada

Boa tarde,

Só se ainda não passaram 6 meses desde a data de realização e apenas e só em contratos de seguro de complemento de reforma (que distribuem o valor mensalmente). Caso contrário já terá que pagar a mais-valia.

Pode ver aqui:
    https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs10.aspx

Citação

7 - Os ganhos previstos no n.º 5 são igualmente excluídos de tributação, desde que verificadas, cumulativamente, as seguintes condições: (Redação da Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro)

a) O valor de realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel e, se aplicável, do reinvestimento previsto na alínea a) do n.º 5, seja utilizado para a aquisição de um ou mais de um dos produtos seguintes:

i) Contrato de seguro financeiro do ramo vida;
    ii) Adesão individual a um fundo de pensões aberto; ou
    iii) Contribuição para o regime público de capitalização

(Redação da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro)

b) O sujeito passivo ou o respetivo cônjuge ou unido de facto, na data da transmissão do imóvel, se encontre, comprovadamente, em situação de reforma ou tenha, pelo menos, 65 anos de idade; (Redação da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro)

c) A aquisição do contrato de seguro financeiro do ramo vida, a adesão individual a um fundo de pensões aberto ou a contribuição para o regime público de capitalização seja efetuada nos seis meses posteriores contados da data de realização; (Redação da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro)

d) Sendo o investimento realizado por aquisição de contrato de seguro financeiro do ramo vida ou da adesão individual a um fundo de pensões aberto, estes visem, exclusivamente, proporcionar ao adquirente ou ao respetivo cônjuge ou unido de facto uma prestação regular periódica durante um período igual ou superior a 10 anos, de montante máximo anual igual a 7,5 % do valor investido; (Redação da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro)

e) O sujeito passivo manifeste a intenção de proceder ao reinvestimento, ainda que parcial, mencionando o respetivo montante na declaração de rendimentos respeitante ao ano da alienação. (Redação da Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro)

Edited by Wakka