Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Ajuda 1ª vez preenchimento anexo G

Guest Marques

Recommended Posts

Guest Marques

Boa tarde a todos.

Vendi um andar em 2020, que era a minha Habitação Própria e Permanente (HPP) e como é a minha primeira vez nunca preenchi o anego G. Já li a ajuda de preenchimento, mas existem muitas coisas que lá não são explicadas, pelo menos em linguagem corrente e que o português comum perceba.
    Sou casado com comunhão de adquiridos, e já eramos casados quando adquirimos o imóvel, logo ambos tínhamos 50% deste, apesar de na caderneta predial e aquando do pagamento do IMI só aparecesse o meu nome.
    Entretanto já adquirimos nova casa (HPP), mas só em janeiro deste ano é que fizemos escritura, apesar o CPCV e o pagamento do sinal (valor do reinvestimento) ter sido feitos em novembro de 2020.
    Assim as minhas dúvidas no preenchimento do anexo G são as seguintes:
        i) No quadro 4, apesar de ter optado pela tributação conjunta, não existe a possibilidade de selecionar ambos como titulares, assim como devo fazer?
    1 - Coloco um na linha 4001 e outro na 4002, divido os valores da realização, aquisição e despesas pelos dois e coloco 50% na quota parte?
    2- Só me coloco a mim e os valores totais de tudo na primeira linha e eles sabem que os valores pertencem aos 2?

ii) No caso de ser a opção 1 levantam-se as dúvidas seguintes, no quadro 5 (reinvestimento), coloco o 4001 no 5002 e o 4002 no 5003? é que na ajuda diz que os campos 5003 e 5004 é só para o caso de ter sido adquirido em datas diferentes(divórcio, partilha, herança), que não é o caso. É que o reinvestimento é sobre o total da realização e não sobre os 50% que coloco na linha 4001.

iii)Quanto ao valor reinvestido, este foi reinvestido aquando da assinatura do CPCV, ainda em 2020, tendo a escritura sido feita apenas em janeiro de 2021, data do empréstimo do crédito habitação, posso colocar esse valor já no campo 5008 ou, como a escritura foi só em 2021, só para o ano 2022 é que o posso colocar no campo 5009? É que para as finanças eu só sou proprietário do novo imóvel a partir de 2021.

iv) O campo 5005 pede o valor em dívida do empréstimo com que intuito? o calculo da mais valia não é efetuado entre a diferença do valor da realização e do valor de aquisição?

v) Este valor é englobado diretamente ou tenho que selecionar alguma coisa? É que já procurei e não encontro nenhum campo para selecionar e na simulação o valor não me aparece no total nem vejo alterações no montante a receber/pagar.

vi) Mais algum campo que devo preencher?

E é isto, o que pode parecer simples a uns torna-se complicado para outros, tanto pela linguagem técnica usada como pela situação de cada um, que pode ser parecida com a de outro mas nunca é bem igual.

Agradeço desde já toda a ajuda e disponibilidade na resposta a estas dúvidas.