Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo G - Tributação conjunta (venda de imóvel)

FábioVG

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou unido de facto com tributação conjunta e este ano preciso declarar a venda de um imóvel que ocorreu em 2020 e o valor foi reinvestido em 2021 após pagamento do empréstimo bancário, mas não estou a conseguir preencher o Anexo G.

Se no quadro 4, preencho duas linhas (uma para o Sujeito Passivo A e outra para o Sujeito Passivo B), dividindo os valores pelos dois, ao preencher o quadro 5, apenas consigo declarar amortizações de empréstimos e reinvestimentos de um dos titulares (no campo 5002).

A única forma de conseguir obter os dados corretos relativamente ao reinvestimento e valor de amortização, seria alocar todo o valor e custo apenas a um sujeito passivo.

Já liguei para a AT 2 vezes e enviei email e em cada interação obtive respostas distintas (e todas me parecem incorretas porque os campos que me indicaram que deveria preencher têm outra finalidade).

Li em vários tópicos a interpretação de que deverá apenas colocar-se a opção Sujeito Passivo B no quadro 4 e colocar as despesas a 100%. Mas fico com dúvidas porque a ser desta forma, a AT não deveria dar esta indicação aquando das interações? Além disso, ao colocar todas as despesas num só sujeito passivo, não haverão cruzamento de dados?

Conseguem ajudar por favor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não cheguei a simular em separado uma vez que temos um dependente em conjunto. Em último recurso, divido as despesas do dependente e submeto as declarações dessa forma. Mas sendo um problema recorrente este ano, não entendo porque é que existe tanta informação contraditória acerca deste assunto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites