Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Anexo G - Tributação conjunta (venda de imóvel)

Recommended Posts

FábioVG

Boa tarde,

Estou unido de facto com tributação conjunta e este ano preciso declarar a venda de um imóvel que ocorreu em 2020 e o valor foi reinvestido em 2021 após pagamento do empréstimo bancário, mas não estou a conseguir preencher o Anexo G.

Se no quadro 4, preencho duas linhas (uma para o Sujeito Passivo A e outra para o Sujeito Passivo B), dividindo os valores pelos dois, ao preencher o quadro 5, apenas consigo declarar amortizações de empréstimos e reinvestimentos de um dos titulares (no campo 5002).

A única forma de conseguir obter os dados corretos relativamente ao reinvestimento e valor de amortização, seria alocar todo o valor e custo apenas a um sujeito passivo.

Já liguei para a AT 2 vezes e enviei email e em cada interação obtive respostas distintas (e todas me parecem incorretas porque os campos que me indicaram que deveria preencher têm outra finalidade).

Li em vários tópicos a interpretação de que deverá apenas colocar-se a opção Sujeito Passivo B no quadro 4 e colocar as despesas a 100%. Mas fico com dúvidas porque a ser desta forma, a AT não deveria dar esta indicação aquando das interações? Além disso, ao colocar todas as despesas num só sujeito passivo, não haverão cruzamento de dados?

Conseguem ajudar por favor?

JRJordao

Este ano tem havido testemunhos de dificuldades em declarar venda de imóveis com dois titulares.

Ser-vos-ia desvantajoso fazerem as duas entregas em separado? Têm sempre essa possibilidade.

• Upvote 1
    FábioVG

Não cheguei a simular em separado uma vez que temos um dependente em conjunto. Em último recurso, divido as despesas do dependente e submeto as declarações dessa forma. Mas sendo um problema recorrente este ano, não entendo porque é que existe tanta informação contraditória acerca deste assunto.