Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS declaraçao da renda

Christian dos santos

Recommended Posts

Christian dos santos

Boa tarde,

A minha duvida é a seguinte, atualmente estou a viver com a minha namorada ha mais ou menos 8 meses num apartamento alugado, nenhum dos dois temos a morada fiscal nesta casa arrendada.

Podemos descontar na mesma as rendas? O contrato e os recibos estão a nome dos dois e eu ja vi que cada um declara 50%.

Mas vi por ai que não podemos fazer nada de isso se a nossa morada fiscal não for a de esta casa que arrendamos.

Edited by Christian dos santos
    JRJordao
    há 6 horas, Christian dos santos disse:

Boa tarde,

A minha duvida é a seguinte, atualmente estou a viver com a minha namorada ha mais ou menos 8 meses num apartamento alugado, nenhum dos dois temos a morada fiscal nesta casa arrendada.

Podemos descontar na mesma as rendas? O contrato e os recibos estão a nome dos dois e eu ja vi que cada um declara 50%.

Mas vi por ai que não podemos fazer nada de isso se a nossa morada fiscal não for a de esta casa que arrendamos.

Citação

Alguns contribuintes que vivem em casa arrendada não veem esse valor ser considerado nos encargos com imóveis. Há dois motivos: ou o senhorio não comunicou ao Fisco ou há um desfasamento entre a morada fiscal e a permanente. 

Quer isto dizer que para quem mora numa casa arrendada cujo endereço não corresponda à morada fiscal, junto da Autoridade Tributária (AT), o benefício fiscal não é considerado. 

"Não sendo o domicílio fiscal do contribuinte, não há direito a benefício fiscal. Essa condição é fundamental para se usufruir da dedução à coleta máxima de 502 euros", explicou Ernesto Pinto, fiscalista da DECO Proteste, em declarações ao Notícias ao Minuto.

Fonte:   https://www.noticiasaominuto.com/economia/1221250/tem-casa-arrendada-nem-sempre-renda-pode-ser-deduzida-no-irs-eis-porque