Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• IRS pai falecido?

Guest Sofia Ferreira

Recommended Posts

Guest Sofia Ferreira

Olá.

Gostaria só de confirmar uma informação, pois fiquei órfã e não sei ainda todas as obrigações a cumprir.

O meu pai faleceu em Novembro de 2020, tendo estado sempre a trabalhar por conta de outrem até então. Pelo que li neste artigo, se já "tiverem feito a partilha de bens do falecido, não existe imposto a pagar, além de não ser necessário declarar esses mesmos bens na declaração de IRS". Neste caso sou a única herdeira e já tratei da habilitação de herdeiros. Assim, aplica-se a isenção referida ou devo preencher a declaração referente aos rendimentos do meu pai em 2020? E/ou devo incluir algo referente à herança na minha própria declaração?

Desde já obrigada.

JRJordao

Não é declarado em (no seu) IRS a herança que recebeu. As heranças são do âmbito do Imposto do Selo, do qual deve ter entregue o modelo 1 aquando da habilitação de herdeiros.

A declaração de IRS de 2020 do seu pai deve ser entregue.

Edited by JRJordao
    Guest L. Aires

estou numa situação idêntica, como já fizemos a habilitação de herdeiros já foi atribuido um NIF de herança, o IRS que se deve entregar é com que NIF? da minha mãe?) ou com o NIF da herança?

E é necessário fazer alguma referência no meu IRS?

Obrigada

JRJordao

Os rendimentos auferidos pelo falecido são declarados com o NIF dele!

Quando há viúvo, pode ser feita uma entrega conjunta com as credenciais do viúvo que será o titular A e o falecido indicado na folha de rosto onde menciona "sociedade conjugal - óbito de um dos cônjuges". Nos anexos o falecido passa a ser identificado como titular F.

Quando já não há viúvo, ou o viúvo prefere a entrega em separado, é feita a entrega com as credenciais do falecido.

https://www.e-konomista.pt/falecimento-de-titular-de-rendimentos/

O IRS dos herdeiros não sofre qualquer alteração devido ao recebimento da herança.

Edited by JRJordao