Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Duvida acerca do IRS Jovem

Guest Joao

Recommended Posts

Guest Joao

Boa tarde a todos,

Vi algumas informações acerca do IRS Jovem disponibilizadas pela AT que me suscitaram algumas duvidas.

No meu caso em concreto, terminei a licenciatura em Julho de 2018 e em Janeiro de 2019 comecei a trabalhar por conta de outrem e em 2020 já fiz o IRS como independente.

Os meus rendimentos coletáveis, incluindo os rendimentos isentos, da categoria A, são inferiores a € 25.075.

A minha questão é, se posso entregar a declaração do IRS referente aos rendimentos de 2020 usufruindo do IRS Jovem.

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar. 

Com os melhores cumprimentos.

JRJordao

Também tenho encontrado (aparentes) contradições no que tenho lido.

Estou a acompanhar um caso semelhante ao teu, em que o simulador está a atribuir a isenção máxima (30% com o limite de 3291,08€).

Sugiro que faças a tua simulação desse cenário. No anexo A, aplicas o código 417 (em vez do 401) aos rendimentos de trabalho no quadro 4A, e preenches abaixo o quadro 4F.

Simula e vê quando te abate nos rendimentos globais.

Diogo.Cristovao96

Também tenho dúvidas neste caso. Eu comecei a trabalhar por conta de outrem em 2018 sendo que 2020 foi o meu 3º ano de atividade.

Ainda posso usufruir do IRS Jovem?

Edited by Diogo.Cristovao96
    erro de escrita
    Guest Joao
    há 45 minutos, JRJordao disse:

Também tenho encontrado (aparentes) contradições no que tenho lido.

Estou a acompanhar um caso semelhante ao teu, em que o simulador está a atribuir a isenção máxima (30% com o limite de 3291,08€).

Sugiro que faças a tua simulação desse cenário. No anexo A, aplicas o código 417 (em vez do 401) aos rendimentos de trabalho no quadro 4A, e preenches abaixo o quadro 4F.

Simula e vê quando te abate nos rendimentos globais.

Boa tarde, 

Após ter feito a simulação, a conclusão a que cheguei é exatamente essa que referiu. Está a ser aplicada a isenção de 30%, ao meu rendimento foram abatidos os 3291,08€.

JRJordao
    há 18 minutos, Diogo.Cristovao96 disse:

Também tenho dúvidas neste caso. Eu comecei a trabalhar por conta de outrem em 2018 sendo que 2020 foi o meu 3º ano de atividade por conta de outrem.

Ainda posso usufruir do IRS Jovem?

Segundo li, não conta o ano em que se terminou os estudos. Se terminaste em 2018, os anos de trabalho só contariam a partir de 2019. Mas o simulador parece achar que contam a partir de 2020! Experimenta.

JRJordao

Se reunem as condições de idade e escolaridade, mesmo que tenham dúvidas sobre "o ano" em que se encontram, e o simulador vos atribui isenção, na minha opinião podem entregar como IRS Jovem.

O pior que pode acontecer é o simulador ter bugs (também) nessa área e virem a ter um resultado menos favorável (tipicamente, um menor reembolso).

• 1 month later...
    Pedro Magalhaes

Boa noite pessoal, estou na mesma situação, terminei licenciatura em 2018, em 2019 inicie um estagio profissional, em dezembro de 2019 assinei contrato efetivo com a empresa. e em 2020 ja fiz o meu irs sozinho.

Este ano entreguei o irs com a opçao do irs jovem, hoje apareceu a notificação que continha erros e nao estaria elegivel para o IRS jovem, conseguem ajudar?

A AT diz que em 2020 a lei nao existia pelo qual não se aplica, acho muito estranho isto ou é minha interpetação ou a lei não é clara.

Aguardo o vosso feedback.

Obrigado.

Relembro que tenho 25 anos atualmente.