Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Declarar venda de fração de UP

Recommended Posts

Boa noite,

Tenho ideia de já ter visto discutido este assunto, mas infelizmente não consigo encontrar o topico em questão. Peço desculpa se estou a duplicar conteúdo.

Tenho uma dúvida respeitante a venda de frações de unidades de participação (neste caso é de um ETF).

É muito comum actuamente comprar-se frações de acções ou de UPs de fundos/ETFs. Acontece que fiz uma venda que contem frações de UPs. Como faço para declarar?

Imaginemos o caso:

Comprei em 2019:

1 UP @ 2€
    1.25 UP @ 2€
    1.45 UP @ 2.10€

Em 2020 vendi:

1.70 UP @ 2.5€

Como faço para calcular o preço de compra? Como sei que UPs já foram vendidas (imaginando um historico de 4 anos a comprar, com algumas vendas pelo meio)?

Obrigado pelo vosso tempo.

Cumprimentos,
    - mnml

Ducas

Em termos muito simples, é o seguinte:

Para declarar o preço de compra nesse caso, tens que ver quantas UP's vendeste em 2020.

Se em 2020 vendeste 1,70 UP a 2,50€, tens que aferir a quanto compraste essa quantidade de UP. De acordo com o exemplo dado, vendeste em 2020 a UP adquirida a 2,00€ (1ª compra de 2019) e também 0,70 de 1,25 UP adquirida a 2,00€ (2ª compra de 2019).

Portanto, o valor de aquisição das UP vendidas em 2020 terá sido de 3,12€ (2,00€ + 1,12€). Os 1,12€ estão para 0,70 UP como 2,00€ estão para 1,25 UP.

Quanto a saber que UP's já foram vendidas, há que atender também ao critério FIFO. São sempre vendidas as UP que tenhas em carteira há mais tempo.

há 8 horas, Ducas disse:

Em termos muito simples, é o seguinte:

Para declarar o preço de compra nesse caso, tens que ver quantas UP's vendeste em 2020.

Se em 2020 vendeste 1,70 UP a 2,50€, tens que aferir a quanto compraste essa quantidade de UP. De acordo com o exemplo dado, vendeste em 2020 a UP adquirida a 2,00€ (1ª compra de 2019) e também 0,70 de 1,25 UP adquirida a 2,00€ (2ª compra de 2019).

Portanto, o valor de aquisição das UP vendidas em 2020 terá sido de 3,12€ (2,00€ + 1,12€). Os 1,12€ estão para 0,70 UP como 2,00€ estão para 1,25 UP.

Quanto a saber que UP's já foram vendidas, há que atender também ao critério FIFO. São sempre vendidas as UP que tenhas em carteira há mais tempo.

Obrigado Ducas.

Portanto este trabalho tenho que ser eu a fazer, e não a plataforma que uso para os investimentos? É que são imensas transacções por ano :(

Ducas
    há 29 minutos, mnml disse:

Obrigado Ducas.

Portanto este trabalho tenho que ser eu a fazer, e não a plataforma que uso para os investimentos? É que são imensas transacções por ano :(

Penso que há plataformas que aprofundam mais a documentação fiscal fornecida ao cliente para este âmbito e há outras que fornecem uma mera listagem das operações.

Certo é que a responsabilidade por introduzir os valores corretos na declaração de IRS é do titular dos rendimentos. Portanto, sim, caso a plataforma não forneça esse tipo de informação, terás que fazer esse trabalho. E, mesmo que forneça a informação, convém analisar para ver se não há erros (pelo menos, flagrantes).

• Like 1
    A 03/04/2021 às 02:55, Ducas disse:

Alguém sabe dizer se existe uma ferramenta que ajude a fazer estes cálculos?

Obrigado.