Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Recommended Posts

HPereira

Boa tarde!

Estou a iniciar agora e estava a procura de um consultor, mas vejo aqui no fórum muitas dicas e pessoas qualificadas que talvez possam ajudar-me!

Tenho 40 anos e neste momento tenho 30mil parado em conta corrente, então pensei em (por enquanto):

- manter 15k em investimento de elevada liquidez  (poupança? aforro?, tesouro?)

- 10k investimento longo prazo (sugestões)

- 5k bolsa

Alguém tem sugestões sobre tipos de investimentos para criar uma carteira diversificada?

Ou tópicos, sites, para adquirir mais conhecimento nesta área?

Muito obrigada desde já!

Edited by HPereira
    Ricardo2028
    A 25/03/2021 às 16:12, HPereira disse:

Boa tarde!

Estou a iniciar agora e estava a procura de um consultor, mas vejo aqui no fórum muitas dicas e pessoas qualificadas que talvez possam ajudar-me!

Tenho 40 anos e neste momento tenho 30mil parado em conta corrente, então pensei em (por enquanto):

- manter 15k em investimento de elevada liquidez  (poupança? aforro?, tesouro?)

- 10k investimento longo prazo (sugestões)

- 5k bolsa

Alguém tem sugestões sobre tipos de investimentos para criar uma carteira diversificada?

Ou tópicos, sites, para adquirir mais conhecimento nesta área?

Muito obrigada desde já!

Olá HPereira, bem vindo.

Para ser possível responder às tuas questões precisas de contextualizar melhor a tua situação, como por exemplo:

- Objetivos do investimento no seu horizonte temporal

- Grau de tolerância ao risco / possível perda de capitais e experiência com investimentos

- Experiência nos mercados / investimentos

Uma boa sugestão poderá ser leres o tópico dos fundos de investimento e o dos ETFs aqui no fórum. Tem muito conteúdo dentro e fora dos instrumentos a que se referem.

Depois depende sempre daquilo que estás disposto a arriscar vs. objetivos. Por exemplo na componente "bolsa" existem vários instrumentos possíveis, ações a vulso, etfs, fundos, etc.

Se estás no início, o melhor conselho que te posso dar é tenta aumentar a tua literacia financeira ao máximo dentro daquilo que são os teus objetivos e toma as tuas próprias decisões (podes claro ouvir / ler opiniões como todos fazemos aqui no fórum). 

Bons investimentos :)

• 5 weeks later...
    goncalovf

Concordo com tudo o que o @Ricardo2028 disse.

Gostaria de acrescentar apenas uma coisa: pode ser difícil adquirir os primeiros princípios sobre literacia financeira através de um fórum. Em primeiro lugar, a informação está muito dispersa. Mas sobretudo, como os participantes no fórum já têm um nível relativamente alto de literacia financeira, as discussões assumem esse nível de conhecimento. Assim, muito conteúdo que seria importante para um iniciante acaba por não ser coberto.

Portanto, aconselho que comece com um recurso que o guiará sequencialmente pelos diferentes tópicos que levam a boas decisões de investimento. Vou-lhe sugerir dois:

• O livro I Will Teach You to Be Rich por Ramit Sethi. O livro cobre outros aspectos sobre solidez financeira (por exemplo, como negociar um salário maior ou como optimizar as poupanças) mas pode saltar para os capítulos sobre como investir.
    • O meu guia para começar a investir. Tentei ser o mais claro e conciso possível neste guia.