Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Pagamento de férias após saída de empresa

Recommended Posts

Boas,

Cessarei contrato com a minha empresa durante o mês de Janeiro, findos os 30 dias de pré-aviso.

A minha pergunta é: apesar de sair a 15 de Janeiro, terei direito ao pagamento da totalidade dos dias de férias (22 dias)?

Do que consegui apurar no código do trabalho (https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/108165886/201710020400/73481882/diploma/indice/6) a resposta parece-me afirmativa, uma vez que os dias de férias dizem respeito ao ano de 2020 e terei direito à sua totalidade a partir de 1 de Janeiro de 2021.

Assumo também que seja feito um proporcional do ano (0.5 meses?) para o pagamento de subsídios de férias e natal, estou correto?

Alguém que já tenha estado nesta situação e me pode esclarecer?

Obrigado

Não conhecia, obrigado.

Experimentei, mas fiquei ainda com algumas dúvidas, pois parece bom demais para ser verdade...

Em "Férias", coloquei 0 em "já gozadas" e "já recebido", uma vez que a 15 de Janeiro não terei gozado quaisquer dias de férias do ano nem recebido remuneração.

A conta que me faz sugere que as férias serão pagas por inteiro e também receberei um subsídio de férias por inteiro (o que não esperava). Além disso há ainda proporcionais a ser feitos de férias, subsídio de férias e natal.

Coloco um print a exemplificar, para um valor de referência de 1000€ de salário.

Edit: e não há qualquer referência ao pagamento "normal" dos 15 dias de salário de Janeiro.

print simulação.png

Edited by nautilus
    Guest Esteves
    há 10 horas, nautilus disse:

Boas,

Cessarei contrato com a minha empresa durante o mês de Janeiro, findos os 30 dias de pré-aviso.

A minha pergunta é: apesar de sair a 15 de Janeiro, terei direito ao pagamento da totalidade dos dias de férias (22 dias)?

Do que consegui apurar no código do trabalho (https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/108165886/201710020400/73481882/diploma/indice/6) a resposta parece-me afirmativa, uma vez que os dias de férias dizem respeito ao ano de 2020 e terei direito à sua totalidade a partir de 1 de Janeiro de 2021.

Assumo também que seja feito um proporcional do ano (0.5 meses?) para o pagamento de subsídios de férias e natal, estou correto?

Alguém que já tenha estado nesta situação e me pode esclarecer?

Obrigado

Não, só terias esse direito caso fosse um contrato de efetividade e estivesses há mais de 2 anos na empresa e ainda caso o contrato fosse terminado até Dezembro de 2020.
    Quanto aos 0.5 meses sobre o subsidio de natal e férias sim, mas é so isso que tens direito, nada mais.