Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• Dúvida sobre a declaração de impostos em ganhos de investimentos

Incognito

Recommended Posts

Bom dia,

Começei este ano a fazer alguns investimentos na App do Revolut em US Stocks. Tenho algumas dúvidas sobre a declaração dos meus ganhos em investimentos deste ano visto que de momento não sou residente em Portugal, sou emigrante na Polónia e pago normalmente os impostos de salário aqui. Porém a minha conta do Revolut ainda está registada em Portugal. A minha questão é: Devo declarar os meus ganhos em investimentos no Revolut em Portugal, na Polónia ou é indiferente?

Já tentei esclarecer esta questão com o suporte da Revolut e apenas me informaram que não me conseguem ajudar com esta dúvida.

Agradecia se alguem me pudesse ajudar com esta situação!

• 2 weeks later...
    Guilherme Paula
    A 11/11/2020 às 16:14, Incognito disse:

Bom dia,

Começei este ano a fazer alguns investimentos na App do Revolut em US Stocks. Tenho algumas dúvidas sobre a declaração dos meus ganhos em investimentos deste ano visto que de momento não sou residente em Portugal, sou emigrante na Polónia e pago normalmente os impostos de salário aqui. Porém a minha conta do Revolut ainda está registada em Portugal. A minha questão é: Devo declarar os meus ganhos em investimentos no Revolut em Portugal, na Polónia ou é indiferente?

Já tentei esclarecer esta questão com o suporte da Revolut e apenas me informaram que não me conseguem ajudar com esta dúvida.

Agradecia se alguem me pudesse ajudar com esta situação!

Se você hoje é residente fiscal Polonês. deve pagar imposto na Polônia. Se você está registrado na Revolut (acredito ser uma corretora), deve avisá-la que não é mais residente português. Ou eles vão fechar sua conta ou fazer um setup da conta para "investidor estrangeiro" e possivelmente voce ficará livre de tributações de dividendos na fonte em Portugal. 

Sou Brasileiro, residente fiscal no Brasil  e tenho conta bancária nos EUA e em Luxemburgo.  Meus investimentos no exterior são tributados no Brasil. Quando há alguma retenção de fonte (por exemplo, dividendos de empresas americanas ), posso compensar os tributos pagos de fonte nos EUA e não pagar nada aqui no Brasil (acordos de para evitar bitributação). 

De qualquer modo, voce também pode pedir para transferir a custodia de seus investimentos para um banco ou corretora polonesa. Mas creio que não seja necessário.