Jump to content
  • FORMAS DE POUPAR

• contrato Alemão, trabalhar remotamente de Portugal

Lovelock

Recommended Posts

Olá malta,

Estou a trabalhar por conta de outrem para uma empresa da Alemanha e vou começar a partir de Jan/2021 a trabalhar remotamente de Portugal, uma vez que a empresa está a promover esta prática junto dos colaboradores (inclusive reduzindo o escritório físico).

Estou agora a tentar perceber qual o melhor enquadramento fiscal, seg. Social e legal que me permita trabalhar de Portugal para o estrangeiro. A empresa não tem sucursal em Portugal.

Do que analisei até agora, encontrei 3 solucoes:

• - A empresa enviar-me para Portugal como trabalhador “destacado” (necessário um certificado “A1” e esta solução não deve poder ultrapassar 2 anos)

• - Deixar de ser trabalhador dependente e emitir recibos verdes de Portugal

• - Deixar de ser trabalhador dependente e criar uma unipessoal

O que gostaria de saber:

• - Conseguem explicar-me as vantagens e desvantagens das diversas soluções? Existe mais alguma possibilidade?

• - Conhecem alguém que já tenha passado pelo mesmo (Portugal/Alemanha)? Seria útil ouvir da experiência de pessoas que passaram por este caminho.

• - Conhecem algum simulador de IRS completo, que permita calcular rendimentos estrangeiros (e de forma que se perceba como os cálculos foram feitos)?

Muito obrigado pela vossa ajuda! Acredito que esta situação se esteja a tornar cada vez mais comum para vários emigrantes que consigam trabalhar remotamente de Portugal.

IceMan1910

Penso que a melhor hipotese é manter tudo na mesma. 

Não sou contabilista mas penso que dentro da UE já é possivel ter trabalhadores com a viver num determinado país e com contrato de trabalho com uma entidade noutro país.

Mas é uma questão de investigar.

Se for preciso algum registo da entidade empregadora, é uma coisa minima. Pode apenas ser preciso ter um parceiro local em Portugal que tenha programa de Payroll para garantir que os descontos são bem feitos e entegues ao estado Português.

A sua primeira hipótese é a melhor a curto prazo e dá-lhe tempo para ir pensando o que fazer a partir do 3º ano.

Manter tudo na mesma, irá penalizá-lo em termos de IRS porque passará a ser residente em PT e irá ser tributado 2 vezes.

A opção por recibos verdes acarretará certamente a necessidade de cobrar IVA (que terá muitas dificuldades em deduzir na totalidade), e fica a suas expensas os descontos para a SS.

Criar uma empresa é fácil e barato, tens o custo do contabilista, mas permite controlares o salário que queres receber (útil para ficares isento de IRS e reduzir as contribuições para a SS). Nesta hipótese tens a necessidade de pagar IRC, mas pode compensar em determinadas situações...