Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 7 horas, Francisco_ disse:

Na primeira página está um post com uma lista organizada com opções, incluindo para o S&P500 e o MSCI World. Inclui também as indicações para procurar outras opções com base em critérios caso seja necessário.

https://www.forumfinancas.pt/topic/18622-etf-exchange-traded-fund-tópico-geral-e-faq/?do=findComment&comment=183120

há 8 horas, Mouro Emprestado disse:

Nenhum em particular, os ETFs que seguem todos o mesmo índice acaba tudo por ser igual.

Tens é de ser tu a tirares a lista de ETFs e depois comparares os AUMs e a comissão de gestão de cada um e riscares todos os ETFs que sejam de replicação sintética (procura no justetf.com que tem essa informação).

Dá trabalho? Sim dá. Mas o dinheiro é teu pelo que és tu que deves fazer essa sindicância.

Muito obrigado aos dois pela ajuda! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho

Sendo que tenho o meu investimento alocado em ETF de SP500 e MSCI, que estão maioritariamente expostos aos EUA, de modo a fazer a diversificação da carteira com obrigações de divida soberana devo escolher preferencialmente as obrigações de tesouro norte americano em vez das europeias?

O meu objetivo é diversificar com obrigações de médio prazo com o ETF da iShares - IE00B3VWN393 .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/10/2020 às 11:25, Mouro Emprestado disse:

Nenhum em particular, os ETFs que seguem todos o mesmo índice acaba tudo por ser igual.

Tens é de ser tu a tirares a lista de ETFs e depois comparares os AUMs e a comissão de gestão de cada um e riscares todos os ETFs que sejam de replicação sintética (procura no justetf.com que tem essa informação).

Dá trabalho? Sim dá. Mas o dinheiro é teu pelo que és tu que deves fazer essa sindicância.

Atenção aos ETFs grátis da Degiro.

Muitos deles são sintéticos.

Não recomendo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    8 hours ago, patacascarvalho said:

Sendo que tenho o meu investimento alocado em ETF de SP500 e MSCI, que estão maioritariamente expostos aos EUA, de modo a fazer a diversificação da carteira com obrigações de divida soberana devo escolher preferencialmente as obrigações de tesouro norte americano em vez das europeias?

O meu objetivo é diversificar com obrigações de médio prazo com o ETF da iShares - IE00B3VWN393 .

Na minha opinião, sem protecção cambial acautelada será para esquecer obrigações do tesouro EUA. O risco cambial e jogo USD/EUR iria baralhar completamente esse propósito, sendo contraproducente e até perigoso para alguém que tem a vida em EUR.

Editado por Francisco_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pegando no tema que o @Rick Lusitano trouxe sobre as growth stocks que ele tem acertado em cheio.

Sabem se existe algum ETF que faça tracking deste tipo de empresas?

Em vez de meter 100% do meu "budget" em ETF's para o IWDA estava a pensar arriscar algum desse budget para um ETF de growth, visto que com ações inviduais vou ter menos retornos provavelmente.

PS: Se fosse daqueles gratuitos do Degiro melhor ainda :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Pegando no tema que o @Rick Lusitano trouxe sobre as growth stocks que ele tem acertado em cheio.

Em vez de meter 100% do meu "budget" em ETF's para o IWDA estava a pensar arriscar algum desse budget para um ETF de growth, visto que com ações inviduais vou ter menos retornos provavelmente.

Numa rápida pesquisa no justETF parece existir apenas Europe Growth. (Já agora que país costumam usar para pesquisar ETFs no justETF?)

Em FIs tens, por exemplo, estes dois que poderão ser uma opção:

LU0073232471 Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund A

LU0552385295 Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund A

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Les Paul disse:

Numa rápida pesquisa no justETF parece existir apenas Europe Growth. (Já agora que país costumam usar para pesquisar ETFs no justETF?)

Em FIs tens, por exemplo, estes dois que poderão ser uma opção:

LU0073232471 Morgan Stanley Investment Funds - US Growth Fund A

LU0552385295 Morgan Stanley Investment Funds - Global Opportunity Fund A

Mas essas são large-cap, as do Rick Lusitano acho que são mid-caps, menos conhecidas, desconfio até que nem façam parte de algum dos indices Russell, mas se fizerem devem estar no Russell2000, mas o indice deve ser blend e não growth

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Vidolz disse:

Porque não procuras no FI, ai tens uma gestão ativa, alguém que adapta a carteira ao desempenho da economia e das empresas. No site do BB encontras esses fundos, Blackrock, JP Morgam e MS de empresas tecnologicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, pge disse:

Mas essas são large-cap, as do Rick Lusitano acho que são mid-caps, menos conhecidas.

Certo, por acaso estive para para colocar essa ressalva mas depois apaguei. No entanto, o MS INVF US Growth A tem 21,96% em Mid-Caps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 4 horas, Vidolz disse:

Por acaso até acho que o MSCI World Momentum até é mais a tua cara (e há muito overlap com growth)

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00014G97

image.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Virtua disse:

Por acaso até acho que o MSCI World Momentum até é mais a tua cara (e há muito overlap com growth)

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00014G97

image.png

Olha, bem interessante!

Tem exposicão a outros mercados também, não apenas USA, o que também pretendo.

Sabes onde consigo comparar este com o IWDA?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 5 horas, Vidolz disse:

Tens os ETF de gestão activa da gestora ARK, que estão muito na bera, por seguir essas Stocks e são dos melhores ETF em retornos, actualmente;

Consegues ter exposição a esses ETFs através do Banco Best, ou podes emular a estratégia deles, vendo toda carteira deles no site da gestora dos ETF (download de ficheiro Excel) e comprando as Stocks individualmente (para o caso de não teres capital suficiente e/ou quiseres fazer os pesos de forma mais precisa, podes criar os ETFs (ou um "ETF" à tua medida, através da Trading 212, que permite compra de fracções de acções e não tem fees.**)

** Temos um tópico sobre a Trading 212 neste fórum. ;)

Editado por Rick Lusitano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Rick Lusitano disse:

Tens os ETF de gestão activa da gestora ARK, que estão muito na bera, por seguir essas Stocks e são dos melhores ETF em retornos, actualmente;

Consegues ter exposição a esses ETFs através do Banco Best, ou podes emular a estratégia deles, vendo toda carteira deles no site da gestora dos ETF (download de ficheiro Excel) e comprando as Stocks individualmente (para o caso de não teres capital suficiente e/ou quiseres fazer os pesos de forma mais precisa, podes criar os ETFs (ou um "ETF" à tua medida, através da Trading 212, que permite compra de fracções de acções e não tem fees.**)

ARK foram aqueles que investiram forte na TSLA certo?

Ficaram muito conhecidos ultimamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 1 minuto, Vidolz disse:

ARK foram aqueles que investiram forte na TSLA certo?

Ficaram muito conhecidos ultimamente.

Eles têm Tesla nos ETFs, não sei se investiram forte (depende do AUM total da gestora e da capitalização da Telsa).

Num dos ETF, o mais conhecido, ARKK, eles têm uma exposição de +1b só à TSLA, num AUM de 4.8b que o ETF tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 15 minutos, Rick Lusitano disse:

@Virtua, fica mais uma coisa para meteres no teu ábaco Python. Medir a performance destes bad boys (vs. World Momentum por exemplo). :P

O ARKK é o ETF maior e que engloba todos os temas dos outros ETF de gestão activa. Todos os ETF são globais.

Performance

As of 06/30/2020

ETF

Ticker

3 Months

YTD

1 Year

3 Years*

5 Years*

Since Inception*

ARK Innovation ETF

ARKK

61.42%

42.23%

48.99%

37.32%

29.11%

26.70%

Autonomous Technology & Robotics ETF

ARKQ

42.04%

27.13%

39.91%

20.70%

20.32%

17.21%

Next Generation Internet ETF

ARKW

60.37%

47.08%

62.86%

40.84%

34.24%

32.33%

Genomic Revolution ETF

ARKG

65.99%

55.42%

55.70%

35.60%

19.22%

19.75%

Fintech Innovation ETF

ARKF

54.12%

31.83%

41.33%

39.56%

*Annualized

Fonte: https://ark-funds.com/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 2 horas, pge disse:

Mas essas são large-cap, as do Rick Lusitano acho que são mid-caps, menos conhecidas, desconfio até que nem façam parte de algum dos indices Russell, mas se fizerem devem estar no Russell2000, mas o indice deve ser blend e não growth

Eu não compro só Mid Cap Growth, também tenho várias Large/Mega Cap Growth. Gosto de equilibrar o risco vs. retorno. Cada deve fazer o seu equilibrio pessoal. Picante q.b. é uma escolha pessoal. ;)

Por exemplo, os ETFs Ark não têm só Mid Caps também têm Large/Mega Caps, como a Telsa, Alibaba, Facebook. Terão é menos empresas de maior capitalização, mas terão mais peso individualmente do que muitas Mid Caps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Rick Lusitano disse:

Desculpa intrometer-me, mas... tenho interesse em, pelo menos, dois ETFs da ARK, contudo, estou na Degiro... há alguma forma de emular por lá?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Rick Lusitano disse:

Eu não compro só Mid Cap Growth, também tenho várias Large/Mega Cap Growth. Gosto de equilibrar o risco vs. retorno. Cada deve fazer o seu equilibrio pessoal. Picante q.b. é uma escolha pessoal. ;)

Por exemplo, os ETFs Ark não têm só Mid Caps também têm Large/Mega Caps, como a Telsa, Alibaba, Facebook. Terão é menos empresas de maior capitalização, mas terão mais peso individualmente do que muitas Mid Caps.

Tive a ver e o Invest tambem tem 3 desses ARK, K W F.

Isto são tipo ETF mais ativos ou seguem algum indice? Esquece já vi que são activos.

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 8 minutos, Dilgo disse:

Desculpa intrometer-me, mas... tenho interesse em, pelo menos, dois ETFs da ARK, contudo, estou na Degiro... há alguma forma de emular por lá?

Podes emular sim. É só ires ao site da Ark veres as carteiras (o Top 10 ou toda a carteira) e depois comprares as acções na DG.

Se um dos ETFs que queres é o ARKK, este ETF agrega todas as carteiras dos outros ETFs. Assim terás sobreposição de acções. ;)

Atenção que algumas Stocks podem ter elevados preços. Ou não teres capital suficiente para conseguires seguir à letra os pesos dos ETFs, porque as acções têm diversos preços, imagina que compras uma acção da empresa X, isso pode equivaler a mais peso no total da carteira do que querias. E se fores a comprar a carteira toda dos ETFs, isso vai te gerar mais comissões na compra e nos reforços. Talvez comprando as acções do Top 10 ou 20. **

Na Degiro tens comissões, e podes ter comissões extras se fores para muitas bolsas diferentes.

(Por isso, falei na Trading 212, que não tens fees, e podes comprar fracções de acções, mantendo não só os custos a 0 EUR e podes comprar o teu ETF e reforçar com pouco dinheiro.)

** Os ETFs da Ark tem várias acções em comum, se fores compilar as carteiras com os pesos de cada ETF, podes fazer as médias dos pesos de cada acção. E assim reduzes o nº de empresas diferentes a comprar as acções.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites