Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 2 horas, Moneymaker disse:

Boa tarde,

Plataforma Best Trading Pro. Alguém sabe como é a custódia de títulos? Contas Jumbo ou particular?

Obrigado

Não te posso garantir, mas o valor que metes na plataforma btp aparece-te no extrato da tua conta no site do best, por isso penso que seja particular. Mas vê o preçario do invest, eu pelo menos vou tirar o que tenho do btp e passar pra lá.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 2 horas, patacascarvalho disse:

Visto que tenho o IWDA e SP500 na bolsa Euronext de Amesterdão da lista exposta não consigo beneficiar de algum ETF de obrigações com comissão grátis e de acumulação contudo existe um ETF de obrigações de prazo 3-7 anos disponível na EAM com custos baixos 0.07% e de acumulação - IE00B3VWN393 .

Isso é um ETF obrigacionista sem hedge. Faz parte da lista de potenciais estudos que tenho para fazer. Impacto do hedge no fundo obrigacionista, como um todo na carteira, não apenas o impacto individual. É que o hedge tem custado quase 2% ao ano neste últimos anos... Isso come muita rentabilidade!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, Virtua disse:

Era mesmo deste gráfico que eu estava à procura:

image.png.ed2c7c105545f5948398b135e92b768d.png

Mas honestamente acho que a pessoa comum precisa de um artigo a explicar este artigo ?

Bem já li com mais calma e acho que apanhei o espirito da coisa:

- bonds até 10 anos têm comportamento proporcional ao juro. Interessante, terem rendimento e não nos devem pregar nenhum susto.

- ele que diz que a descida do juro tem mais impacto nos ganhos que a subida do juro nas perdas.

- Fiquei na duvida o quanto um etf bonds pode ser ou não "activo", de modo a atualizar as maturidades

Depois de ler vou entrar 100% bonds 25+ :)

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, pge disse:

- bonds até 10 anos têm comportamento proporcional ao juro. Interessante, terem rendimento e não nos devem pregar nenhum susto.

Todas as bonds, em termos de preço têm comportamento proporcional à duration (não ao juro). Neste caso como é maturidade tens de ver isso em pontos específicos**. Repara que quando a linha do eixo do X é 0% se houver crescimento da yield para 1% a rentabilidade vai estar exatamente na maturidade, e vice versa, de 0 para -1 (mas aí ver em Y negativo) 

** Como não está nunca (para todos os efeitos) nesse ponto específico com este crescimento teoricamente perfeito existe o conceito de duration que te diz quanto o ETF ou fundo vai variar com uma variação de 1 ponto percentual na taxa de juro. Ainda não percebi muito bem é se essa variação teria de ser teoricamente instantânea ou ao longo de um ano. Sempre pensei que tivesse de ser instantânea mas este gráfico deixou-me a pensar!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Todas as bonds, em termos de preço têm comportamento proporcional à duration (não ao juro). Neste caso como é maturidade tens de ver isso em pontos específicos**. Repara que quando a linha do eixo do X é 0% se houver crescimento da yield para 1% a rentabilidade vai estar exatamente na maturidade, e vice versa, de 0 para -1 (mas aí ver em Y negativo) 

** Como não está nunca (para todos os efeitos) nesse ponto específico com este crescimento teoricamente perfeito existe o conceito de duration que te diz quanto o ETF ou fundo vai variar com uma variação de 1 ponto percentual na taxa de juro. Ainda não percebi muito bem é se essa variação teria de ser teoricamente instantânea ou ao longo de um ano. Sempre pensei que tivesse de ser instantânea mas este gráfico deixou-me a pensar!

Este gráfico é instantâneo, é a minha interpretação, era isso que me estava a fazer confusão ao inicio. Assim q o juro sobe/desce 1% nesse instante a bond desvaloriza/valoriza. a partir daí tudo depende, se tens mais variações, se tens um fundo ativo, um etf com varias maturidades etc...É uma referência.

Do que tenho lido a melhor maneira de contrabalançar equity e bonds será o ouro, é isso? Existe alguma ferramenta onde se possa ver correlações entre ativos ou fazem á unha testando? E já agora drawdowns onde vêem, ou também fazem á unha?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    28 minutes ago, pge said:

Este gráfico é instantâneo, é a minha interpretação, era isso que me estava a fazer confusão ao inicio. Assim q o juro sobe/desce 1% nesse instante a bond desvaloriza/valoriza. a partir daí tudo depende, se tens mais variações, se tens um fundo ativo, um etf com varias maturidades etc...É uma referência.

Do que tenho lido a melhor maneira de contrabalançar equity e bonds será o ouro, é isso? Existe alguma ferramenta onde se possa ver correlações entre ativos ou fazem á unha testando? E já agora drawdowns onde vêem, ou também fazem á unha?

Também entendi desse jeito. Eu penso que se em determinado momento tenho um título de 4% e o rate desce 1% automaticamente (instantaneamente) o meu título valoriza em relação aos demais porque tem um rate mais alto do que o que está a ser pago no momento. Só ainda não entendi bem o porquê da diferença no efeito da convexão em relação às diversas maturidades.

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, patacascarvalho disse:

Também entendi desse jeito. Eu penso que se em determinado momento tenho um título de 4% e o rate desce 1% automaticamente (instantaneamente) o meu título valoriza em relação aos demais porque tem um rate mais alto do que o que está a ser pago no momento. Só ainda não entendi bem o porquê da diferença no efeito da convexão em relação às diversas maturidades.

Olhem que não, olhem que não.

eixo dos X - Interest rate at the beginning of the year

eixo dos Y - Total return ate the end of the year 

Título - A variação anual da yield

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

Olhem, que não, olhem que não.

eixo dos X - Interest rate at the beginning of the year

eixo dos Y - Total return ate the end of the year 

Título - A variação anual da yield

Sim parece teres razão. Devemos então interpretar que o juro deverá manter-se constante durante um ano depois da tal descida/subida para obtermos o return dos yy.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, pge disse:

Sim parece teres razão. Devemos então interpretar que o juro deverá manter-se constante durante um ano depois da tal descida/subida para obtermos o return dos yy.

Agora vou ter de explorar isso com quem sabe mais do que eu e ler sobre o assunto que fiquei curioso (porque pensava nessa ideia do "instantâneo"). Quando souber a certeza reporto aqui ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 1 hora, Virtua disse:

Estou aqui a preparar um artigo de diferença entre índices de preço e índices de retorno total (reinvestem dividendos, como se fossem ACC) e a diferença a longo prazo ainda é jeitosa!!

image.thumb.png.4fecd280b56ea44e55aa77a8b2641e32.png

Não sei se percebi bem, mas a diferença respeitará à dividend yeld certo?

Há um ponto que para nós Europeus interessa que respeita à tributação, no fundo/ETF, sobre os dividendos recebidos pelo fundo/ETF, uma vez que são sempre sujeitos a retenção na fonte nos EUA (assumindo as empresas que fazem parte do SP500). Essa tributação pode ser diminuída, ainda que não na totalidade, via convenções para evitar a tributação entre os EUA e o país onde o fundo/ETF se encontra domiciliado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive aqui a fazer uns testes com 4 etfs desde de 2015, variando o peso de cada um:

-ishares msci global core

-lyxor euro gov bonds 25+

-ishares gold etc

-Amundi NAREIT global

Pra todos os anos o melhor comportamento sempre foi 33/33/33/0. Maior rendimento, maior sharpe, menor desv.padrão e nos drwdowns não é sempre o melhor mas nunca foge muito do melhor. Tem melhor comportamento que carteira 50/50.

O reit não me parece que melhore em nada a carteira á exceção de um ou outro drawdown. Este reit é mundial, talvez com um europeu seja diferente

Sempre que reduzia o ouro piorava a carteira.

O que acham disto? É uma amostra fiável?

Editado por pge
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Back test desde 2006, 4 portfolios, compostos por: msci world / euro gov bonds 25+ / gold.

4 - 34/33/33

12 - 50/0/50

7 - 50/50/0

11 - 100/0/0

imagem.png.d94a25fc80e0c13c45867094c4efeb98.png

Fica um bocado dificil não incluir o ouro. Já tinha feito de 2015 e dava o mesmo resultado ( troquei o lyxor por xtracker para conseguir fazer a partir de 2006).

Deixo já agora os drawdowns.

imagem.thumb.png.5df754babfe550420eac1f4ad5be81f7.png

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acham que o iShares S&P 500 UCITS ETF (Dist) (IE0031442068) é uma boa alternativa ao ETF iShares Core S&P 500 UCITS (IE00B5BMR087)? Os retornos parecem-me ser residualmente mais baixos, mas o preço por ação é mais em conta...

Já agora, não sei se já colocaram aqui, mas este site permite encontrar ETFs a partir de determinados stocks: https://www.etfchannel.com/finder/. O entrave é que alguns não estão disponíveis na Europa...

Editado por Dilgo
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 9 horas, Dilgo disse:

Acham que o iShares S&P 500 UCITS ETF (Dist) (IE0031442068) é uma boa alternativa ao ETF iShares Core S&P 500 UCITS (IE00B5BMR087)? Os retornos parecem-me ser residualmente mais baixos, mas o preço por ação é mais em conta...

Já agora, não sei se já colocaram aqui, mas este site permite encontrar ETFs a partir de determinados stocks: https://www.etfchannel.com/finder/. O entrave é que alguns não estão disponíveis na Europa...

Esse distribui dividendos, de um ponto de vista fiscal é extremamente ineficiente se estiveres na fase de "acumulação" de capital.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    há 11 horas, pge disse:

Back test desde 2006, 4 portfolios, compostos por: msci world / euro gov bonds 25+ / gold.

4 - 34/33/33

12 - 50/0/50

7 - 50/50/0

11 - 100/0/0

imagem.png.d94a25fc80e0c13c45867094c4efeb98.png

Fica um bocado dificil não incluir o ouro. Já tinha feito de 2015 e dava o mesmo resultado ( troquei o lyxor por xtracker para conseguir fazer a partir de 2006).

Deixo já agora os drawdowns.

imagem.thumb.png.5df754babfe550420eac1f4ad5be81f7.png

O teste que fizeste tem um investimento inicial de 10k sem nenhum investimento subsequente certo?

Não sei se será muito realista. No curvo tens a possibilidade de adicionar reforços à carteira, que tornam o teste "mais realista" a meu ver (até porque... começar com 10k e acabar com 30k passados 13 anos não é lá grande coisa em termos absolutos ? )-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Mouro Emprestado disse:

O teste que fizeste tem um investimento inicial de 10k sem nenhum investimento subsequente certo?

Não sei se será muito realista. No curvo tens a possibilidade de adicionar reforços à carteira, que tornam o teste "mais realista" a meu ver (até porque... começar com 10k e acabar com 30k passados 13 anos não é lá grande coisa em termos absolutos ? )-

com rebalanceamento anual de 1*1000:

- não muda muito o cenário o 4 e 12 continuam a parecer-me os melhores

imagem.png.6be476879f8a3898987842d220b0649d.png

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Mouro Emprestado disse:

Esse distribui dividendos, de um ponto de vista fiscal é extremamente ineficiente se estiveres na fase de "acumulação" de capital.

Thanks pelo feedback! 

Dos ETFs disponíveis na Degiro e que repliquem o S&P500 qual recomendam? Apesar de não replicar o S&P500, estou inclinado para o IWDA como alternativa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Balth89 disse:

Só por curiosidade, quem é que aqui está alocado 100% em ações e 0% em obrigações. E já a agora porquê? :)

Obrigações neste momento (na minha opinião), são piores do que ter cash em carteira. O BCE e a Fed imprimem biliões para emprestar no mercado, o que faz com que o preço das obrigações esteja em alta e as yield em minimos históricos. Rende literalmente 0% de juros e quando a taxa de juro voltar aos valores de equilibrio e os bancos centrais retirarem os biliões do mercado os preços das obrigações vão descer, tornando a rentabilidade das mesmas negativa.

Estou 100% em stocks excepto no AR PPR que sei que tem Obrigações mas que reforço para ter o benecifio fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites