Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 17 horas, ToFernandes disse:

Boa tarde...eu constitui uma carteira de apenas 2 fundos 70\30...investi no IWDA e no IBCI...a minha duvida e em relação ao IBCI se e o fundo de títulos mais indicado para longo prazo.

Se alguém me puder ajudar agradeço desde ja

cumps

Sabes que tipo de ETF é o IBCI? Porque é que o escolheste?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 7 horas, Louie disse:

Sabes que tipo de ETF é o IBCI? Porque é que o escolheste?

Obrigado pelo comentário....eu estou a iniciar neste tipo de investimento...sei que o etf esta relacionado com a inflação...escolhi porque li um user a dizer que ia investir nesse etf, mas já vi pelo comentário que fiz merda...🤔

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, ToFernandes disse:

escolhi porque li um user a dizer que ia investir nesse etf, mas já vi pelo comentário que fiz merda...🤔

A "merda" não foi investires no ETF (pode ou não fazer sentido) mas sim investires porque "porque li um user a dizer que ia investir nesse etf". Tens que perceber porque investes num activo. O que ele faz, como funciona e qual é o teu plano e se ele faz sentido no teu plano!!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Virtua disse:

A "merda" não foi investires no ETF (pode ou não fazer sentido) mas sim investires porque "porque li um user a dizer que ia investir nesse etf". Tens que perceber porque investes num activo. O que ele faz, como funciona e qual é o teu plano e se ele faz sentido no teu plano!!

Obrigado Virtua pelo comentário...o meu plano e investir a muito longo prazo...sendo assim se calhar não sera o etf certo...se alguém me puder dar uma opinião eu agradecia...e vou ter que ler este tópico varias vezes para tentar aprender alguma coisa🤔

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ToFernandeseu acho que deverias ler o tópico desde o inicio. Se já leste então sugiro que releias.

Sobre o ETF, presumo que te refiras a este UBS ETF (LU) Sustainable Development Bank Bonds UCITS ETF (USD) A-acc
    O que sabes sobre bancos de desenvolvimento sustentável? Porque achas que irão dar cartas no futuro? Se queres "apostar" nestes bancos, porque é que em vez de comprares Bonds não compras Stocks?

As Bonds servem para equilibrar o portfolio e isso faz-se com as Bonds menos arriscadas (governamentais).

As Bonds ligadas à inflação e as corporativas poderão fazer parte de um portfolio em conjunto com as governamentais, mas não é aconselhável que sejam as únicas Bonds a servir de amortecedor, porque são mais sensíveis aos ciclos económicos e para isso tens as Stocks.

As carteiras mais sofisticadas têm um pouco de cada coisa mas para o investidor comum é sempre melhor o mais simples.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, ToFernandes disse:

vou ter que ler este tópico varias vezes para tentar aprender alguma coisa🤔

Tb tenho lives em que o objectivo é mesmo ensinar a investir (neste caso mesmo uma amiga minha). https://www.youtube.com/playlist?list=PLNf6XWc-wjeIpN41YMyzPjFDE1qelxAvi

Muito generalista ainda e ensina o ouvinte a criar um plano e uma carteira e depois um portfolio simples onde pode começar a sua jornada. Temos planos de seguir a carteira e ir falando sobre alternativas e outros assuntos de investimento.

Ontem fizemos a primeira de um "segundo" ciclo (chamo ciclos a cada conjunto de lives que não tem de se ver as lives anteriores para perceber). Recomendo de qualquer das formas que comeces no primeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/05/2022 às 19:56, Virtua disse:

Tb tenho lives em que o objectivo é mesmo ensinar a investir (neste caso mesmo uma amiga minha). https://www.youtube.com/playlist?list=PLNf6XWc-wjeIpN41YMyzPjFDE1qelxAvi

Muito generalista ainda e ensina o ouvinte a criar um plano e uma carteira e depois um portfolio simples onde pode começar a sua jornada. Temos planos de seguir a carteira e ir falando sobre alternativas e outros assuntos de investimento.

Ontem fizemos a primeira de um "segundo" ciclo (chamo ciclos a cada conjunto de lives que não tem de se ver as lives anteriores para perceber). Recomendo de qualquer das formas que comeces no primeiro.

Ok... vou visualizar esta serie de videos para ver se aprendo alguma coisa...obrigado

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Ora na Europa a inflacção está em altas, há uma subida de juros ainda pequena mas com perspectivas de mais subidas... Porque é que os ETF's "Euro Inflation Linked Government Bonds" estão desde o início do ano a cair cerca de 3.50%?

É porque, subindo os juros, as bonds que o ETF já tem perdem valor por terem uma yield mais baixa do que as bonds mais recentes? Mas este tipo de ETF's não deveria ter uma mistura de bonds de curto, médio e longo prazo que faria atenuar esta questão? Se estão "linkados" à inflacção, não deveriam estar a subir mais? Ou estou a ver tudo mal? :(

(fonte: Justetf.com)

Sem Título.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, Diogobc disse:

Se estão "linkados" à inflacção, não deveriam estar a subir mais? Ou estou a ver tudo mal? :(

Eles não estão linkados à inflação. Estão linkados às expectativas de inflação ;) Mesmo assim tens de ver em termos relativos. As "normais" estão a cair uns 10%. Ou seja, por estarem linkadas às expectativas de inflação estão a "ganhar"  quase 7 pontos percentuais (a cair só 3% em vez de 10%)

a diferença no último ano e meio tem sido muito significativa: image.thumb.png.213547cc336bbb08d9436ea83d91e11b.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 28/04/2022 às 18:14, Virtua disse:

Não. Estás certíssimo. Normalmente entre quem percebe mais um pouco a discussão até é o facto de ter algo em PT ou fora. Não estou propriamente preocupado com uma falência da DeGiro mas sim potenciais problemas de ela estar lá fora e poder complicar um pouco as coisas, tipo obrigar a uma deslocação por razões legais caso haja problemas etc etc

Um pouco de home bias neste caso. Mas já vi que se safa tudo em termos de banco neste país por isso prefiro ter o $ num banco nacional. Nada de mais. Os teus títulos estão segregados. Em caso de falência de uma DeGiro eles não "tomam conta". Os títulos são sempre teus.

O que é um problema quando eu próprio trabalho na área financeira :D (cada vez menos mas mesmo assim...)

E se a degiro falir têem de ir à Holanda pedir o fundo garantia deles e talvez envolver advogados.

Prefiro bancos portugueses, mesmo a nível fiscal têm toda a informação com eles, para além de conta segregada.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    46 minutes ago, Nuno Covas said:

E se a degiro falir têem de ir à Holanda pedir o fundo garantia deles e talvez envolver advogados.

Prefiro bancos portugueses, mesmo a nível fiscal têm toda a informação com eles, para além de conta segregada.

Fundos, ETFs e securities em geral não pertencem à Degiro. Portanto em caso de falência, estes valores não perderão o seu valor. Não percebo estas constantes dúvidas. Só caso haja falência do emitente é que se perderá o seu valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, jopsilveira disse:

Fundos, ETFs e securities em geral não pertencem à Degiro. Portanto em caso de falência, estes valores não perderão o seu valor. Não percebo estas constantes dúvidas. Só caso haja falência do emitente é que se perderá o seu valor.

Eles usam conta omnibus portanto não está em nosso nome, logo se falir esses activos são assegurados pelo fundo de garantia holandês julgo que é de 20000 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Nuno Covas disse:

Eles usam conta omnibus portanto não está em nosso nome, logo se falir esses activos são assegurados pelo fundo de garantia holandês julgo que é de 20000 euros.

O facto de ser conta omnibus não significa que não são segregados. Os activos são segregados, não são deles! (btw não sou advogado, é pouco mais que uma opinião mesmo que seja relativamente informada)

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/06/2022 às 21:46, fhff disse:

São tantos os investidores em Portugueses na Degiro que a malta faria uma vaquinha para contratar uns advogados holandeses 😁

Foi o que aconteceu à malta que investiu nas P2P. Se a memória não me escapa, andavam a contribuir com 10 ou 20€ para pagar aos advogados. A diferença é que nas P2P não há regulamentação nem esquemas de proteção ao investidor.

A 22/06/2022 às 10:00, Nuno Covas disse:

Nada como ir ao site verificar como é de verdade: https://www.degiro.pt/helpdesk/acerca-da-degiro/seguranca-e-protecao/se-algo-ocorrer-com-degiro-os-meus-investimentos-estao

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma duvida

este etf https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00018CYB&tab=1&InvestmentType=FE

e do mesmo tipo deste https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000X1TM&tab=1&InvestmentType=FE

são ambos mistos

pergunto isto porque 3 e 5 anos o primeiro é superior 1-2% e queria perceber porque ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, superkinas disse:

uma duvida

este etf https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00018CYB&tab=1&InvestmentType=FE

e do mesmo tipo deste https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000X1TM&tab=1&InvestmentType=FE

são ambos mistos

pergunto isto porque 3 e 5 anos o primeiro é superior 1-2% e queria perceber porque ...

A carteira do primeiro corresponde ao MSCI USA SRI Select Reduced Fossil Fuel Index e a do segundo corresponde ao SP500...ou seja, são ambos mistos mas com alocações diferentes, logo performances também diferentes. E além disso também têm comissões diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boa tarde,

Tenho o o Vanguard Lifestrategy 80 no activobank há algum tempo. Mais recentemente abri conta no banco invest, e gostaria de passar o V80 para o banco invest. É possível pedir ao activobank para transferir os títulos para o banco invest, ou pedir ao banco invest para o pedir ao activobank a transferência?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/07/2022 às 12:11, Daniel S. disse:

Boa tarde,

Tenho o o Vanguard Lifestrategy 80 no activobank há algum tempo. Mais recentemente abri conta no banco invest, e gostaria de passar o V80 para o banco invest. É possível pedir ao activobank para transferir os títulos para o banco invest, ou pedir ao banco invest para o pedir ao activobank a transferência?

De certeza que podes. Até devem ter no tarifário sob "transferência de títulos" ou algo semelhante.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 14/07/2022 às 12:11, Daniel S. disse:

Boa tarde,

Por curiosidade, pode-se saber a razão da transferência do Activo para o Invest?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...