Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

Obrigado pela resposta....sendo assim vou investir tudo no Best...já agora estou a pensar investir apenas no IWDA ou no lifestrategy... mas estou mais inclinado para o IWDA...tenho que decidir

cumps

Editado por ToFernandes
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Banco Invest, ActivoBank - CSPX ( bolsa de Amesterdão ) ou VUAA em ambos os bancos também, é o ticker da Vanguard, mas segue o mesmo index S&P 500 e tem o mesmo TER (0.07 %)

No Invest não pagas pela guarda de ETFs

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/05/2022 às 23:14, Virtua disse:

Uma pergunta que não vi em directo ontem. Quando dizes que em 2008 as obrigações europeias subiram, queres dizer que os Fundos subiram ou as yields das obrigações subiram? É que se foram as yields, os Fundos de obrigações também caíram tal como as ações ou não?

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Uma pergunta que não vi em directo ontem. Quando dizes que em 2008 as obrigações europeias subiram, queres dizer que os Fundos subiram ou as yields das obrigações subiram? É que se foram as yields, os Fundos de obrigações também caíram tal como as ações ou não?

As obrigações. O activo.

No caso do MTX (que falo na live) acabou 2007 em 114.84 e acabou 2008 em 126.80 uma subida de 10.4%

image.png.c5b9769efc9a49a46bf395d9efe6f618.png

https://www.investing.com/etfs/lyxor-euromts-global-invest-grade

image.thumb.png.6d07caa3d9a0f526614ca3508563b80d.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Virtua disse:

As obrigações. O activo.

No caso do MTX (que falo na live) acabou 2007 em 114.84 e acabou 2008 em 126.80 uma subida de 10.4%

image.thumb.png.6d07caa3d9a0f526614ca3508563b80d.png

Onde quero chegar é, pareceu-me teres dado a entender que quem tinha um FI de obrigações europeias nessa altura teria sido bom para contrabalançar com as quedas dos Fi de ações. Ora se as obrigações subiram os FI de obrigações caíram, tal como os FI de ações, certo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

As obrigações. O activo.

O MTX é um etf de obrigações, não são obrigações, ou então tou todo zarolho :), eu na live percebi "obrigações europeias"... Mas ok já percebi o que subiu foram os fundos de obrigações, logo as obrigações cairam. :)

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me que estás a confundir cenas, ou eu estou a perceber algo mal. Os fundos/ETFs de obrigações são compostos por 1000 obrigações digamos. Se as obrigações caírem o ETF tb cai. O ETF simplesmente detém as obrigações, naturalmente não pode ter o comportamento oposto aos activos que detém.

Para este ETF ter subido as obrigações que detinha na altura (provavelmente +/- em linha com a actual), obrigações Francesas, Alemãs etc tiveram de subir. Aliás em termos de anos civis foi esta a performance do MTX durante o períodos de crises (a do subprime e depois a Europeia).

image.png.19d2c2eec89a63e33e586dba261bf086.png

Isso quer dizer que as obrigações detidas pelo ETF subiram (em média) em todos os anos entre 2007 e 2013. O ETF não pode subir se as obrigações descerem. Um ETF é simplesmente um fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Onde quero chegar é, pareceu-me teres dado a entender que quem tinha um FI de obrigações europeias nessa altura teria sido bom para contrabalançar com as quedas dos Fi de ações. Ora se as obrigações subiram os FI de obrigações caíram, tal como os FI de ações, certo? 

Errado, se as obrigações sobem as yields caem, o fundo NB Obrigações Europa por exemplo, subiu quase 10% em 2008.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok...O que é para vocês "as obrigações sobem"? Na minha leiguice é "as novas obrigações da mesma coisa passam a pagar mais" (provavelmente a minha definição está errada), se passam a pagar mais os fundos caiem porque têm as mesmas obrigações só que pagam menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, pge disse:

Ok...O que é para vocês "as obrigações sobem"? Na minha leiguice é "as novas obrigações da mesma coisa passam a pagar mais" (provavelmente a minha definição está errada), se passam a pagar mais os fundos caiem porque têm as mesmas obrigações só que pagam menos.

Mas se as obrigações subiram => as yields desceram => as novas obrigações da mesma coisa passam a pagar menos

O que te estás a referir é à yield. Se a yield sobe e "as novas obrigações da mesma coisa passam a pagar mais" as obrigações que já existem caem (e os fundos tb).

É das coisas menos intuitivas daquilo que eu considero "fundamentos de obrigações". Ouviste a primeira live onde expliquei isso?

EDIT: As obrigações flutuam de preço no mercado, não são só o cupão ou a yield

EDIT2: Para mim as "obrigações subirem" é o activo valorizar. Nomeadamente o preço. Se eu comprei ontem e vender hoje. Ganhei dinheiro? Se sim é porque o activo subiu. Só isso. Nada de confusões com yields e cupões. 

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Virtua disse:

Mas se as obrigações subiram => as yields desceram => as novas obrigações da mesma coisa passam a pagar menos

O que te estás a referir é à yield. Se a yield sobe e "as novas obrigações da mesma coisa passam a pagar mais" as obrigações que já existem caem (e os fundos tb).

É das coisas menos intuitivas daquilo que eu considero "fundamentos de obrigações". Ouviste a primeira live onde expliquei isso?

Um exemplo. A sonae emite agora um emprestimo obrigacionista e paga a 4%. Em 2023 faz outro e vai pagar a 5%. As obrigações da Sonae desceram?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Virtua disse:

EDIT2: Para mim as "obrigações subirem" é o activo valorizar. Nomeadamente o preço. Se eu comprei ontem e vender hoje. Ganhei dinheiro? Se sim é porque o activo subiu. Só isso. Nada de confusões com yields e cupões. 

Certo. Não era o meu conceito, mas passou a ser :)

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, pge disse:

Um exemplo. A sonae emite agora um empréstimo obrigacionista e paga a 4%. Em 2023 faz outro e vai pagar a 5%. As obrigações da Sonae desceram?

A obrigação 2022 da Sonae quase de certeza que desceu. Há outras variantes como a maturidade etc. Mas tudo o resto constante se a taxa de juro que a Sonae tem de pagar ao mercado subiu então as anteriores tiveram que descer de preço para compensar. Senão ng queria a que paga 4%, toda a gente ia querer a que paga 5% de cupão. Simplesmente vendia a de 4% e comprava a de 5%. Mas depois vender a de 4% a quem? não havia compradores 😉 ng a queria.

Então o que acontece é (e imaginando outra vez tudo igual e contas de merceeiro) se a obrigação tem 5 anos de maturidade vai descer para 95%. Porquê?

=> A rentabilidade de quem tem a obrigação a 5% vai ser de 25% (5 anos x 5%)

=> A com o cupão a 4% vai ser 20% do cupão (5 anos X 4%) + 5% do preço (porque compraste a 95% e no fim do período ela vale 100%).

Ou seja a rentabilidade (yield) tem de ser a mesma. Ou vem do preço ou vem do cupão. Uma coisa tem de compensar a outra para o caso de obrigações que já estão no mercado.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Virtua disse:

A obrigação 2022 da Sonae quase de certeza que desceu. Há outras variantes como a maturidade etc. Mas tudo o resto constante se a taxa de juro que a Sonae tem de pagar ao mercado subiu então as anteriores tiveram que descer de preço para compensar. Senão ng queria a que paga 4%, toda a gente ia querer a que paga 5% de cupão. Simplesmente vendia a de 4% e comprava a de 5%. Mas depois vender a de 4% a quem? não havia compradores 😉 ng a queria.

Então o que acontece é (e imaginando outra vez tudo igual e contas de merceeiro) se a obrigação tem 5 anos de maturidade vai descer para 95%. Porquê?

=> A rentabilidade de quem tem a obrigação a 5% vai ser de 25% (5 anos x 5%)

=> A com o cupão a 4% vai ser 20% do cupão (5 anos X 4%) + 5% do preço (porque compraste a 95% e no fim do período ela vale 100%).

Ou seja a rentabilidade (yield) tem de ser a mesma. Ou vem do preço ou vem do cupão. Uma coisa tem de compensar a outra para o caso de obrigações que já estão no mercado.

Sim eu percebo a mecânica da coisa, e como isso afecta os já detentores de obrigações ou FI. O conceito de "obrigação subiu" é que para mim era o cupão das novas subir.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

@Virtua, desculpa lá a insistência e para arrumar isto duma vez :), mas quando um gajo ouve "as obrigações a 10 anos da Alemanha subiram", também não é o cupão que subiu, mas sim as antigas é que valorizaram?

oui. O cupão das novas emissões é mais baixo. Quando se diz as obrigações subiram foi o preço (no fundo o activo valorizou). A yield é que desce (e por consequência o cupão das novas é mais baixo).

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

quando um gajo ouve "as obrigações a 10 anos da Alemanha subiram", também não é o cupão que subiu, mas sim as antigas é que valorizaram?

"as obrigações da alemanha subiram" é como "o ouro subiu" ou "a bitcoin subiu". Não tem nada a ver com cupões, apenas com o valor de mercado do "produto" em circulação.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde...eu constitui uma carteira de apenas 2 fundos 70\30...investi no IWDA e no IBCI...a minha duvida e em relação ao IBCI se e o fundo de títulos mais indicado para longo prazo.

Se alguém me puder ajudar agradeço desde ja

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites