Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

5 hours ago, Virtua said:

True!! +/- isso

1. Para mim não há "sem dúvida" nos mercados financeiros...

2. A questão dos custos é boa, ainda por cima na live digo que escolheria ETFs por causa dos custos (por serem mais baixos). Se me disseres que alternativa ao S&P 500 ou ao MSCI World usas em fundos podemos calcular custos. Penso que seria um bom mini-vídeo. Estou a pensar se faço ou não alguns desses (ainda não me decidi mas seria um formato que me agrada e mais "to the point", estilo FAQ, com respostas a questões ou temas que surgem das live).

Para ser honesto até se pode calcular com dois fundos hipoteticamente com a mesma performance bruta e descontar o que eles cobram. Por cada 1000 euros um fundo com custo de 2% ano são 20 euros e o IWDA são 2.5 euros. Só fazer as contas. Se manténs um investimento de 1000 euros por mais de um ano já estás a ganhar (assumindo até um custo de 17.5 euros de comissão e uma compra anual). Se forem 12 mil euros basta um mês (assim contas de merceeiro). 

Que custos sao esses de 2,50 euros ao ano para o ETF? Tendo em conta que já estou a pagar guarda de títulos por deter ações , nao está isso já incluido nessa comissão ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 8 horas, Virtua disse:

True!! +/- isso

1. Para mim não há "sem dúvida" nos mercados financeiros...

Então não tens em consideração ao facto histórico que estando mais tempo dentro tem sido (na maioria das vezes) melhor do que estar menos tempo dentro? Ou seja, será que para poupares nas comissões de entrada, não estás a por em causa uma boa probabilidade de rentabilidade inerente ao facto que indices coms o World ou o SP500, têm tido uma tendência maioritariamente de crescimento? Ou há outras razões além da questão das comissões ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quando abrem conta nestas corretoras estrangeiras as contas ficam em nosso nome? se não ficam em nosso nome e se estas corretoras tiverem problemas o dinheiro não fica bloqueado e não podemos perder tudo? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, 5coroas said:

Então não tens em consideração ao facto histórico que estando mais tempo dentro tem sido (na maioria das vezes) melhor do que estar menos tempo dentro? Ou seja, será que para poupares nas comissões de entrada, não estás a por em causa uma boa probabilidade de rentabilidade inerente ao facto que indices coms o World ou o SP500, têm tido uma tendência maioritariamente de crescimento? Ou há outras razões além da questão das comissões ?

A questão das comissões é bastante óbvio: ao fazer entradas parcelares, digamos 1 vez por mês ou 2 vezes por mês, vai fazer com que as comissões vão ter um valor acumulado relevante.

A minha ideia seria entrar com 1000 euros cada mês. Mas o mais provável é nem sequer entrar…

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, jopsilveira disse:

A questão das comissões é bastante óbvio: ao fazer entradas parcelares, digamos 1 vez por mês ou 2 vezes por mês, vai fazer com que as comissões vão ter um valor acumulado relevante.

A minha ideia seria entrar com 1000 euros cada mês. Mas o mais provável é nem sequer entrar…

Estás a ficar ofuscado pelo valor das comissões e como consequência deixas de ver a estrada, que é realmente o que importa...quando ficas de fora acumulando capital (por exemplo em vez de investires 1000 por mês, juntas até 12000 e no final do ano entras, perderias (na maioria das vezes) muito mais dinheiro (pela rentabilidade não ganha) do que o que pouparias com as comissões. Não estou a debater se as comissões compensam ou não relativamente a outros instrumentos, estou a debater o entrar logo que possivel vs juntar capital e entrar mais tarde.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, jopsilveira disse:

Que custos sao esses de 2,50 euros ao ano para o ETF? Tendo em conta que já estou a pagar guarda de títulos por deter ações , nao está isso já incluido nessa comissão ?

Curioso focar-te nos 2.5€ nos ETFs mas não nos 20€ em fundos de investimento. Mas referia-me ao "on-going charge" que o @sepol referiu corretamente

há 5 horas, 5coroas disse:

Então não tens em consideração ao facto histórico que estando mais tempo dentro tem sido (na maioria das vezes) melhor do que estar menos tempo dentro?

Assumires que eu não fiz já essas contas é uma assunção grande 😉

há 5 horas, 5coroas disse:

Será que para poupares nas comissões de entrada, não estás a por em causa uma boa probabilidade de rentabilidade inerente ao facto que indices coms o World ou o SP500, têm tido uma tendência maioritariamente de crescimento? 

Cada caso acaba por ser um caso. Se pensares o impacto dos reforços mensais é mais significativo quanto maior for o peso % desses reforços na carteira. Ou seja numa carteira de um milhão guardares 1000 euros mês ou 12k ano vai dar mais ou menos ao mesmo. Se a carteira for de 50k com o mesmo nível de poupança sim, o impacto será maior e provavelmente investir todos os meses é uma mais valia vs investir anualmente. No meu caso pessoal é mais o valor poupado mensalmente ser baixo. Não vale a pena investir logo (a menos que seja por razões de plano/psicológica/pay yourself first). Andar a comprar uma UP de IWDA ou VWCE mensal como pessoal no discord do literacia financeira não é coisa que me assiste porque as comissões no banco não são grátis como na DeGiro :huh:

há 2 horas, jopsilveira disse:

É fazer as contas. Como disse provavelmente não terá impacto comprar mensalmente ou anualmente. Ou reforçares mensalmente num fundo tipo Goldman Sachs Global CORE (LU0201159711) ou no Caixa Líderes Globais (PTCXGUHM0006) e depois alterares para IWDA no final do ano. Mas são coisas interessantes de debater nas live. Sem pressas. Esperemos chegar a um ponto em que possas tomar essa decisão de forma informada (seja qual for a decisão sou fã que as pessoas tenham toda a informação para a tomar correctamente ou em linha com o que pretendem).

há 30 minutos, 5coroas disse:

O que é pretendes ganhar com isto? 

Provavelmente poupar cerca de 100 euros ao ano de comissões. Acho que a transferência da Degiro para um banco até é relativamente barato.

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Virtua disse:

Provavelmente poupar cerca de 100 euros ao ano de comissões. Acho que a transferência da Degiro para um banco até é relativamente barato.

Acho "esquisito" que seja possivel essa transferência sem implicações tributárias, como se fossem PPRs...<_<

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Acho "esquisito" que seja possivel essa transferência sem implicações tributárias, como se fossem PPRs...<_<

@Sergon chamado à recepção. Tenho ideia que fizeste uma transferência dessas não foi? Como é que isso correu? Que possíveis implicações fiscais isso terá? Sabes?

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tb estou na indecisao de fazer a transferência da.degiro.para o invest. A degiro apenas transfere com a data de compra nao com o valor da compra. Ao transferir para o.invest é assumida a data da compra na degiro e o valor da UP é o dia dia que o invest aceita a transferência. Ou seja quando se for a fazer o irs nao vai bater certo. Há casos que após muita muita insistência a degiro acaba por enviar esses dados, mas o normal é não o fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/04/2022 às 14:55, Virtua disse:

Que possíveis implicações fiscais isso terá? Sabes?

Não tem qualquer implicação fiscal. Estás a transferir títulos entre contas com o mesmo titular. Não existe qualquer venda ou resgate e o custo das UP's é determinado na aquisição inicial das mesmas.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/04/2022 às 14:51, 5coroas disse:

Se a IF onde tens os títulos for ao charco ao transferires para outro lado és penalizado fiscalmente por isso?

Editado por Louie
    não tinha visto o último post
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    On 4/12/2022 at 12:41 AM, vila said:

Eu tb estou na indecisao de fazer a transferência da.degiro.para o invest. A degiro apenas transfere com a data de compra nao com o valor da compra. Ao transferir para o.invest é assumida a data da compra na degiro e o valor da UP é o dia dia que o invest aceita a transferência. Ou seja quando se for a fazer o irs nao vai bater certo. Há casos que após muita muita insistência a degiro acaba por enviar esses dados, mas o normal é não o fazer.

No momento de fazer o IRS como é que podemos fazer prova dos valores de compra correctos? Imagino que seja com base naqueles relatórios anuais que a Degiro fornece em PDF. Só espero daqui a 10 ou 20 anos ainda os ter...

Para mim se calhar o melhor será mesmo desistir dos reforços mensais na degiro e passar a investir directamente no invest com uma periodicidade diferente e valores maiores. No longo prazo vai dar no mesmo, sem este tipo de complicações.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 11/04/2022 às 14:43, Virtua disse:

No meu caso pessoal é mais o valor poupado mensalmente ser baixo. Não vale a pena investir logo (a menos que seja por razões de plano/psicológica/pay yourself first). Andar a comprar uma UP de IWDA ou VWCE mensal como pessoal no discord do literacia financeira não é coisa que me assiste porque as comissões no banco não são grátis como na DeGiro :huh:

Virtua, supondo que o teu valor poupado mensalmente não fosse baixo, a partir de qual valor minimo achas que já irias reforçar uma vez que tivesses essa oportunidade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Virtua, supondo que o teu valor poupado mensalmente não fosse baixo, a partir de qual valor minimo achas que já irias reforçar uma vez que tivesses essa oportunidade?

Teria a ver com os custos de compra em percentagem do montante poupado. Acho que nunca mais que 0.25%. Assim por alto com custos de 10 euros para compra o mínimo seriam 4k de reforço. Mesmo assim acho que simplesmente passava para trimestral para apanhar os custos de 0.1% de mínimo em muitos bancos mas já estaria a ser picuinhas :D

Acho mesmo que os 0.25% eram o preço que começaria a pensar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Virtua disse:

Teria a ver com os custos de compra em percentagem do montante poupado. Acho que nunca mais que 0.25%. Assim por alto com custos de 10 euros para compra o mínimo seriam 4k de reforço. Mesmo assim acho que simplesmente passava para trimestral para apanhar os custos de 0.1% de mínimo em muitos bancos mas já estaria a ser picuinhas :D

Acho mesmo que os 0.25% eram o preço que começaria a pensar...

Confesso que estava (sabe-se lá porquê) à espera que dissesses 2k...os banqueiros não devem lucrar muito à tua pala. lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite...meu primeiro post...estou a pensar começar a investir em ETFs...mas depois de ver alguns comentários em relação ao perigo de ter todo o investimento na mesma instituição bancaria, em caso de falência desta, nos podemos ficar sem o nosso investimento....mas eu sempre pensei que no caso de fundos de investimento não existia esse perigo...em caso de falência os títulos seriam mudados de instituição, o banco apenas os guarda...estou a pensar errado?

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, ToFernandes disse:

estou a pensar errado?

Não. Estás certíssimo. Normalmente entre quem percebe mais um pouco a discussão até é o facto de ter algo em PT ou fora. Não estou propriamente preocupado com uma falência da DeGiro mas sim potenciais problemas de ela estar lá fora e poder complicar um pouco as coisas, tipo obrigar a uma deslocação por razões legais caso haja problemas etc etc

Um pouco de home bias neste caso. Mas já vi que se safa tudo em termos de banco neste país por isso prefiro ter o $ num banco nacional. Nada de mais. Os teus títulos estão segregados. Em caso de falência de uma DeGiro eles não "tomam conta". Os títulos são sempre teus.

A 27/04/2022 às 16:47, 5coroas disse:

Confesso que estava (sabe-se lá porquê) à espera que dissesses 2k...os banqueiros não devem lucrar muito à tua pala. lol

O que é um problema quando eu próprio trabalho na área financeira :D (cada vez menos mas mesmo assim...)

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites