Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Francisco Martins

A CMVM tem um comparador de custos de custódia e corretagem

https://web3.cmvm.pt/sai/custos_tabelas/tabela_acoes.cfm

Por exemplo, escolhendo

image.png.03fffd41846f0cf6c1fbdab818c34e9c.png

Recebemos uma tabela deste genero, onde podemos ordenar por custos/taxas e também ter um link directo para o PDF com o preçário descriminado do banco/correctora.

image.thumb.png.4d011bdf5851742926af94a5d9822fba.png

Ou no caso da custódia de títulos e processamento de dividendos em EUR:

image.thumb.png.04edd5f5d2fb2900aa2a96682b3debfc.png

Editado por Francisco Martins
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Francisco Martins disse:

A CMVM tem um comparador de custos de custódia e corretagem

https://web3.cmvm.pt/sai/custos_tabelas/tabela_acoes.cfm

Por exemplo, escolhendo

image.png.03fffd41846f0cf6c1fbdab818c34e9c.png

Recebemos uma tabela deste genero, onde podemos ordenar por custos/taxas e também ter um link directo para o PDF com o preçário descriminado do banco/correctora.

image.thumb.png.4d011bdf5851742926af94a5d9822fba.png

Ou no caso da custódia de títulos e processamento de dividendos em EUR:

image.thumb.png.04edd5f5d2fb2900aa2a96682b3debfc.png

Estou a ver mal? Bancos com centenas de euros de guarda de títulos? WTF?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, fhff disse:

Depois caberá a ti justificar as divergências com o histórico de compras que terás guardado. Também não vejo qual é o problema, tirando o trabalho adicional.

Eu conto, mais ano, menos ano, transferir a minha posição no IWDA da Degiro para outro banco/corretora. E depois continuarei a investir na Degiro nesse ou noutro instrumento equivalente.

+1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Activo Bank lançou há poucas semanas os Planos, que são semelhantes à habitual conta pacote dos grandes bancos

A novidade é que além dos habituais seguros, oferecem 1 ou 2 ordens de bolsa por mês e a guarda de títulos, por 4€ ou 9€ por mês (consoante o Plano escolhido). Este valor pode ser reduzido mediante a domiciliação de despesas e cashback em cartão de crédito.

Pode ser uma opção interessante para determinados perfis de cliente.

https://www.activobank.pt/pt/planos/Pages/planos.aspx

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Dancing Investor
    On 3/9/2022 at 2:44 PM, Virtua said:

ei caneco. Fui agora ver esta análise de novo. Não estava à espera disto.

image.thumb.png.e85ae611ecbdfcfbcf81fe042d580248.png

link.portfolyou.io/83

Olá Virtua! 

Espero que te encontres bem! Estive para comentar o teu primeiro post relativamente a este gráfico, mas acabei por deixar passar. Este segundo gráfico acabou por motivar esta mensagem.

Analisando um portfolio com ações,  obrigações e ouro, a minha interpretação é que o ouro serviria como proteção contra a inflação, eventualmente com algum apoio da parte das ações.

Claro que olhando para este gráfico (e para o retorno  negativo da parte das obrigações do meu portfolio) eu adoraria ter estas IBCI em vez da EUNA. 

No entanto, segundo o meu entendimento essa alteração iria desproteger o meu portfolio do risco de deflação, estou correto?

Obrigado e um Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/03/2022 às 20:41, Dancing Investor disse:

Claro que olhando para este gráfico (e para o retorno  negativo da parte das obrigações do meu portfolio) eu adoraria ter estas IBCI em vez da EUNA. 

Isso porque o gráfico só tem o curto prazo. 

A 3 anos (como em cima +/-):

image.png.6c0e3a2426e582b00fdcf6df7f7ed539.png

A 13 anos:

image.png.1f60f8cdbe315fd8d5ca9ba0cf381703.png

Inflation protected securities fazem sentido se o objectivo for proteger contra a inflação, não para ter + lucro

A 16/03/2022 às 20:41, Dancing Investor disse:

No entanto, segundo o meu entendimento essa alteração iria desproteger o meu portfolio do risco de deflação, estou correto?

Provavelmente não protegeriam tanto como obrigações normais estás correcto. Por isso é que o nosso portfolio se tem de alinhar com os nossos objectivos! Deflação por exemplo é algo que não me preocupa minimamente (não quer dizer que eu esteja certo, simplesmente não acredito que venha a acontecer). Alinharmos a carteira com os nossos objectivos de longo prazo e de uma forma que nos faça sentido aumenta a probabilidade de "manter o rumo", que eu acho absolutamente fundamental!!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Uma dúvida sobre o preenchimento do IRS havendo uma mais-valia na venda de um ETF domiciliado na Irlanda numa corretora estrangeira (Degiro, Paises Baixos).
    No quadro 9.2 do anexo J, devemos usar Irlanda ou Paises Baixos no país da fonte?

Agradecia o vosso comentário pois já vi opiniões diferentes relativos a isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/04/2022 às 19:17, hemateca disse:

Uma dúvida sobre o preenchimento do IRS havendo uma mais-valia na venda de um ETF domiciliado na Irlanda numa corretora estrangeira (Degiro, Paises Baixos).
    No quadro 9.2 do anexo J, devemos usar Irlanda ou Paises Baixos no país da fonte?

Agradecia o vosso comentário pois já vi opiniões diferentes relativos a isto.

O ano passado, no país da fonte utilizei sempre o do país origem da empresa (acções) ou do ETF. No teu exemplo colocaria Irlanda.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E no caso de venda de ETFs, já vi opiniões que no quadro 9.2A do anexo J usam o código:
    G01 - Alienação Onerosa de acções/partes sociais
    e outros usam
    G20 - Resgate e alienação de fundos de investimentos.

Fico confuso sobre qual usar neste caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, hemateca disse:

E no caso de venda de ETFs, já vi opiniões que no quadro 9.2A do anexo J usam o código:
    G01 - Alienação Onerosa de acções/partes sociais
    e outros usam
    G20 - Resgate e alienação de fundos de investimentos.

Fico confuso sobre qual usar neste caso.

Fácil, o que diz as instruções? "G20 Resgates ou alienação de unidades de participação ou liquidação de fundos de investimento"

O que são ETFs? não são fundos de investimento em unidades de participação? 

Qualquer das formas, penso até que meter num ou noutro vai dar igual para as finanças, mas o correcto é G20 seja para fundos SICAV como ETFs, G01 é para acções e partes sociais, ETFs não é nem um nem outro.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ETF IWDA que tanto por aqui se fala, qual o ISIN? 
    É este IE00B4L5Y983 ?

Ja agora, o que significa IWDA?

Investi toda a minha vida em fundos. Será possivelmente a primeira vez a investir em ETFs…

A compra seria feita no BEST. Há alguma comissão adicional que terei de pagar por se tratarem de ETFs?

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    38 minutes ago, jopsilveira said:

O ETF IWDA que tanto por aqui se fala, qual o ISIN? 
    É este IE00B4L5Y983 ?

Ja agora, o que significa IWDA?

Investi toda a minha vida em fundos. Será possivelmente a primeira vez a investir em ETFs…

A compra seria feita no BEST. Há alguma comissão adicional que terei de pagar por se tratarem de ETFs?

Sim, exactamente esse ISIN.

IWDA é apenas o ticker deste ETF na bolsa de Euronext Amsterdam. Em cada bolsa este ISIN tem um ticker especifico.

IWDA - deve ser iniciais para iShares World Developed Assets? Quando fizeram o ticker fizeram essa escolha.

Sim, no BEST deve ter. Podes ver aqui para mais informações e resumo disponibilizado pela CMVM, mas será melhor ver o caso especifico com o banco antes de efectuar a operação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pago já guarda de títulos por possuir ações em carteira. Um ETF é considerado um título, certo?

Nao me vai ser contada uma guarda de títulos separada (ou seja de ETF)?

E existem comissões de compra e venda no BEST, como se de uma ação se tratasse ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    49 minutes ago, superkinas said:

neste caso 12.42 por compra certo ?

12,42 euros por compra de um ETF no best ? Um pouco abusivo, não ? Não bastante superior à compra de ações ?

Se for mesmo 12,42 euros, então mais vale deixar-me ficar de fora e continuar nos fundos .

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, jopsilveira disse:

12,42 euros por compra de um ETF no best ? Um pouco abusivo, não ? Não bastante superior à compra de ações ?

Se for mesmo 12,42 euros, então mais vale deixar-me ficar de fora e continuar nos fundos .

Na plataforma BTP são 10,40 euros. No Banco Invest são 9 e tal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/04/2022 às 22:32, Virtua disse:

não correu 100% como eu queria, mas havemos de voltar ao tópico 😉

Se só reforças uma vez por ano, vais juntando o dinheiro para reforçares, ao longo do ano, sem o investires em algo durante esse periodo? 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, jopsilveira disse:

Se há estas comissões exorbitantes nos ETFs, não vejo porque vem aqui o pessoal tanto dizer que são sem duvido melhor que um fundo…

Se me arranjares um fundo msci world ou sp500 com uma taxa de 0,07% a 0,10%, eu antes preferiria um fundo do que um etf, mas como não existem (só os vanguard, mas estes em Portugal são para milionários), os etfs são melhores para LP apesar das comissões de compra/venda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Se só reforças uma vez por ano, vais juntando o dinheiro para reforçares, ao longo do ano, sem o investires em algo durante esse periodo? 

True!! +/- isso

há 3 horas, jopsilveira disse:

Se há estas comissões exorbitantes nos ETFs, não vejo porque vem aqui o pessoal tanto dizer que são sem duvido melhor que um fundo…

1. Para mim não há "sem dúvida" nos mercados financeiros...

2. A questão dos custos é boa, ainda por cima na live digo que escolheria ETFs por causa dos custos (por serem mais baixos). Se me disseres que alternativa ao S&P 500 ou ao MSCI World usas em fundos podemos calcular custos. Penso que seria um bom mini-vídeo. Estou a pensar se faço ou não alguns desses (ainda não me decidi mas seria um formato que me agrada e mais "to the point", estilo FAQ, com respostas a questões ou temas que surgem das live).

Para ser honesto até se pode calcular com dois fundos hipoteticamente com a mesma performance bruta e descontar o que eles cobram. Por cada 1000 euros um fundo com custo de 2% ano são 20 euros e o IWDA são 2.5 euros. Só fazer as contas. Se manténs um investimento de 1000 euros por mais de um ano já estás a ganhar (assumindo até um custo de 17.5 euros de comissão e uma compra anual). Se forem 12 mil euros basta um mês (assim contas de merceeiro). 

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites