Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 20 horas, Virtua disse:

VWRL nunca. É de distribuição. Se for desse estilo é o VWCE.A diferença não é muita, acho que acaba por ser uma questão de gostos!

Como é que se pode explicar isso? Em teoria, o de distribuição, como não reinveste os dividendos, não deveria estar com pior performance?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Como é que se pode explicar isso? Em teoria, o de distribuição, como não reinveste os dividendos, não deveria estar com pior performance?

Eu estava a falar da diferença entre vwce e iwda. Não de acc vs inc.

Na morningstar os acc e os inc têm quase a mesma rentabilidade pk o total return dos inc é teórico, não prático.  A morningstar nem sabe quanto "cobrar" de impostos. Penso que é teoricamente reinvestido bruto.

Fazer um acc vs inc real só com excel ao lado e fazer as contas tendo em consideração as taxas de impostos dos diferentes países etc etc

EDIT: Estava a falhar a palavra morningstar que está a negrito

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Virtua disse:

Eu estava a falar da diferença entre vwce e iwda. Não de acc vs inc.

Na morningstar os acc e os inc têm quase a mesma rentabilidade pk o total return dos inc é teórico, não prático.  A nem sabe quanto "cobrar" de impostos. Penso que é teoricamente reinvestido bruto.

Fazer um acc vs inc real só com excel ao lado e fazer as contas tendo em consideração as taxas de impostos dos diferentes países etc etc

Percebido. Obg.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/01/2022 às 14:46, John disse:

A minha ideia de comprar outro PPR seria para poder beneficiar dos beneficios fiscais a saida e porque a filosofia de investimento é via ETFs assim era uma maneira de ter outra carteira de etfs mas desta vez em fundo e num banco que teria um outro tipo de gestão.

Não sabia dessa ultima opção que falaste, no entanto depois para os reforços iria ter o mesmo problema pois no invest é cobrada uma taxa de quase 10 euros para reforços até 10 000 euros

Eu tenho Smart Invest precisamente por isso. Não sei qual é o teu horizonte temporal, mas se pesquisares aqui pelo fórum vais encontrar simulações que revelam que, tendo em consideração os dados do passado, provavelmente compensará mais no longo prazo investir em ETF's do que em PPR's, apesar da tributação à saída ser menor no PPR.

Não vais ter o mesmo problema porque depois reinicias novamente o investimento na Degiro até aos 20K. O Invest serve apenas para guardares os títulos. Se quiseres diversificar, depois podes transferir para o Best ou para o BIG que penso que também não cobram a custódia de títulos. Opções não faltam. É uma questão de analisares e amadureceres as ideias.

Editado por Louie
    Rectificação by 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Louie disse:

Eu tenho Smart Invest precisamente por isso. Não sei qual é o teu horizonte temporal, mas se pesquisares aqui pelo fórum vais encontrar simulações que revelam que compensa mais no longo prazo investir em ETF's do que em PPR's, apesar da tributação à saída ser menor no PPR.

"... que revelam que, tendo em consideração os dados do passado, mais provavelmente compensará mais no longo prazo..."

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Louie disse:

Tens razão, já editei. Tens é só um mais a mais 😃

Olha que não: mais provavelmente .... compensará mais = duas coisas distintas, o primeiro mais relativo ao grau de probabilidade e o segundo mais relativo ao grau de compensação.👴

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Louie disse:

Se quiseres diversificar, depois podes transferir para o Best ou para o BIG que penso que também não cobram a custódia de títulos. Opções não faltam. É uma questão de analisares e amadureceres as ideias.

No Big cobram comissão de custódia trimestral. Creio que são 7€ e pouco por trimestre. Abraço 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, Louie said:

Eu tenho Smart Invest precisamente por isso. Não sei qual é o teu horizonte temporal, mas se pesquisares aqui pelo fórum vais encontrar simulações que revelam que, tendo em consideração os dados do passado, provavelmente compensará mais no longo prazo investir em ETF's do que em PPR's, apesar da tributação à saída ser menor no PPR.

Não vais ter o mesmo problema porque depois reinicias novamente o investimento na Degiro até aos 20K. O Invest serve apenas para guardares os títulos. Se quiseres diversificar, depois podes transferir para o Best ou para o BIG que penso que também não cobram a custódia de títulos. Opções não faltam. É uma questão de analisares e amadureceres as ideias.

Tens o smart invest para beneficios fiscais? O meu horizonte temporal é longo mas nos primeiros cinco anos iria testar qual dos dois portfolios se comportaria melhor e depois ai decidiria em qual investir tudo. Transferir para o BIG não pode ser que eles cobram por custódia, o Best não sei.

Ou seja, sempre que atingisse os 20k na degiro transferia para o invest e eles aceitam sempre? Aqui vejo um senão que é o invest pode não ter o ETF que eu tinha na degiro, por acaso não sabes se na transferência para o Invest eles não cobram esse serviço?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, John disse:

Tens o smart invest para beneficios fiscais? O meu horizonte temporal é longo mas nos primeiros cinco anos iria testar qual dos dois portfolios se comportaria melhor e depois ai decidiria em qual investir tudo.

A meu ver, não existe grande vantagem em ter PPR se não for pelos benefícios fiscais. A curto/médio prazo poderá ser mais vantajoso devido à menor tributação à saída, mas quem consegue adivinhar/garantir retornos positivos/relevantes a curto/médio prazo? E com que nível de risco?

Podes sempre ter mais do que um PPR dentro dos benefícios fiscais. Em vez de depositares todo o capital num deles, podes repartir entre eles. No final dos 5 anos ou do prazo que entenderes, transferes o que te desagrada para o que te agrada mais. Uma boa vantagem do PPR é precisamente poder-se transferir a totalidade ou uma parte para outro.

há 10 horas, John disse:

Ou seja, sempre que atingisse os 20k na degiro transferia para o invest e eles aceitam sempre? Aqui vejo um senão que é o invest pode não ter o ETF que eu tinha na degiro, por acaso não sabes se na transferência para o Invest eles não cobram esse serviço?

Sim, porque não haveriam de aceitar? Tenho visto bastantes testemunhos e nunca reportaram problemas. Normalmente o ETF escolhido é o IWDA mas creio que se optares pelo VWCE ou um que siga o S&P500 não haverá problema. É uma questão de veres a oferta do Invest e/ou perguntares-lhes directamente.

De acordo com o preçário, a Degiro cobra 10€ por posição + custos externos. É uma questão de te informares primeiro com ambas as partes para teres uma ideia dos custos e de como se processa tudo. Sobre a Degiro podes ver aqui:

https://www.degiro.pt/helpdesk/plataforma-de-negociacao/como-transfiro-parte-ou-totalidade-do-meu-portefolio

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf (página 10)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Penso que neste caso especifico dos Smart invest é um fundo de ETFs a questão é mesmo quase só fiscal e conseguimos calcular de forma bastante aproximada. Porque aqui se o PPR é bom ou não é irrelevante. A discussão é entre imitar o SMART em ETFs directos e pagar tipo 0.25% ano ou fazer o PPR e para 1.2% (não sei o valor exacto por isso é capaz de ser só lá perto).

Há sempre o pressuposto que para os cálculos terás de usar uma rentabilidade média e que quanto mais alta mais as vantagens fiscais de pagar menos $ sobre a rentabilidade são importantes. 

Lembro de ter feito um exercício semelhante e era algo do género para rentabilidades superiores a 6% entre 8 e 12 anos o PPR compensava. Mas como disse, basta descer isso para 4% que vai tudo por água abaixo. Por outro lado se aumentarmos para 8% de rentabilidade é provável que as vantagens se mantenham mesmo após os 12 anos. Este formato é "bom" para carteiras arriscadas (com altas rentabilidades esperadas > + lucros > + poupanças devido a taxa liberatória mais baixa na venda). Carteiras moderadas ou conservadoras dificilmente vão ter as rentabilidades necessárias para pagar os custos extra.

Top no sentido de quê? com maior capitalização bolsista?

Temos demasiadas opções. Portanto mais de 6%/ano e mais de 8 anos o Smart compensa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Virtua disse:

Penso que neste caso especifico dos Smart invest é um fundo de ETFs a questão é mesmo quase só fiscal e conseguimos calcular de forma bastante aproximada. Porque aqui se o PPR é bom ou não é irrelevante. A discussão é entre imitar o SMART em ETFs directos e pagar tipo 0.25% ano ou fazer o PPR e para 1.2% (não sei o valor exacto por isso é capaz de ser só lá perto).

Há sempre o pressuposto que para os cálculos terás de usar uma rentabilidade média e que quanto mais alta mais as vantagens fiscais de pagar menos $ sobre a rentabilidade são importantes. 

Lembro de ter feito um exercício semelhante e era algo do género para rentabilidades superiores a 6% entre 8 e 12 anos o PPR compensava. Mas como disse, basta descer isso para 4% que vai tudo por água abaixo. Por outro lado se aumentarmos para 8% de rentabilidade é provável que as vantagens se mantenham mesmo após os 12 anos. Este formato é "bom" para carteiras arriscadas (com altas rentabilidades esperadas > + lucros > + poupanças devido a taxa liberatória mais baixa na venda). Carteiras moderadas ou conservadoras dificilmente vão ter as rentabilidades necessárias para pagar os custos extra.

Top 10 holdings do s&p500 num etf. Basicamente um s&p10. Mas acc. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Manuel Fonte disse:

10. 100 há em USD, mas 10 nem em USD encontras

há 3 horas, pge disse:

Temos demasiadas opções. Portanto mais de 6%/ano e mais de 8 anos* o Smart compensa 

* e menos de 12

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Manuel Fonte disse:

As 10 maiores posiçoes no S&P 500 são:

1    Apple Inc.
    2    Microsoft Corporation
    3    Amazon.com Inc.
    4    Alphabet Inc. Class A
    5    Alphabet Inc. Class C
    6    Tesla Inc
    7    Meta Platforms Inc. Class A
    8    NVIDIA Corporation
    9    Berkshire Hathaway Inc. Class B
    10    Johnson & Johnson

ou seja é basicamente tecnologia. O ETF mais aproximado seria provavelmente um ETF que seguisse o NASDAQ-100

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Virtua disse:

A discussão é entre imitar o SMART em ETFs directos e pagar tipo 0.25% ano ou fazer o PPR e para 1.2% (não sei o valor exacto por isso é capaz de ser só lá perto).

Se bem me lembro creio que o custo é 1,4%. Há outras vantagens, como por exemplo ao fim de 5 anos de entregas poderes resgatar para pagar prestações do crédito habitação.

há 14 horas, Virtua disse:

Este formato é "bom" para carteiras arriscadas (com altas rentabilidades esperadas > + lucros > + poupanças devido a taxa liberatória mais baixa na venda).

O Invest bem que podia lançar o Smart Agressivo 100% acções. Complementava bem a oferta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, N.Rocha disse:

As 10 maiores posiçoes no S&P 500 são:

1    Apple Inc.
    2    Microsoft Corporation
    3    Amazon.com Inc.
    4    Alphabet Inc. Class A
    5    Alphabet Inc. Class C
    6    Tesla Inc
    7    Meta Platforms Inc. Class A
    8    NVIDIA Corporation
    9    Berkshire Hathaway Inc. Class B
    10    Johnson & Johnson

ou seja é basicamente tecnologia. O ETF mais aproximado seria provavelmente um ETF que seguisse o NASDAQ-100

há 10 horas, Virtua disse:

10. 100 há em USD, mas 10 nem em USD encontras

* e menos de 12

Obrigado, realmente não encontrei nada na minha pesquisa, apenas nasdaq 100 e sp100.  O total return do top10 nos últimos 10 anos é bem superior do que o índice total.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, Manuel Fonte disse:

Obrigado, realmente não encontrei nada na minha pesquisa, apenas nasdaq 100 e sp100.  O total return do top10 nos últimos 10 anos é bem superior do que o índice total.

Sabes quantos/quais dos top10 de há 20 anos atrás, estão ainda no top10?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente o top 10 vai variando, falhou me isso no raciocínio.

Interessante a análise do Virtua. O que acham que acontecia à rentabilidade caso se fosse vendendo e comprando à medida que saiam e entravam no top 10?

Isto supondo um etf acc, ou seja ignorando os impostos nas mais valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, Manuel Fonte disse:

Interessante a análise do Virtua. O que acham que acontecia à rentabilidade caso se fosse vendendo e comprando à medida que saiam e entravam no top 10?  

Dificilmente criaria valor. É uma estratégia demasiado simples para não terem já espremido isso nos anos '80 e '90

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 2/2/2022 at 7:42 PM, Virtua said:

A replicação do PPR smart também não é assim tão linear, tu sabes o top 10 de etfs que representam 90 % da carteira mais ou menos mas falta o resto, e aqui terias ou já ter um valor considerável para investir de forma a replicar as percentagens ou então não era assim tão fácil, no PPR podes simplesmente investir um valor de 50 euros por mÊs.

Fiquei curioso com essas contas que falaste sabes que formulas ou sites posso usar para calcular esse tipo de rendibilidade?

On 2/2/2022 at 10:14 AM, Louie said:

A meu ver, não existe grande vantagem em ter PPR se não for pelos benefícios fiscais. A curto/médio prazo poderá ser mais vantajoso devido à menor tributação à saída, mas quem consegue adivinhar/garantir retornos positivos/relevantes a curto/médio prazo? E com que nível de risco?

Podes sempre ter mais do que um PPR dentro dos benefícios fiscais. Em vez de depositares todo o capital num deles, podes repartir entre eles. No final dos 5 anos ou do prazo que entenderes, transferes o que te desagrada para o que te agrada mais. Uma boa vantagem do PPR é precisamente poder-se transferir a totalidade ou uma parte para outro.

Sim, porque não haveriam de aceitar? Tenho visto bastantes testemunhos e nunca reportaram problemas. Normalmente o ETF escolhido é o IWDA mas creio que se optares pelo VWCE ou um que siga o S&P500 não haverá problema. É uma questão de veres a oferta do Invest e/ou perguntares-lhes directamente.

De acordo com o preçário, a Degiro cobra 10€ por posição + custos externos. É uma questão de te informares primeiro com ambas as partes para teres uma ideia dos custos e de como se processa tudo. Sobre a Degiro podes ver aqui:

https://www.degiro.pt/helpdesk/plataforma-de-negociacao/como-transfiro-parte-ou-totalidade-do-meu-portefolio

https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/Precario.pdf (página 10)

Infelizmente o valor de gestão do smart invest é de 1.4 %. Essa ideia de depois juntar os dois pprs também poderá ser uma estratégia interessante. Imagina a situação em que eu num PPR usufruo de benefícios fiscais e no outro não, vejo que um deles esta a render mais e quero transferir para o que não usava para benefícios fiscais, isto é possível? Uma das minhas ideias com PPR será o possível pagamento do crédito a habitação não irei ter problemas ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites