Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• 2 weeks later...
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 10 minutos, N.Rocha disse:

Não creio que existe algum, a melhor forma seria recriar algo como

VWCG ( europa )+ CEBL (em asia ) ... fica a faltar Japão (EUNN, ex) e Canadá se for realmente preciso

Pois, é o que eu suspeitava. Estou a pensar em meter mais capital fora dos USA no próximo ano, mas também não queria andar a complicar muito...talvez me limite a meter mais nos PPRs visto que têm também uma forte componente ex-usa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde Srs. Foristas,

Do Banco Invest li há dias o seguinte:

"...No final de cada ciclo de alta das taxas de juro, normalmente ocorre uma quebra do mercado.
    Conclusão: Não há que temer os aumentos nas taxas de juro, é preciso temer a primeira queda."

Ora estou com uma ideia exatamente oposta! Cuidado que se as taxas de juro começam a subir, o mercado de ações leva uma "pancada".

Que me dizem os foristas mais avisados disto? E se tiverem algum link onde possa ajustar os conhecimentos aos mínimos requeridos para me ser útil andar por aqui agradeço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/12/2021 às 16:51, Virtua disse:

https://ofdollarsanddata.com/how-stocks-perform-after-the-fed-cuts-rates/ De uma forma geral parece-me que eles estão mais próximos do que aconteceu historicamente, excepto em 2020

image.png.3062937cc715815c667832f8d62644d7.png

Obrigado Virtua. Penso que percebi um pouco melhor, além do mercado de capitais não ter a ver com a economia, o certo é que o efeito está lá, embora desfasadamente no tempo.

BFS

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Sergon disse:

o efeito está lá, embora desfasadamente no tempo.

Eu vejo o "oposto".  Parece que a FED responde ao mercado. Quando sobe as taxas de juro os mercados já estão a subir e quando desce as taxas de juro os mercados já estão a descer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Francisco Martins
    21 hours ago, superkinas said:

quanto tempo demora ETF após ser resgatado a ser liquidado ?

Se resgatar amanha ainda é liquidado este ano ?

Não existe resgate, mas sim uma venda directa em bolsa. Em todos os intermediários que uso a venda, do meu ponto de vista, é imediata e o dinheiro da venda é creditado nesse instante, ficando disponível para eu movimentar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas a todos, sou novo por aqui e relativamente novo no mundo dos investimentos.

Tenho um ETF com a ideia de reforçar mensalmente, o Vanguard FTSE All-World ETF USD Acc , com objetivo a muito longo prazo. 

Para o completar estava a pensar em colocar uma percentagem menor, num ETf igualmente de acc e a longo prazo, de emergentes, IE00B3VVMM84 VANGUARD FTSE EM EUR Euronext Amsterdam, ainda por cima sem custos de comissão.

Considero-me conservador, no entanto, estava disposto a alocar uma pequena % deste etf mensal a longo prazo para assim me expor um pouco às chinesas.

É um etf redundante tendo em conta que o primeiro em cima já tem alguma pequena exposição de risco, ou para um investimento a longo prazo e de pequena participação faz sentido? 

Tem imensa gente que aloca até 5% do portefólio a mercados de maior risco e de especulação.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, psferreira disse:

eu consultei no meu caso na gobulling foi após 2 dias

Penso que te estás a referir à disponibilidade do dinheiro para transferir. Se para negociar é no momento seguinte à venda, e é essa data que conta para efeitos fiscais. Data efetiva da venda, a liquidaçao financeira é que demora mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, emanuelbcouto disse:

Boas a todos, sou novo por aqui e relativamente novo no mundo dos investimentos.

Tenho um ETF com a ideia de reforçar mensalmente, o Vanguard FTSE All-World ETF USD Acc , com objetivo a muito longo prazo. 

Para o completar estava a pensar em colocar uma percentagem menor, num ETf igualmente de acc e a longo prazo, de emergentes, IE00B3VVMM84 VANGUARD FTSE EM EUR Euronext Amsterdam, ainda por cima sem custos de comissão.

Considero-me conservador, no entanto, estava disposto a alocar uma pequena % deste etf mensal a longo prazo para assim me expor um pouco às chinesas.

É um etf redundante tendo em conta que o primeiro em cima já tem alguma pequena exposição de risco, ou para um investimento a longo prazo e de pequena participação faz sentido? 

Tem imensa gente que aloca até 5% do portefólio a mercados de maior risco e de especulação.

Obrigado

Já estás exposto a países emergentes com o primeiro ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    há 14 horas, superkinas disse:

o etf do sp500 - iShares Core S&P 500 ETF USD Acc (EUR) | SXR8

é o mesmo do cspx

CSPX - iShares Core S&P 500 ETF USD Acc (EUR) | CSPX

o que muda é a bolsa certo ?

Sim. CSPX Amestardão e Londres, SXR8 Estugarda e Xetra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Gostaria de me iniciar no mundo dos investimento de etfs e ando a estudar em como constituir o meu portfolio de etfs. Já vi várias corretoras e em principio irei utilizar a degiro devido aos custos serem baixos. A minha ideia inicial era escolher uma entidade bancaria mas para os valores que quero investir entre 100-400 euros por mes os custos de compra de etfs são demasiado altos.

Agora surge a minha primeira questão pois eu não gostava de colocar todo o meu capital na degiro pois tenho algum receio que alguma coisa possa acontecer à corretora então estava a pensar fazer um investimento dividido entre o ppr smart invest dinamico do banco invest que é um ppr de etfs com um custo de gestão de 1.4% e cobre praticamente o mundo inteiro (aqui não iria utilizar os beneficios fiscais pois já tenho outro ppr em que o faço) e o meu portfolio de etfs na degiro. Sobre como constituir o portfolio na degiro ainda ando em fase de leituras mas do que tenho visto até agora e como não quero estar a inventar muito iria para algo como vwce agora durante uns tempos e depois iria acrescentar obrigações quando soubesse qual o etf de obrigações mais adequado a mim. Este tipo de estratégia fara sentido?

Descrição (Sintetizada) da filosofia/objectivo/perfil: 

Prazo - Anos 10-25 

Relação com capital :  1 Confortável   2 Moderada  

Risco:   Moderado -Agressivo

Conhecimento financeiro :   0 - Iniciante  

Objectivo  :   Exemplo 5/6%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se já tens um PPR para benefícios fiscais, porque vais subscrever o Smart Invest?

Atenção que na Degiro tens o custo de conectividade de 2,50€ por bolsa. Digo isto para o caso de poderes vir a ter ETF's em bolsas diferentes.

Se te sentes pouco seguro com a Degiro podes sempre optar também pela XTB que tem escritório em Portugal. Não tem comissões e podes investir a partir de 100€. 

Ou então podes utilizar ambas por exemplo.

O que alguns fazem é investir até aos 20k na Degiro (limite de protecção) e depois transferem a posição para um banco nacional que não cobre custódia de títulos, como por exemplo o Banco Invest.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 1/28/2022 at 6:57 PM, Louie said:

Se já tens um PPR para benefícios fiscais, porque vais subscrever o Smart Invest?

Atenção que na Degiro tens o custo de conectividade de 2,50€ por bolsa. Digo isto para o caso de poderes vir a ter ETF's em bolsas diferentes.

Se te sentes pouco seguro com a Degiro podes sempre optar também pela XTB que tem escritório em Portugal. Não tem comissões e podes investir a partir de 100€. 

Ou então podes utilizar ambas por exemplo.

O que alguns fazem é investir até aos 20k na Degiro (limite de protecção) e depois transferem a posição para um banco nacional que não cobre custódia de títulos, como por exemplo o Banco Invest.

A minha ideia de comprar outro PPR seria para poder beneficiar dos beneficios fiscais a saida e porque a filosofia de investimento é via ETFs assim era uma maneira de ter outra carteira de etfs mas desta vez em fundo e num banco que teria um outro tipo de gestão.

Não sabia dessa ultima opção que falaste, no entanto depois para os reforços iria ter o mesmo problema pois no invest é cobrada uma taxa de quase 10 euros para reforços até 10 000 euros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia caros Foristas.

Ando à procura de um ETF para investir no ActivoBank.

Qual será a melhor solução?

a) IWDA

b) VWRL

c) Ou Outro...

Depois de ter lido este tópico estarei mais inclinado para o primeiro.

Obrigado e cumprimentos

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

VWRL nunca. É de distribuição. Se for desse estilo é o VWCE.A diferença não é muita, acho que acaba por ser uma questão de gostos!

Em termos de risco são completamente iguais e em termos de retorno o IWDA tem ganho estes últimos anos porque os mercados emergentes não se têm portado bem.

image.thumb.png.185a41fc93e81d08777587027e376585.png

link.portfolyou.io/72

Na década de 2000 foi o oposto.

Comparação de longo prazo com índices:

image.thumb.png.c75fa8754cc7d01aacdcfe31e50ced67.png

link.portfolyou.io/74

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites