Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Bnoite a todos.
    Comprei um ETF na Degiro, e depois (por asneira) comprei 900€ de outro ETF (o regime de isenção de custos é para compras de no minimo 1000€)

Alguém sabe quanto me vai custar este erro? x) 50 e tal euros segundo as minhas contas!!

Neste momento, que ETF vos parece vantajoso investir (conto guardar 8/10 anos este dinheiro)

Subscrevi:
    VWCE 

QDVE

Na vossa óptica, Faz sentido algo mais? Ou ir reforçando estes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 10/29/2021 at 8:22 PM, pedroemfesta said:

Bnoite a todos.
    Comprei um ETF na Degiro, e depois (por asneira) comprei 900€ de outro ETF (o regime de isenção de custos é para compras de no minimo 1000€)

Alguém sabe quanto me vai custar este erro? x) 50 e tal euros segundo as minhas contas!!

Neste momento, que ETF vos parece vantajoso investir (conto guardar 8/10 anos este dinheiro)

Subscrevi:
    VWCE 

QDVE

Na vossa óptica, Faz sentido algo mais? Ou ir reforçando estes?

Essa segunda compra foi num outro ETF da lista gratuita (uma transacção por mês)? Se sim, então não vai custar nada.

VWCE. Ir reforçando.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 18/11/2021 às 12:52, Vidolz disse:

Malta,

Melhor ETF para Semicondutores?

Como já referiram, tens tanto o VanEck Vectors Semiconductor UCITS ETF como o iShares MSCI Global Semiconductors UCITS ETF como os dois grandes ETFs no momento. 

O 1º restringe-se às maiores empresas do setor, enquanto que o iShares é mais abrangente. A questão é se realmente valerá a pena diversificar o risco, neste caso, em empresas periféricas quando o mercado de semicondutores é praticamente dominado por umas Big5 / Big10.

@Vidolz, pretendes investir nesta área porque motivo? Achas que um ETF neste setor iria outperform um IWDA, por exemplo? Achas que o mercado de semicondutores irá crescer mais do que o expectado e que o preço ainda não está refletido na hipervalorização que teve nos últimos tempos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Dado o Crash ou mini Crash dos mercados hoje e em função da evolução dos próximos dias pode ser uma altura interesse para entrar no mercado dos ETF's, e o que têm em mente para comprar bem nos próximos tempos e onde posso recolher mais info? 

Nesta altura ETFs sobre índices tipo sp500 parecem-me estar muito caros, uma vez que acredito haver alguma bolha que acabará por esvaziar um pouco, por isso queria perceber sugestões vossas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vidolz disse:

Eu estou tentado a vender o meu de emergentes (IMI) não anda nem desanda.

Também tenho ponderado sobre este tema, mas não encontro muitos fundamentos lógicos para investir nos emergentes vs. IWDA, por exemplo.

Neste caso, acho que a diversificação não compensa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Virtua disse:

Numa carteira bem diversificada há sempre uma ovelha negra. Se não há provavelmente estás a diversificar mal...

Neste caso não posso concordar... 

Considerando uma carteira puramente passiva (e pondo de parte Cryptos, PPRs, etc), não vejo vantagem nenhuma, historicamente, de ter por exemplo IWDA+EMIM relativamente a ter só e apenas o IWDA que tem tido retornos sempre superiores. 

É o mesmo caso de ETFs de obrigações hoje em dia. Vale a pena ter só porque os portfólios teóricos do passado assim o recomendam? Tendo em conta que o retorno das obrigações tem sido ridículo...para mim não compensa.

Diversificar sim...mas prefiro diversificar noutro tipo de ativos mais atrativos do que em mais ETFs que à partida (nunca nada é certo) irão ter sempre piores performances a longo prazo do que um tracker das maiores empresas dos países desenvolvidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Ricardo2028 disse:

Neste caso não posso concordar... 

Considerando uma carteira puramente passiva (e pondo de parte Cryptos, PPRs, etc), não vejo vantagem nenhuma, historicamente, de ter por exemplo IWDA+EMIM relativamente a ter só e apenas o IWDA que tem tido retornos sempre superiores. 

É o mesmo caso de ETFs de obrigações hoje em dia. Vale a pena ter só porque os portfólios teóricos do passado assim o recomendam? Tendo em conta que o retorno das obrigações tem sido ridículo...para mim não compensa.

Diversificar sim...mas prefiro diversificar noutro tipo de ativos mais atrativos do que em mais ETFs que à partida (nunca nada é certo) irão ter sempre piores performances a longo prazo do que um tracker das maiores empresas dos países desenvolvidos.

Isso é agora, não sabes o futuro.

Isto vira tão depressa que às vezes não há tempo de ajustar a carteira de forma adequada e é por isso (na minha opinião) que a diversificação é importante.

Neste momento tenho assim:

70% ações dividido irmamente entre IWDA e VWCE precisamente para apanhar Emergentes através do VWCE

10% Crypto (60% BTC e 40% alt-coins & tokens)

20% distribuido em fundos de gestão ativa focados em obrigações (incluindo PPRs).

Embora estes 20% estejam a arrastar a restante carteira, não abdico deles.

Não tenho uma bola de cristal para saber quando é que isto de repente vira 😅

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Lezz disse:

Isso é agora, não sabes o futuro.

Isto vira tão depressa que às vezes não há tempo de ajustar a carteira de forma adequada e é por isso (na minha opinião) que a diversificação é importante.

Neste momento tenho assim:

70% ações dividido irmamente entre IWDA e VWCE precisamente para apanhar Emergentes através do VWCE

10% Crypto (60% BTC e 40% alt-coins & tokens)

20% distribuido em fundos de gestão ativa focados em obrigações (incluindo PPRs).

Embora estes 20% estejam a arrastar a restante carteira, não abdico deles.

Não tenho uma bola de cristal para saber quando é que isto de repente vira 😅

Claro que não sei o futuro mas tento, com os dados que me estão disponíveis, interpretar o passado e traçar tendências. Acho que todos o fazemos.

E, na minha opinião, não serão os emergentes que te vão salvar se o mercado entrar em queda descontrolada. Basta ver o que se passou no passado.

Os emergentes vão atrás da tendência nos anos bons mas também nos anos maus. Não vejo valor acrescentado neste tipo de diversificação (tal como não vejo nas obrigações ou outros ativos).

Quanto ao teu mix IWDA e VWCE, pergunto se sabes quanto efetivamente tens alocado aos emergentes, visto que pretendes este setor para te diversificar a carteira. A resposta será algo abaixo de 4%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Virtua disse:

Presumo que te refiras aos últimos 10 anos...

image.thumb.png.65aa7d777a0ed31116a5f65dd5f6b2cc.png

Mas há alguma razão em particular para achares que os próximos 10 anos serão iguais aos últimos 10 anos em vez de aos 10 anos anteriores (2001 a 2011)?

image.thumb.png.9bd710f5dc540873eb0bf9889faf2f96.png

Se calhar o melhor é tentar não prever nada e deixar o mercado fazer a sua "cena" a muito longo prazo:

image.thumb.png.736853b76925a9c3ddbd72d075642c6a.png

link.portfolyou.io/6c

P.S. São os índices MSCI EUR Net que são os benchmarks do ishares e a performance é em tudo semelhante!

Sim, tens razão quando falas num prazo mais alargado. :) 

Acho que depende sempre da tolerância que temos ao risco e também da quantidade global que temos investido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites