Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 10 horas, Virtua disse:

Porque olhas, como uma grande parte das pessoas, para isto exatamente como "deixar correr". Tens aqui 2 pontos:

1 - A eficiência do mercado é feita por pessoas que gerem milhares de milhões de dólares e que todos os dias lutam para ganhar mais dinheiros com equipas de doutorados em matemática, física etc etc. Ao lutarem para ganhar $ tornam os mercados cada vez mais eficientes. Ou seja, os mercados adaptam-se ao longo do tempo de uma forma relativamente eficiente. Eu estou longe de "deixar correr". Estou mais numa situação de free-rider...

2 - Trading, timming e todo o tipo de gestão activa é um jogo de soma nula. Ou seja para eu ganhar outra pessoa tem de perder. Os meus concorrentes são estes hedge funds com 200 pessoas mais inteligentes que eu. Não é uma luta que eu queira travar. Acho que os meus esforços são melhor dedicados a tentar ganhar dinheiro de outra forma. Tipo abrir uma start-up ou algo do género. Não me parece que eu vá chegar a milionário a fazer gestão activa e duvido que isso até crie algum tipo de valor!

Bem visto, mas também tens de concordar que os ETF's são um bocado conservadores de modo a manter a sua consistência ao logo dos anos.

Um portfólio em que adiciones stocks individuais à receita poderás conseguir mais ganhos.

Adicionalmente, preciso da vossa ajuda:

Já tenho uma estratégia em reforço mensal no ETF e em alguns stocks individuais.

Agora vamos assumir que tenho 40k para investir já, o que devo fazer?

- Investir agora tudo, mas e se após investir há uma queda brutal e perco alguns meses/anos de lucro.

- Esperar por uma queda para investir, mas e se fico à espera para sempre e essa queda nunca aparece?

O que fariam?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

há 11 minutos, Vidolz disse:

Bem visto, mas também tens de concordar que os ETF's são um bocado conservadores de modo a manter a sua consistência ao logo dos anos.

Um portfólio em que adiciones stocks individuais à receita poderás conseguir mais ganhos.

Adicionalmente, preciso da vossa ajuda:

Já tenho uma estratégia em reforço mensal no ETF e em alguns stocks individuais.

Agora vamos assumir que tenho 40k para investir já, o que devo fazer?

- Investir agora tudo, mas e se após investir há uma queda brutal e perco alguns meses/anos de lucro.

- Esperar por uma queda para investir, mas e se fico à espera para sempre e essa queda nunca aparece?

O que fariam?

Para quem olha a 20-30 anos é irrelevante.

No entanto, sou da opinião de ir guardando cash para oportunidades que possam surgir.

Por isso, nesse exemplo dividiria o valor em 4 tranches sendo que iria investindo cada uma das tranches por cada trimestre 2, em caso de queda superior a 20%, atencipava.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

É complicado de transmitir, mas após anos a tentar cheguei à conclusão, assim como muita gente, que EU não acrescento valor em termos de timing e stock picking. Não foi algo a que eu cheguei porque me disseram. A minha "sorte" foi que comecei a seguir o mercado aos 16 anos. Digamos que mesmo tendo perdido quase 10 anos nessa ideia de timing ainda era relativamente novo quando desisti (mais novo do que muita gente olha para investimentos pela primeira vez).

O que é complicado em investimentos não é perceber as cenas intelectualmente, isso há milhentos bons livros. É perceber as cenas emocionalmente, e isso às vezes demora anos.

Nick Maggiulli é muito bom nisso:

https://ofdollarsanddata.com/the-cost-of-waiting/

https://ofdollarsanddata.com/lump-sum-investing/

https://ofdollarsanddata.com/dollar-cost-averaging-vs-lump-sum/

https://ofdollarsanddata.com/even-god-couldnt-beat-dollar-cost-averaging/

Diria que tens cerca de 66% de probabilidade de sair à frente se fizeres lump sum (estudo da vanguard confirmado por outras pessoas, acho que até pelo Nick).

By putting these two points together I hope you come to the conclusion that you should just invest your cash now and move on with your life, because you are very likely to lose more money (in missed growth) if you don’t.  I may not have convinced you yet, but I plan to. 

Cá está.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Virtua disse:

É complicado de transmitir, mas após anos a tentar cheguei à conclusão, assim como muita gente, que EU não acrescento valor em termos de timing e stock picking. Não foi algo a que eu cheguei porque me disseram. A minha "sorte" foi que comecei a seguir o mercado aos 16 anos. Digamos que mesmo tendo perdido quase 10 anos nessa ideia de timing ainda era relativamente novo quando desisti (mais novo do que muita gente olha para investimentos pela primeira vez).

O que é complicado em investimentos não é perceber as cenas intelectualmente, isso há milhentos bons livros. É perceber as cenas emocionalmente, e isso às vezes demora anos.

Nick Maggiulli é muito bom nisso:

https://ofdollarsanddata.com/the-cost-of-waiting/

https://ofdollarsanddata.com/lump-sum-investing/

https://ofdollarsanddata.com/dollar-cost-averaging-vs-lump-sum/

https://ofdollarsanddata.com/even-god-couldnt-beat-dollar-cost-averaging/

Diria que tens cerca de 66% de probabilidade de sair à frente se fizeres lump sum (estudo da vanguard confirmado por outras pessoas, acho que até pelo Nick).

Se não tem como estás a planear fazer?

Boa partilha, nunca tinha visto nesta perspetiva de "missed profits" como perda de capital.

Editado por Lezz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"you should just invest your cash now and move on with your life"

A minha questão é exactamente essa. Investe, segue caminho, cria valor noutro local. Start-up etc etc na área tecnológica tem havido muita evolução. 

No teu caso:

Bom salário: Check (fonte activa de rendimento)

Investimentos: Check (primeira fonte passiva de rendimentos)

Onde podes criar mais valor ou pelo menos outra fonte passiva de rendimentos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, 5coroas disse:

Já vi que o Banco Invest quanto a ETFs da Vanguard - SP 500, só tem o IE00B3XXRP09, que, infelizmente, é de distribuição. Terei que apostar no IE00B5BMR087, que, felizmente, tem a mesma taxa global de custos. 

Eu pedi para colocarem o CSSPX  no Invest, pelo que acho que brevemente estará disponível. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, 5coroas disse:

Já vi que o Banco Invest quanto a ETFs da Vanguard - SP 500, só tem o IE00B3XXRP09, que, infelizmente, é de distribuição. Terei que apostar no IE00B5BMR087, que, felizmente, tem a mesma taxa global de custos. 

Só uma nota o Invest cobra 2% de dividendos. Ou seja cuidado com ETF de distribuição no Invest.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

O que eu queria dizer é que não têm o Vanguard, mas têm o IE00B5BMR087 e será esse que começarei a usar no Invest.:)

EU percebi. Mas não encontro. Vou pesquisar melhor. Mas se tiveres links partilha sff

P.S. Já encontrei. Não percebi porque a pesquisa de ISIN não encontrou

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Virtua disse:

"you should just invest your cash now and move on with your life"

A minha questão é exactamente essa. Investe, segue caminho, cria valor noutro local. Start-up etc etc na área tecnológica tem havido muita evolução. 

No teu caso:

Bom salário: Check (fonte activa de rendimento)

Investimentos: Check (primeira fonte passiva de rendimentos)

Onde podes criar mais valor ou pelo menos outra fonte passiva de rendimentos?

O meu plano sempre foi Stocks e imobiliário.

Mas quanto mais tempo passo em stocks mais fascinio sinto por isto :D

Podia tentar criar um produto/start up, etc mas não me têm surgido ideias/não me tenho esforçado por isso.

Editado por Vidolz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No que diz respeito aos reforços com vista a aproveitar as quedas do mercado. Vocês realizam reforços quando, existe uma queda de x%:

1- do ETF;

2- do valor total do portfolio;

3- da diferença do mês anterior para o mês presente do portfolio? 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Vidolz disse:

Mas quanto mais tempo passo em stocks mais fascinio sinto por isto :D

Se efetivamente queres aprender isto por questão de gostares esquece 95% do que vês como "gestão activa". Mas aviso-te que vais perder anos.

• Tira o CFA para teres umas luzes de economia/finanças teóricas;
    • Vai aprendendo data science, com especialização em finanças (cursos udemy, coursera, datacamp, dataquest);
    • Tira o CQF ou Pós-Graduação em Data Science for Finance

No fim disto tudo estás num bom ponto para começar a fazer algo em termos de gestão activa ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

Se efetivamente queres aprender isto por questão de gostares esquece 95% do que vês como "gestão activa". Mas aviso-te que vais perder anos.

• Tira o CFA para teres umas luzes de economia/finanças teóricas;
    • Vai aprendendo data science, com especialização em finanças (cursos udemy, coursera, datacamp, dataquest);
    • Tira o CQF ou Pós-Graduação em Data Science for Finance

No fim disto tudo estás num bom ponto para começar a fazer algo em termos de gestão activa ?

Já pensei tirar um mestrado ou pós-graduação relacionado com isto sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, 5coroas disse:

O CSPX está em Euros o CSSPX em USD.

Depende de onde é cotado:

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000OO20

https://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00013VX5

Mas já percebi o querem dizer.

Mas olhem que a rentabilidade a 10 anos é significativamente diferente. ETFs na Europa... bato mal com isto. Mais confuso que entender o trump!!

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Sou uma novata nestas questões de investimento. Acho que sou jovem, mas relativamente à propaganda que por aí anda em relação ao investimento nem por isso, tenho 24. Estou medianamente familiarizado com mutual funds e ETFs e recentemente atingi o meu fundo de emergência. 

Alguém tem dicas de como começar sem me espalhar ao comprido? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebi essa diferença na morningstar,  deve ser diferencial por causa de um fecho estranho ou assim. Testei de duas fontes diferentes e são iguaizinhos na performance (como esperado) e na cotação (não esperado):

CSPX Amesterdam vs CSSPX milão

image.png.2d8cac5d4e0fb1895674d157ad84aa37.png

image.png.55f05a71e1388e2fa5e99229eb25ce15.png

O CSPX é que é o cotado em londres em dólares.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    patacascarvalho
    17 hours ago, Vidolz said:

É mais ou menos o meu plano

Ter uns 30% num ETF que faça track do SP500 e tal (IWDA).

E carregar o resto em tech juntando alguns dividend kings de outros setores.

Fazendo sempre uma gestão activa, isso de comprar e deixar a correr 20 anos não me faz sentido nenhum.

Boa tarde Vidolz, não percebi bem a comparação. A minha estratégia passa por uma carteira ponderada entre acções e obrigações enquanto falaste apenas em alocação de capital em acções.

Outro ponto que talvez não tenha explicado bem, é que a minha visão é justamente "deixar a correr 20 anos". Fiz um investimento inicial e irei reforçar mensalmente até determinado momento e apartir daí o plano muda para reforços únicos anuais.

Em relação a perceber o funcionamento, os efeitos e as diferentes tipologias com base nas maturidades e relação com as variações de taxas de juro existe um artigo interessante AQUI (em inglês).

Na primeira página, na WIKI, tens aqui neste post uma lista de ETF de obrigações. Pessoalmente prefiro não utilizar fundos obrigações para além das soberanas, se quiser mais risco/retorno então incremento a percentagem de acções na carteira.

Sobre o artigo só posso dizer que foi demais para a minha compreensão. O mecanismo das obrigações e o efeito de convecção está bem explorado. Já a parte de integração nos portfólios é assunto para outros artigos e estudo. Ficou claro que as obrigações não devem ser apenas vistas como agente de modelação de risco mas sim como um investimento que pode trazer retornos consideráveis.

Visto que tenho o IWDA e SP500 na bolsa Euronext de Amesterdão da lista exposta não consigo beneficiar de algum ETF de obrigações com comissão grátis e de acumulação contudo existe um ETF de obrigações de prazo 3-7 anos disponível na EAM com custos baixos 0.07% e de acumulação - IE00B3VWN393 .

Editado por patacascarvalho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites