Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

A 31/08/2021 às 22:49, Francisco Martins disse:

Estive a fazer isto agora nuns 10 minutos antes de ir dormir, para quem tiver interesse fica aqui também.

Os cabeçalhos das tabelas referem o que são:

image.png.993793aad1cd4a2a918f073424c2c650.png

image.png.ed7366707c1c9a5a9b55d3494b1b2443.png

STT - Short Term Treasury

ITT - Intermediate Term Treasury

LTT - Long Term Treasury

Boa tarde Francisco Martins,

Desculpa tanta ignorância, mas qual a relação entre nº anos investido e nº ciclos? É que não consigo discernir o que quer dizer 1 ano investido é que tem mais ciclos!..

Obrigado,

Sergon

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

patacascarvalho

Penso que a lógica é a seguinte, com 1 ano investido existem 45 ciclos entre '76 e 2020 (intervalo temporal de 45 anos onde cada ano corresponde a 1 ciclo) e com 20 anos investidos existem 25 ciclos possíveis (por exemplo um ciclo de '76 a '95 ou outro ciclo de '77 a '96 e por aí fora).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    On 9/3/2021 at 12:26 PM, Sergon said:

Boa tarde Francisco Martins,

Desculpa tanta ignorância, mas qual a relação entre nº anos investido e nº ciclos? É que não consigo discernir o que quer dizer 1 ano investido é que tem mais ciclos!..

Obrigado,

Sergon

Boa tarde Sergon,

É exactamente o que o @patacascarvalhodescreve.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 8/31/2021 at 10:49 PM, Francisco Martins said:

Estive a fazer isto agora nuns 10 minutos antes de ir dormir, para quem tiver interesse fica aqui também.

Os cabeçalhos das tabelas referem o que são:

image.png.993793aad1cd4a2a918f073424c2c650.png

image.png.ed7366707c1c9a5a9b55d3494b1b2443.png

STT - Short Term Treasury

ITT - Intermediate Term Treasury

LTT - Long Term Treasury

Se não estou a perceber mal, estes valores resultam da média dos 5 piores ciclos, certo? Na tabela aparece "5%" mas deve ser um lapso.

Aproveito para pedir ser é possível fazer a média de todos os ciclos e não apenas dos 5 piores? Para "comparar" as duas análises.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    13 hours ago, tcs said:

Se não estou a perceber mal, estes valores resultam da média dos 5 piores ciclos, certo? Na tabela aparece "5%" mas deve ser um lapso.

Aproveito para pedir ser é possível fazer a média de todos os ciclos e não apenas dos 5 piores? Para "comparar" as duas análises.

1 - Não, é como está descrito no cabeçalho da tabela.

2 - Na minha opinião essa média não traz qualquer beneficio ou noção de comparação interessante. Iria apenas diluir significativamente os casos de algum (relativo) interesse para um hipotético planeamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Francisco Martins said:

1 - Não, é como está descrito no cabeçalho da tabela.

2 - Na minha opinião essa média não traz qualquer beneficio ou noção de comparação interessante. Iria apenas diluir significativamente os casos de algum (relativo) interesse para um hipotético planeamento.

1. Significa então que no caso de estares 1 ano investido (45 ciclos), para esta análise entraram apenas 2 ciclos (5% de 45 ciclos)? E que para o caso de estares 20 anos investido (25 ciclos) entrou apenas 1 ciclo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 hours ago, tcs said:

1. Significa então que no caso de estares 1 ano investido (45 ciclos), para esta análise entraram apenas 2 ciclos (5% de 45 ciclos)? E que para o caso de estares 20 anos investido (25 ciclos) entrou apenas 1 ciclo?

Não, os arredondamentos de nº de piores ciclos foram sempre para cima até ao número inteiro seguinte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/09/2021 às 11:12, Francisco Martins disse:

Boa tarde Sergon,

É exactamente o que o @patacascarvalhodescreve.

Obrigado aos dois Senhores.

Percebi a lógica, mas isto é o mesmo que dizer que quanto maior o período de permanência no mercado, maior a probabilidade de obter melhores retornos e ou diluir perdas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 15 horas, fhff disse:

Hoje vi um anúncio da Degiro na TV (SIC Notícias). Não sabia que já andavam pelas TV´s. Dado o crescimento gigantesco que tiveram no nº de clientes, até fiquei surpreendido.

Já à anos que vejo publicidade deles na tv mas é mais nos canais de notícias como a sic notícias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Sei que esta questão já foi respondida neste tópico, mas não encontrei a resposta: o fundo de garantia ao investidor cobre a totalidade de investimentos que um investidor tem ou é por parciais?

Exemplo 1: Ter dois fundos/etfs distintos na mesma entidade estão ambos "cobertos" (até ao limite da garantia) independentemente ou em conjunto?

Exemplo 2: Ter o mesmo fundo/etf em duas ou mais entidades distintas, significa que a "garantia' é atribuída individualmente a cada um ou no conjunto?

Obrigado desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    27 minutes ago, Ricardo2028 said:

Boa noite,

Sei que esta questão já foi respondida neste tópico, mas não encontrei a resposta: o fundo de garantia ao investidor cobre a totalidade de investimentos que um investidor tem ou é por parciais?

Exemplo 1: Ter dois fundos/etfs distintos na mesma entidade estão ambos "cobertos" (até ao limite da garantia) independentemente ou em conjunto?

Exemplo 2: Ter o mesmo fundo/etf em duas ou mais entidades distintas, significa que a "garantia' é atribuída individualmente a cada um ou no conjunto?

Obrigado desde já!

No site da CMVM tens as respostas ao que procuras e mais informação relevante no que concerne ao SII

Ver AQUI

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

Uma das sessões da semana do investidor sobre o PEPP:

Dia 12 Outubro 2021

Produto Individual de Reforma Pan Europeu (PEPP). O que é? A quem se dirige? Como e quando o posso subscrever?
    • ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões
    • Horário: 14h30 - 15h30
    • Formato: Híbrido
    • Público alvo: Público em geral, Jornalistas e Investidores

Programa:

14:30 Abertura

• Rui Fidalgo, Diretor do Departamento de Comunicação

14:35 A poupança em Portugal

• Hugo Borginho, Diretor do Departamento de Análise de Riscos e Solvência

14:45 Apresentação do Produto Individual de Reforma Pan Europeu (PEPP)

• Eduardo Pereira, Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental

15:00 Um produto de reforma para toda a Europa

• Eduardo Antunes, Coordenador técnico no Departamento de Política Regulatória

15:15 Sessão de perguntas e respostas(*)

15:30 Encerramento

(*) As questões aos oradores devem ser enviadas para o e-mail comunicacao@asf.com.pt, as quais serão respondidas no período de perguntas e respostas.

Assista em direto aqui  

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde caros foristas.

Iniciei à poucos dias atrás investimento neste mundo dos ETF.

Comecei por subscrever no Invest este ETF: iShares Core S&P 500 ETF USD Acc (EUR), com símbolo CSPX e cotado na bolsa de Amsterdam.

a) Para efeitos de IRS (mais valias) e sendo este negociado em Amsterdam, quando for declarar o processo é o mesmo dos "Mutual Funds" como sede na Irlanda ou no Luxemburgo?

b) Não consigo encontrar este ETF no site "justetf". Encontro o mesmo ETF mas negociado no XETRA. Sou eu que não encontro ou apenas não existe? Apenas vejo este:

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=IE00B5BMR087&groupField=index&from=search&isin=IE00B5BMR087

c) Para quem tem conta no Invest recomendam algum ETF (apenas de ações) para Emergentes e outro para mercado Europeu?

Outra solução seria um mundial com emergentes como o já referido neste tópico: IE00BK5BQT80. O aspeto negativo desta última solução é a sobreposição nos USA.

P.S. Apenas procuro ETFs de Acumulação.

Desde já, muito obrigado pelas respostas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, USD disse:

b) Não consigo encontrar este ETF no site "justetf". Encontro o mesmo ETF mas negociado no XETRA. Sou eu que não encontro ou apenas não existe? Apenas vejo este:

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=IE00B5BMR087&groupField=index&from=search&isin=IE00B5BMR087

São o mesmo ETF...acho que o justetf não iria estar a colocar todos os etfs separadamente em função de todas as bolsas onde são negociados.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, USD disse:

Boas,

clica no tab Listing

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, 5coroas disse:

acho que o justetf não iria estar a colocar todos os etfs separadamente em função de todas as bolsas onde são negociados.

Podiam... A morningstar faz isso!

Mas eles em baixo têm isto @USD:

image.thumb.png.ea59309a29012726a245b682c2a9b384.png

Comprares o VWCE só faria sentido em vez do CSPX, não também. Por acaso emergentes ainda é das poucas coisas que uso (profissionalmente) em fundos.

image.thumb.png.132fb688fd35f1ec81ab16ddb88a94b9.png

O pictet é um do Best. Pictet index. Muito semelhante a um ETF. E o Vanguard é index fund, provavelmente melhor que etf. O Schroder é o LU0279459704.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, hnm disse:

Esse ETF só irá ter mais valias quando venderes, porque é de acumulação. Portanto só precisará de ser declarado no IRS no ano/anos em que for feita alguma venda.

Certo  e obrigado.

Eu sei que é de acumulação. A minha questão será, num dia que resgate e que tenha mais valias. No ano consequente preencho o mesmo anexo como se tratasse de um "Mutual Fund acc"? Suponho que seja tudo igual, não?

Curiosamente, eu apenas tenho um fundo que é "Dis". Trata-se do  Fidelity Sust Cnsmr Brds A-Dis-EUR. Embora este, não distribui nada à vários anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites