Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

há 20 horas, Louie disse:

Pelas questões que colocas, leste o tópico todo mas não foi com olhos de "ver". Relê e tira notas/apontamentos.

Porque continuas a querer investir no S&P500 e no "resto do mundo", quando o S&P500 já faz parte do "resto do mundo"? Estás consciente que estarás a fazer uma aposta activa em como o S&P500 irá tem um desempenho superior ao "resto do mundo"? Se estás, tudo bem. É preciso é que saibas o que estás a fazer.

O MSCI World é o índice dos mercados desenvolvidos. Não tem emergentes. Logo nunca poderá ser apelidado de "resto do mundo".

Porquê China? Porque não Índia? Porque não escolher logo um ETF de emergentes como por ex: MSCI EM IMI também grátis na Degiro?

Quando a oferta é muita, é normal que a escolha tarde em sair. Mas quando se sabe o que se quer, é bastante fácil. O que acho é que deves primeiro amadurecer as tuas ideias até chegares a uma opção racional, algo que te faça sentido,  uma estratégia de investimento, estando ciente dos seus riscos, pontos fortes e fracos. O que te posso "aconselhar" é começares por algo simples e que entendas.

Porque há bastante tempo que o IWDA é transacionado gratuitamente em Amesterdão via Degiro e só mais recentemente sob o ticker EUNL é transacionado gratuitamente em Frankfurt ou Xetra, via XTB ou Trading 212. A preferência da bolsa deve recair na que tem maior volume de transacções. Neste caso será a Xetra. Não querendo dizer que o volume das outras seja irrelevante.

Bom dia Loiue,

Obrigado desde já pelas respostas. Como tenho visto, tem que se começar por algum lado; eu comecei por estes.

Sim, li o tópico todo, e tirei muitas notas. E sim, sei que o SP500 e o meu "Resto do Mundo" se sobrepõem um pouco. Foi intencional pois não acredito muito nos Mercados Emergentes; tenho ideia que andam sempre a reboque dos países desenvolvidos e pouco acrescentam em termos de valor...

Quanto ao meu minúsculo investimento no ETF Chinês, o que é para mim factual é que a China é uma das "fábricas do mundo" e a coisa não vai abrandar; os Estados Unidos temem a perda da hegemonia política e económica a nível global e daí as "represálias" contra eles... Porque não emergentes ou Índia? Porque acredito que as grandes Empresas Chinesas, com os seus cofres cheios por causa das exportações, vão continuar a investir em P&D, quer para o mercado interno, quer para o mercado externo; assim, o Partido Comunista deixe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

41 minutes ago, fhff said:

Obrigado @Virtua. O Smart Dinâmico continua a manter-se mais ou menos em linha com o LStrategy 60%. 

O histórico comparativo é pequeno mas, parece-me, que o Smart não conseguirá acompanhar os Vanguard Lifestrategy, especialmente para quem não o declara anualmente como PPR.

A minha próxima compra será, eventualmente, no V80A cuja rentabilidade em 8 meses é 50% superior ao Smart Dinamico.

Mais uma vez obrigado ao @Virtua!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, tcs disse:

O histórico comparativo é pequeno mas, parece-me, que o Smart não conseguirá acompanhar os Vanguard Lifestrategy, especialmente para quem não o declara anualmente como PPR.

Sim, a questão dos custos (que assumo como maior diferença entre o ETF e os SMART) é um "peso" de longo prazo. Se for para investimento a muito longo prazo parece-me que os ETFs são o produto superior. A vantagem para mim dos PPR não é deduzir no IRS porque isso são para valores "pequenos" mas sim as vantagens fiscais nos 5 e 8 anos + 1 dia que diminuiu muito a taxa liberatória sobre os lucros (qua a muito longo prazo até seriam a maior parte do capital). 

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    31 minutes ago, Virtua said:

mas sim as vantagens fiscais nos 5 e 8 anos + 1 dia que diminuiu muito a taxa liberatória sobre os lucros (qua a muito longo prazo até seriam a maior parte do capital). 

@Virtua mas pelo que estamos a ver no comparativo, daqui a 8 anos é provável que mesmo a menor taxa liberatória do Smart não chegará para o tornar atrativo. Continuarei a acompanhar sabendo que já estou a "perder" algum € 😅😅

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, tcs disse:

A minha próxima compra será, eventualmente, no V80A cuja rentabilidade em 8 meses é 50% superior ao Smart Dinamico.

Porque não 100% stocks? Espera-se uma rentabilidade fraca das bonds nos próximos anos e por outro lado crês que esses 20% de bonds amortecerão significativamente alguma queda? 

há 1 hora, Virtua disse:

mas sim as vantagens fiscais nos 5 e 8 anos + 1 dia

Se a memória não me falha, há uns tempos atrás o Francisco fez uma simulação onde demonstrava que a 20/30 anos, um ETF resgatado a 28% compensava muito mais que um PPR a 8%. Creio que o ETF era o IWDA. O PPR não estou recordado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 hours ago, Louie said:

Porque não 100% stocks? Espera-se uma rentabilidade fraca das bonds nos próximos anos e por outro lado crês que esses 20% de bonds amortecerão significativamente alguma queda? 

Meramente psicológico e face ao que já tenho. O IWDA (londo prazo) tem um peso elevado (+80%) na minha carteira e tenho AR PPR (que basicamente é o meu investimento em obrigações e substancialmente feito antes de adquirir o IWDA) sem o declarar em sede de IRS. Estava a olhar para o SMART Dinamico por ter uma parte de emergentes e não ser full stock e por isso investi algum € no início.

Eventualmente tens razão quando dizes que esses 20% ou 30% (Smart) em bonds não amortecerão significamente uma queda.

15 hours ago, Louie said:

Se a memória não me falha, há uns tempos atrás o Francisco fez uma simulação onde demonstrava que a 20/30 anos, um ETF resgatado a 28% compensava muito mais que um PPR a 8%. Creio que o ETF era o IWDA. O PPR não estou recordado.

Na altura acompanhei essa sequência de posts (vou pesquisar novamente), mas o valor que tenho investido neste tipo de ativo penso resgatá-lo daqui a 5/6 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, tcs disse:

Meramente psicológico e face ao que já tenho. O IWDA (londo prazo) tem um peso elevado (+80%) na minha carteira e tenho AR PPR (que basicamente é o meu investimento em obrigações e substancialmente feito antes de adquirir o IWDA) sem o declarar em sede de IRS. Estava a olhar para o SMART Dinamico por ter uma parte de emergentes e não ser full stock e por isso investi algum € no início.

Entendo... mas se já tens o IWDA e o AR, então porque pensas adicionar o V80A?

A vantagem dos Smart Invest, além dos benefícios fiscais, é que podes mudar o perfil de risco sem resgates. Nesses Vanguard caso queiras adoptar um perfil mais conservador terás que mais tarde começar a adquirir o V60A e depois o V40... Poderá ficar confuso caso não queiras fazer resgates.

há 30 minutos, tcs disse:

Eventualmente tens razão quando dizes que esses 20% ou 30% (Smart) em bonds não amortecerão significamente uma queda.

Pelos backtests que fiz no Curvo, concluí que 10% ou 20% de bonds não fazem grande diferença nas quedas para 100% stocks. Mas nas subidas fazem algum lastro. Num horizonte temporal alargado penso que seja preferível estar 100% stocks pois os upsides compensarão largamente os downsides. Isto se não existirem décadas perdidas ou múltiplos cisnes negros. Mas também cabe ao investidor ir ajustando o risco da carteira consoante o seu horizonte temporal se vá reduzindo.

Parece-me que a partir dos 30% ou 40% já se começa a notar um certo amortecimento nas quedas. Mas lá está, isto foi o que concluí nos meus backtests, baseado no meu perfil de risco e horizonte temporal. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para esclarecer que não sou fã de PPRs. Concordo com o Francisco e o David Almas. Aliás não tenho PPR a nível pessoal. Só disse que de facto a cena fiscal é a "grande" vantagem (que já se chegou à conclusão que poderá ser "comida" pelos custos mais altos).

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Tenho andado nas últimas semanas a tentar perceber um pouco sobre ETF.

Para já fiz um pequeno investimento em vwce cerca de 1.4k e agora tenho intenções de adquirir obrigações. Ainda não adquiri pois ainda não percebi bem como funcionam.

No caso estava a pensar comprar VAGF, com o proposito de ter alguma segurança no meu portfólio. Tenho recorrido ao justetf para analisar e verifico que  o grafico de desempenho nos últimos 2 anos está negativo. Este grafico inclui os "juros" das obrigações?  Se eu tivesse adquirido VAGF em julho de 2019 neste momento estava a negativo?

Peço desculpa se a dúvida for muio básica mas ainda ando a tentar perceber como tudo isto funciona. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/08/2021 às 18:59, RicardoDias disse:

Sim o gráfico é esse.

Não está a negativo mas praticamente. 

Que etf de bonds sugere?

Obrigado

E um pouco complicado sugerir um ETF de bonds. O que posso fazer é ajudar a refletir sobre o que pretendes comprar.

Qual é a yield e a maturidade do VAGF? Se não sabes vamos à pergunta seguinte. Comprarias uma obrigação sem saber a maturidade e a yield?

Tens de saber estes dados se quiseres criar uma expectativa sobre o possível retorno futuro do fundo.

Citação

Não está a negativo mas praticamente. 

Qual a rentabilidade que acharias justa? Que rentabilidade achas que terá este ETF nos próximos 5 a 10 anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, de momento só tenho 1 etf, o iwda na bolsa de amsterdão. Uso a Degiro.

Mas estou a pensar investir uns cobres o ARKK da Cathie Wood, como funciona a compra de ETF no Best ou Invest? Falo em questão de comissões de compra/venda, custódia, etc.  Alguem sabe?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 20/08/2021 às 14:09, flavio9 disse:

Para ETF qual a melhor corretora? E que ETF's recomendam?

obrigado

Têm sido faladas a Trading 212, XTB e a Degiro. Um ETF muito na moda é o VWCE (90% países desenvolvidos e 10% países emergentes, sendo que 50% dos países  desenvolvidos são empresas dos EUA).

Pessoalmente utilizo a XTB (escritório e suporte em Portugal), sem custos se movimentar menos de 100.000€ por mês e realizar um movimento por ano. Tenho também participação no ETF VWCE, mas também ando de olho no SXRT que tem as 50 maiores empresas europeias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, JCoimbra disse:

Boas, de momento só tenho 1 etf, o iwda na bolsa de amsterdão. Uso a Degiro.

Mas estou a pensar investir uns cobres o ARKK da Cathie Wood, como funciona a compra de ETF no Best ou Invest? Falo em questão de comissões de compra/venda, custódia, etc.  Alguem sabe?

Cumprimentos

No Invest penso ser 0,02 USD/etf com um mínimo de 12,50 USD/ordem+Imposto de selo.

Não tens comissão de custódia.

Estou no ARKK, mas estou em perda. É um ETF que considero sujeito a um elevado risco.

https://seekingalpha.com/article/4450540-michael-burry-shorting-cathie-wood-arkk

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/08/2021 às 14:44, Virtua disse:

E um pouco complicado sugerir um ETF de bonds. O que posso fazer é ajudar a refletir sobre o que pretendes comprar.

Qual é a yield e a maturidade do VAGF? Se não sabes vamos à pergunta seguinte. Comprarias uma obrigação sem saber a maturidade e a yield?

Tens de saber estes dados se quiseres criar uma expectativa sobre o possível retorno futuro do fundo.

Qual a rentabilidade que acharias justa? Que rentabilidade achas que terá este ETF nos próximos 5 a 10 anos?

A yield 0,9 maturidade 9/9,5 anos. 

Como disse não comprei pois não entendo como funcionam, a rentabilidade baixa faz-me pensar que não estou a ver tudo o que devia. 

Entretanto surgiu-me outra dúvida, tenho analisado corporate bonds e government bonds. Na eventualidade de uma crise os corporate devem ter um desempenho inferior aos government? 

A minha ideia de adquirir bonds é para segurar qualquer queda que possa existir no vwce. E conto precisar do dinheiro daqui a 8 anos. A maturidade de 9 anos do vagf enquadra-se ?

Desde já obrigado pela ajuda que me possam dar a compreender melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites