Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

A 26/07/2021 às 19:10, Francisco Martins disse:

Ah! mas isto não é um ETF UCITS de empresas REIT, mas sim um REIT à americana...é uma acção de uma empresa REIT que opera exclusivamente nos EUA no mercado de "single tenant operational real estate".

Ahhhh! 
    Sim, desculpe a confusão... 

Obrigado pela ajuda.

Já agora alguma recomendação ?

Editado por Gigi_G
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Visitante Mimi disse:

Depois de uma queda de aproximadamente 15% nas últimas dias acham que é o momento de comprar um Etf China? 

Se o teu objectivo for o longo prazo sim.

Por exemplo a Alibaba tinha 70 mil milhoes em cash qd recebeu a multa. pagou-a e continuou a sua vidinha. Agora anticiparam os seus resultados em uma semana ! (Sairao para a semana que vem, dia 3 se nao estou em erro) Estarao assim tao entusiasmados que querem dar a conhecer ao público os seus resultados o mais cedo possível?

O que se passou com a DIDI e as empresas de educação não está relacionado com a Alibaba mas desceu imenso...

Qt mais irao descer ? Já atingiram o fundo ? Ninguém sabe, mas lá que estao baratas estão. 

Ps: o melhor é procurares ETFs pois os investidores institucionais poderao navegar melhor estas águas turbulentas (em caso de possíveis deslistagens)

Boa sorte

Editado por investidor
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, investidor disse:

Se o teu objectivo for o longo prazo sim.

Por exemplo a Alibaba tinha 70 mil milhoes em cash qd recebeu a multa. pagou-a e continuou a sua vidinha. Agora anticiparam os seus resultados em uma semana ! (Sairao para a semana que vem, dia 3 se nao estou em erro) Estarao assim tao entusiasmados que querem dar a conhecer ao público os seus resultados o mais cedo possível?

O que se passou com a DIDI e as empresas de educação não está relacionado com a Alibaba mas desceu imenso...

Qt mais irao descer ? Já atingiram o fundo ? Ninguém sabe, mas lá que estao baratas estão. 

Ps: o melhor é procurares ETFs pois os investidores institucionais poderao navegar melhor estas águas turbulentas (em caso de possíveis deslistagens)

Boa sorte

Obrigado pela tua ajuda... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Visitante Mimi disse:

Obrigado pela tua ajuda... 

Tens aqui dois exemplos :

- Franklin FTSE China UCITS ETF

- KraneShares CSI China Internet UCITS ETF (Este mais especifico para o sector da internet )

Haverá outros dependendo do interesse que tenhas em empresas / áreas mais especificas. 

Editado por investidor
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, rui_marreiros disse:

REITs ou ETFs de REITS?

Olá!

Seria interessante ver enviar os 2 para análise.

Pelo que tenho visto, achei muito interessante a rentabilidade Reality Income e Store Capital, pena o primeiro ter saído da Degiro. 

Editado por Gigi_G
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    rui_marreiros
    há 2 minutos, Gigi_G disse:

Seria interessante ver enviar os 2 para análise.

O número de empresas REITs nos USA é enorme e está dividido por sectores:

https://seekingalpha.com/article/4441981-student-housing-mask-on-mask-off?mail_subject=hoya-capital-real-estate-student-housing-mask-on-mask-off&utm_campaign=rta-author-article&utm_content=link-0&utm_medium=email&utm_source=seeking_alpha

neste link acima tens de residências para estudantes, segue a Hoya capital real state e passas a acompanhar o sector. Num dos quadros vês os diversos sectores e eles publicam duas a três vez por semana informação sobre o desempenho dos sectores. Eu sou da opinião que deves investir em stocks em vez de ETFs de REITS, podes fazer o teu ETF na trading212 com uma pie. Evitas ter um produto com as boas e lixo (muito fraco desempenho). O bom das REITs é que numa queda do mercado as compras são quase sempre boas, porque tens a recuperação e os dividendos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, rui_marreiros disse:

O número de empresas REITs nos USA é enorme e está dividido por sectores:

https://seekingalpha.com/article/4441981-student-housing-mask-on-mask-off?mail_subject=hoya-capital-real-estate-student-housing-mask-on-mask-off&utm_campaign=rta-author-article&utm_content=link-0&utm_medium=email&utm_source=seeking_alpha

neste link acima tens de residências para estudantes, segue a Hoya capital real state e passas a acompanhar o sector. Num dos quadros vês os diversos sectores e eles publicam duas a três vez por semana informação sobre o desempenho dos sectores. Eu sou da opinião que deves investir em stocks em vez de ETFs de REITS, podes fazer o teu ETF na trading212 com uma pie. Evitas ter um produto com as boas e lixo (muito fraco desempenho). O bom das REITs é que numa queda do mercado as compras são quase sempre boas, porque tens a recuperação e os dividendos.

Obrigado ! 
    Não conhecia. Vou dar uma olhadela. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/05/2021 às 17:38, JRJordao disse:

Afinal. o serviço de investimento não está ainda disponível para residentes em Portugal. :(

Obrigado @Rick Lusitano pela averiguação.

Só para informar que a fintech alemã Vivid já disponibiliza o serviço de investimento para residentes em Portugal.

https://vivid.money/pt-pt/investments/

Leitura preliminar obrigatória: https://help.vivid.money/en/articles/4711651-do-i-own-real-stocks-and-etfs

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, N.Rocha disse:

Alternativa á T212 ?

XTB ou Degiro. Estive para optar pela T212 mas como não permitiam novas inscrições acabei por escolher a XTB. ETFs gratuitos desde que faça um movimento por ano e não ultrapasse os 100.000€ em movimentos por mês. Têm escritório em Portugal e suporte em Português. Podes criar uma conta demo para experimentares o básico.

Estou muito contente com a escolha.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Paulo Braga disse:

XTB ou Degiro. Estive para optar pela T212 mas como não permitiam novas inscrições acabei por escolher a XTB. ETFs gratuitos desde que faça um movimento por ano e não ultrapasse os 100.000€ em movimentos por mês. Têm escritório em Portugal e suporte em Português. Podes criar uma conta demo para experimentares o básico.

Estou muito contente com a escolha.

Obrigado ), na realidade a questão era referente ao post anterior. Se a Vivid era uma alternativa a considerar em relação á T212

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, N.Rocha disse:

Obrigado ), na realidade a questão era referente ao post anterior. Se a Vivid era uma alternativa a considerar em relação á T212

Leste o que indiquei no meu post?

https://help.vivid.money/en/articles/4711651-do-i-own-real-stocks-and-etfs

Na Vivid compras um produto derivado de ETFs (ou ações). Deduzo que na T212 adquiras os produtos "reais".

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde pessoal,

Transferi á pouco, via Activobank, 2k para a Degiro. Nos Movimentos a operação não aparece, apenas se reflecte, neste momento, no saldo contabilístico. É normal?

Ora, 2k pois é o valor necessário para subscrever 2 ETFs sem pagar comissões.

Sendo maçarico, da lista de ETFs gratuitos deles, estou a pensar nestes, pois parecem-me de risco moderado:

Um "Mundial" : IE00BK5BQT80 Vanguard FTSE All-World UCITS ETF - (USD) Accumulating EUR Xetra

Um "Americano" : IE00B5BMR087 iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc) EUR Xetra

O que é que acham? Recomendações? Conselhos?

Obrigado desde já!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá! 

Qual é a vossa opinião sobre a Interactive Brokers ? 
    Custos, suporte ao cliente, etc? 
    Sei que acabou com a mensalidade existente e tem uma exposição aos mercados maiores, como é o caso dos EUA.
    Em termos de segurança e experiência, pela minha análise, vejo que é das melhores, senão a melhor ... 

Quem tem conta na IB recomendam ? Recomendam mudar de correctora para a IB ? 
    Ou até compensa mais, por exemplo, possuir o ETF do MSCI World na Degiro e ações na IB ? 
    Alguém já mudou de uma corretora para a IB ? 

Editado por Gigi_G
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, mafiapt disse:

Para quê comprar o ETF do SP500 quando o da Vanguard já tem 57,5% dos Estados Unidos?

O mercado Americano penso que é o maior do mundo (80%), e as Blue chips (acho que é este o nome) estão lá todas. 

O ETF da Vanguard seria para completara carteira com os mercados emergentes.

Mas, apenas querendo fazer, por agora, 2 subscrições. Qual será melhor solução?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/08/2021 às 19:20, Cloverleaf disse:

Ora, 2k pois é o valor necessário para subscrever 2 ETFs sem pagar comissões.

Só para acrescentar ao que foi dito, penso que tenhas feito um interpretação errada o preçário da Degiro. Podes fazer "uma transação (uma compra ou venda) por código ISIN, por mês civil, sem custos de transação", isto independentemente do valor da transação. A questão dos 1000 € aplica-se para as transações subsequentes executadas na mesma direção.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 04/08/2021 às 16:05, N.Rocha disse:

Definitivamente não. A T212 já passou os 10k no número de produtos financeiros (acções, ETFs, ETNs, ETCs, Investment Trusts) e tem 13 bolsas.

Editado por Rick Lusitano
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    A 04/08/2021 às 20:14, Cloverleaf disse:

O mercado Americano penso que é o maior do mundo (80%), e as Blue chips (acho que é este o nome) estão lá todas. 

Blue chips há por todo o mundo.

Por exemplo, a Holanda (Philips, ASML), Alemanha (VW, SAP, Linde, Siemens, BASF, Bayer), Suíça (Nestle, UBS, Credit Suisse, Novartis, Roche), França, UK, etc.

Vê as 50 maiores empresas da Zona Euro:

https://www.investing.com/indices/eu-stoxx50-components

A 04/08/2021 às 20:14, Cloverleaf disse:

O ETF da Vanguard seria para completara carteira com os mercados emergentes.

Mas, apenas querendo fazer, por agora, 2 subscrições. Qual será melhor solução?

Ao comprares um ETF global + ETF dos US estás dar um elevado peso na tua carteira aos US.

Por exemplo, global (50% US) + US (100% US) = 50% * 50% + 50% * 100% = 75% total da carteira será US. Os US não representam 75% do PIB mundial, mas se é tua intenção teres uma exposição maior aos US...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde pessoal,

Li o tópico todo e, p.e. o livro "Onde estão os iates dos clientes?" (https://www.bookdepository.com/Where-Are-the-Customers-Yachts-Fred-Schwed/9780471770893?gclid=CjwKCAjwpMOIBhBAEiwAy5M6YI6HjwfZHjHO4sjsZA_I8a4qR5rCDZoTJN4qeAHqapBFhA_YUWUvxxoCt9EQAvD_BwE

Assim, investindo, para começar, em 2 ETFs (um SP500 e um Resto do Mundo), seguindo e analisando todos os vossos comentários e recomendações, escolhi estes:

Ishares\BlackRock, ambos existentes na bolsa de Amesterdão e grátis na Degiro:

Equity, World, iShares Core MSCI World UCITS ETF USD, (Acc)
    IE00B4L5Y983, SWDA, Ter 0,2%

Equity, United States, iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc)
    IE00B5BMR087, CSP1, Ter 0,07%

Não sei se hei-de diversificar mais um pouco e apostar também p.e. num ETF "chinês"; O IE00BFXR7892 (KraneShares CSI China) parece estar bom para comprar: https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?query=IE00BFXR7892&groupField=index&from=search&isin=IE00BFXR7892#overview O pior é se continua por aí abaixo e nunca mais recupera...

Pensei também num Lifestrategy da Vanguard (V80A) mas já tenho obrigações no AR PPR...

Enfim ,isto não é fácil. O que é que acham?

P.S. Porque é que se referem sempre ao iShares Core MSCI World UCITS como IWDA e não como SWDA? Bem sei que o IDWA se refere à Bolsa de Londres. É preferível investir aí em vez de na bolsa Alemã (Frankfurt?), Milão ou Amesterdão?

Editado por Cloverleaf
    Correcção ortográfica
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Cloverleaf disse:

Li o tópico todo

Pelas questões que colocas, leste o tópico todo mas não foi com olhos de "ver". Relê e tira notas/apontamentos.

Assim, investindo, para começar, em 2 ETFs (um SP500 e um Resto do Mundo), seguindo e analisando todos os vossos comentários e recomendações, escolhi estes:

Ishares\BlackRock, ambos existentes na bolsa de Amesterdão e grátis na Degiro:

Equity, World, iShares Core MSCI World UCITS ETF USD, (Acc)
    IE00B4L5Y983, SWDA, Ter 0,2%

Equity, United States, iShares Core S&P 500 UCITS ETF (Acc)
    IE00B5BMR087, CSP1, Ter 0,07%

Porque continuas a querer investir no S&P500 e no "resto do mundo", quando o S&P500 já faz parte do "resto do mundo"? Estás consciente que estarás a fazer uma aposta activa em como o S&P500 irá tem um desempenho superior ao "resto do mundo"? Se estás, tudo bem. É preciso é que saibas o que estás a fazer.

O MSCI World é o índice dos mercados desenvolvidos. Não tem emergentes. Logo nunca poderá ser apelidado de "resto do mundo".

Não sei se hei-de diversificar mais um pouco e apostar também p.e. num ETF "chinês"

Porquê China? Porque não Índia? Porque não escolher logo um ETF de emergentes como por ex: MSCI EM IMI também grátis na Degiro?

Enfim ,isto não é fácil. O que é que acham?

Quando a oferta é muita, é normal que a escolha tarde em sair. Mas quando se sabe o que se quer, é bastante fácil. O que acho é que deves primeiro amadurecer as tuas ideias até chegares a uma opção racional, algo que te faça sentido,  uma estratégia de investimento, estando ciente dos seus riscos, pontos fortes e fracos. O que te posso "aconselhar" é começares por algo simples e que entendas.

P.S. Porque é que se referem sempre ao iShares Core MSCI World UCITS como IWDA e não como SWDA? Bem sei que o IDWA se refere à Bolsa de Londres. É preferível investir aí em vez de na bolsa Alemã (Frankfurt?), Milão ou Amesterdão?

Porque há bastante tempo que o IWDA é transacionado gratuitamente em Amesterdão via Degiro e só mais recentemente sob o ticker EUNL é transacionado gratuitamente em Frankfurt ou Xetra, via XTB ou Trading 212. A preferência da bolsa deve recair na que tem maior volume de transacções. Neste caso será a Xetra. Não querendo dizer que o volume das outras seja irrelevante.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 4/19/2021 at 3:44 PM, Virtua said:

image.png.c0aae9cc427a485000864d6bc3fbc85b.png

@Virtua, sem querer abusar da tua disponibilidade, será possível atualizares este gráfico comparativo?

Para consultares os dados da Morningstar via API pagas alguma fee? Assim evitava ter que te andar constantemente a pedir 😁👍

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites