Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ETF (Exchange-Traded Fund) - Tópico Geral e WIKI / FAQ

Francisco Martins

Recommended Posts

• Respostas 1,7k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Virtua

280

• Francisco Martins

139

• 5coroas

112

• pge

88

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Este FAQ / WIKI ao longo dos cinco posts iniciais deste tópico representa um pequeno resumo simplificado para efeitos práticos, sendo limitado nesse sentido. LINKS para saltar directamente para o

Posted Images

Desculpem-me qualquer asneira que possa dizer, mas poderiam-me dar uma ajuda na escolha de um ETF? Pretendia algo gratuito, que não distribua dividendos, de preferência num banco nacional e que só tenha de indicar no IRS quando vender a minha participação.

Prazo (Anos):  0-10 / 10-25 / 25+ / 35+
    Relação com capital:  0 Despreocupado / 1 Confortável / 2 Moderada / 3 Preocupado / 4 Muito ansioso.
    Risco:   Averso / Conservador / Moderado / Agressivo
    Conhecimento financeiro:   0 - Iniciante / 1 - Básico / 2 - Razoável / 3 - Bom / 4 - Avançado
    Objectivo: 6% p.a.

O objectivo era investir uns 100-200€, para conhecer melhor os ETFs e tornar como opção mais sólida no futuro.

Tenho lido muitas recomendação para a Degiro e dos ETFs da Vanguard, parece-me ser um caminho a seguir, mas queria saber a vossa opinião.

Se fossem um novo investidor, com 200€ no bolso e quisessem investir para ficar a conhecer melhor os ETFs, o que fariam? Onde abririam conta e em que ETF investiam?

Obrigado!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Louie disse:

E porquê? Porque tem um fundo de indemnização ao investidor ate 80k (libras) vs 20k para a Degiro e 25k para a XTB.

Porque permite investir em ETF's e acções de forma fraccionada, permite também criar pies (onde colocas todos os activos nas proporções que queres) sem custos de transacção (Degiro 1 grátis por mês, XTB é grátis com um mínimo de 100€), e tem os ETF's mais aconselhados (Ishares Core MSCI World e Vanguard FTSE All World) listados nas bolsas com maior volume de transacções. 

Porque só mencionei estes? Porque os bancos tradicionais ou os mais virados para investimento têm custos e comissões que ficam mais diluídos em transações com valores muito superiores.

Isto tudo muito resumidamente. No entanto deves fazer a tua Due Diligence, ou seja, analisa bem tudo antes de avançares e toma uma decisão consciente (estamos a falar de dinheiro) em vez de seguir logo o que uns tipos dizem num fórum, ainda que de forma bem intencionada.

Obrigado por todas as informações. A Trading 212 parece ser uma forte candidata à abertura de conta. Estive a dar uma vista de olhos muito por alto e penso que o Vanguard FTSE All-Word tem o ISIN IE00B3RBWM25, mas são apresentados dois resultados em EUR na Trading 212, um ligado à Alemanha e outro aos Países Baixos. Qual a diferença?

há 1 hora, rui_marreiros disse:

trading212

Já me tinha cruzado com a Trading 212, mas estava convencido que a Degiro era melhor. Obrigado a ambos, vou analisar com mais atenção.

Já agora, com o Vanguard FTSE All-World apenas preciso de declarar no IRS quando vender a posição, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Louie disse:

- A T212 congelou a abertura de novas contas desde os episódios das meme stocks. Não sei quando aceitarão novos clientes.

Agora é que me trocaste as voltas 😅 Já andei a pesquisar e meti na cabeça que o Trading 212 era o ideal, vou aguardar que voltem a permitir registos - já indiquei o meu email para me informarem.

há 37 minutos, Louie disse:

Em relação ao IE00B3RBWM25, é de distribuição. O de acumulação é o IE00BK5BQT80 e está listado na Xetra.

Já tive oportunidade de ver na Trading 212. Diz-me só uma coisa, porque motivo aparece 'USD' em "Vanguard FTSE All-World UCITS ETF (USD) Accumulating" se o mesmo é em EUR?

há 37 minutos, Louie disse:

EDIT: Nos ETF's de acumulação só se declaram as vendas no IRS. Nos de distribuição deves declarar o recebimento de dividendos também.

Certo, faz sentido.

Obrigado mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, Louie disse:

USD é a divisa com a qual o ETF opera internamente para por exemplo adquirir acções.

EUR é a divisa a que o ETF é transacionado em bolsa.

Ok, obrigado pelas explicações! Vamos lá ver como corre 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, patacascarvalho disse:

Olá Paulo, vim diretamente do tópico das P2P onde li algumas participações tuas e acho estranho encontrar-te aqui a classificares a tua tolerância ao risco conservador/moderado.

Hahaha, sim a bolsa assusta-me mais do que o P2P. E percebo menos. Dai querer entrar com calma em algo que não varie muito e me dê tempo para entender o funcionamento e riscos.

As plataformas P2P podem render entre 10% a 15% e tenho tudo espalhado por algumas plataformas. Os ETFs parecem-me uma boa aposta a longo prazo e um produto que completa os meus Certificados do Tesouro, que representam 50% dos meus investimentos.

Mas na bolsa tenho de escolher a plataforma, que são várias e com diferentes tipos de preçários. Depois os diferentes ETFs com moeda, mercados, acções e dividendos diferentes. Parece que não mas é muita coisa.

Com a plataforma escolhida (estive a comparar e afinal vou para a XTB, obrigado mais uma vez Louie!) e com o ETF da Vanguard All-World (IE00BK5BQT80) parece que tenho tudo para me iniciar a longo prazo e fazer reforços sempre que haja grandes quedas nos mercados.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/06/2021 às 16:15, Paulo Braga disse:

Hahaha, sim a bolsa assusta-me mais do que o P2P. E percebo menos. Dai querer entrar com calma em algo que não varie muito e me dê tempo para entender o funcionamento e riscos.

As plataformas P2P podem render entre 10% a 15% e tenho tudo espalhado por algumas plataformas. Os ETFs parecem-me uma boa aposta a longo prazo e um produto que completa os meus Certificados do Tesouro, que representam 50% dos meus investimentos.

Mas na bolsa tenho de escolher a plataforma, que são várias e com diferentes tipos de preçários. Depois os diferentes ETFs com moeda, mercados, acções e dividendos diferentes. Parece que não mas é muita coisa.

Com a plataforma escolhida (estive a comparar e afinal vou para a XTB, obrigado mais uma vez Louie!) e com o ETF da Vanguard All-World (IE00BK5BQT80) parece que tenho tudo para me iniciar a longo prazo e fazer reforços sempre que haja grandes quedas nos mercados.

Uma dúvida a conversão dólar euro e menor na trading 212 do que na xtb 0.5%.coreto ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Um recém nascido ETF para apostar na retoma pós-covidoidiana:

AIRLINES, HOTEL CRUISE LINES UCITS ETF

ISIN IE00BMFNW783

Na Xetra: 7RIP

Já tá com P/E de 40. Já andou muita gente a comprar ações destas empresas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, 5coroas disse:

Um recém nascido ETF para apostar na retoma pós-covidoidiana:

AIRLINES, HOTEL CRUISE LINES UCITS ETF

ISIN IE00BMFNW783

Na Xetra: 7RIP

Esse Ticker (RIP) não transmite muita confiança 😄

A propósito de fundos temáticos: https://fundspeople.com/pt/os-fundos-tematicos-triunfam-a-curto-prazo-mas-passam-no-teste-do-longo-prazo/?utm_source=sfmc&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter_Diaria_Portugal_2021070108057/1/2021&utm_term=https%3a%2f%2ffundspeople.com%2fpt%2fos-fundos-tematicos-triunfam-a-curto-prazo-mas-passam-no-teste-do-longo-prazo%2f

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Vidolz disse:

Acham que há alguma diferença palpável entre o IWDA e este iShares Core S&P 500 ?

Queria um que seguisse totalmente o SP500 mas acho que o IWDA já faz isso praticamente.

Não sei se consideras isto palpável ou não mas o IWDA tem uma taxa de 0,20% e o outro é de apenas de 0,07%. A muito LP e com quantias avantajadas, é uma diferença que pode ser significativa em termos de lucro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Não sei se consideras isto palpável ou não mas o IWDA tem uma taxa de 0,20% e o outro é de apenas de 0,07%. A muito LP e com quantias avantajadas, é uma diferença que pode ser significativa em termos de lucro.

O que é o LP que referes? A diferença em termos de lucro a que te referes é a diferença entre os 0,07% e os 0,20%, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, 5coroas disse:

LP = Longo prazo. Supondo que os dois tinham a mesma performance, ao cabo de 20, 30...anos, a diferença entre os 0,07% e os 0,20% ainda é significativa se estivermos sobretudo a falar em quantias elevadas. Em longos horizontes temporais/quantias elevadas, estas diferenças de taxas fazem mossa.

Fazendo umas continhas...se tivessemos investido 100000euros x 25 anos, com uma rentabilidade anual de 5%, pagariamos em taxas 16451 euros com os 0,20% e apenas 5851 euros com os 0,07%.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Fazendo umas continhas...se tivessemos investido 100000euros x 25 anos, com uma rentabilidade anual de 5%, pagariamos em taxas 16451 euros com os 0,20% e apenas 5851 euros com os 0,07%.

Mesmo com perdas temos de pagar esses 16451€? Ainda é muito...

O problema no meu caso é que o Vanguard All-world (0.22) inclui também uma parte de países emergentes e nos iShares tinha de combinar entre dois ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites